Engenharia de Produção
Área: Engenharia
Turno de Funcionamento
Matutino e Noturno
Carga Horária Total
3803 horas
Duração do curso
5  Anos
Ato Regulatório
Autorizado pela Portaria Nº2.901, de 18 de dezembro de 2001. Reconhecido pela Portaria Nº623, de 27/04/2009.
.
Apresentação
A atividade central do engenheiro de produção é integrar mão–de–obra, equipamentos e matérias–primas com o propósito de aprimorar a qualidade dos produtos e aumentar a produtividade. Além das disciplinas comuns à formação do engenheiro, outras como economia, administração geral, sociologia, contabilidade, administração da produção, habilitam este profissional a racionalizar técnicas produtivas e organizar atividades logísticas, financeiras e comerciais, que promovem a adequação da empresa ao cenário econômico do país ou ao cenário internacional. Isso faz com que sua formação transceda os limites da indústria, preparando–o para atuar em empresas de seguros na avaliação de riscos ou mesmo no sistema bancário, avaliando a potencialidade de investimentos.
Público Alvo
– Indústrias de todos os ramos de atividade;
– Empresas públicas e prestadoras de serviços;
– Consultorias;
– Auditoria e Controle de Gestão;
– Seguradoras;
– Sistema bancário e financeiro em geral;
Corpo Docente e Recursos
– Professores titulados;
– Aulas com recursos de multimídia;
– Laboratório de Microinformática;
– Biblioteca;
– Sala de estudos;
– Laboratório de Química geral;
– Laboratório de Física;
– Laboratório de Físico–Química;
– Laboratório de Operações Unitárias;
– Auditórios para palestras e congressos;
– Espaço de exposições de trabalhos;
– Centro audiovisual;
– Instalações para portadores de necessidades especiais.
Informações Técnicas
1. A partir da 1ª série, o estudante deverá cumprir, no mínimo, 140 (cento e quarenta) horas de Atividades Complementares, que abrangerão as modalidades regulamentadas pelo CONSEPE desta IES, visando ao aprimoramento de sua formação profissional, cabendo–lhe, todavia, comprová–las junto ao Coordenador para fins de assentamentos acadêmicos.

2. O estudante poderá cursar optativamente a disciplina Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), com carga horária mínima de 40 (quarenta) horas, que será oferecida por esta Instituição de Ensino Superior em horários alternativos ao longo do curso. Caso o estudante opte por cursá–la, essa disciplina será, então, incluída como componente curricular em seu Histórico Escolar e sua carga horária será deduzida do total daquela destinada às Atividades Complementares.

3. O estudante poderá realizar, a partir do segundo semestre da 1ª série, estágio de prática profissional, de caráter optativo, visando adquirir experiências que sejam pertinentes às áreas de conhecimento e de atuação abrangidas pelo curso. Contudo, na 4ª e ou 5ª série, o estudante deverá cumprir, obrigatoriamente, 160 (cento e sessenta) horas de Estágio Supervisionado em setores das áreas supracitadas. Em ambos os casos, o estudante deverá ser acompanhado no desenvolvimento dessas atividades por professor designado para tal fim e redigir os relatórios que lhe forem solicitados para os devidos assentamentos junto à Secretaria Geral, conforme preconizam o Regulamento de Estágios desta IES e a legislação pertinente.
O estágio de caráter optativo poderá ser aproveitado como parte das Atividades Complementares previstas no Projeto Pedagógico do Curso, bem como poderá, eventualmente e a critério do Colegiado do Curso, completar a carga horária prevista para o estágio de caráter obrigatório.

4. Na 5ª série, o estudante, a título de Iniciação Científica, deverá, obrigatoriamente, elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso que apresente procedimentos científicos na análise de um problema específico da área de conhecimento do curso, preferencialmente baseado em experiências profissionais por ele vivenciadas. Pela elaboração desse trabalho poderão ser atribuídas ao estudante, a título de Atividades Complementares, até 40 (quarenta) horas daquele total, de acordo com o parecer exarado pelo Professor Orientador e/ou Coordenador do Curso.

5. O período de integralização do curso é de, no mínimo, 5 (cinco) anos e, no máximo, de 8 (oito) anos.
Informações Gerais
Os alunos formados poderão requerer registro no CRQ – Conselho Regional de Química, recebendo as atribuições relativas ao curso e/ou registro no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura – CREA. Aulas aos sábados no 3º ano para alunos do currículo 2013. Estágio obrigatório a partir do 4º ano.
Coordenação
Gilberto Francisco de Oliveira - Especialista
E-mail para o coordenador
Curriculum
Mestre em Administração pela UNINOVE, MBA em Gestão Empresarial pela FIA–USP, MBA em Gestão de Tecnologia da Informação pela FIAP, Certificado em Projetos de Infraestrutura pela Bentley University, Engenheiro Mecânico pela FEI e Técnico em Plásticos pelo Senai Mario Amato. Experiência profissional acumulada em vinte anos como Gerente e Coordenador de projetos estruturantes e inovação de processos de negócios em empresas nacionais e multinacionais. Professor convidado no curso MBA em Gestão de Projetos na FIA-USP e Professor convidado no curso MBA em Marketing e Gestão de Pessoas na FMU.
O valor da mensalidade do curso para o primeiro semestre de 2017 é de R$ 1.438,00. Válido para os contratos com vencimento no primeiro dia do mês, com a anuidade dividida em 12 parcelas.

Este curso participa do Programa de Bolsas Professora Rosa Quirino. Este programa pode conceder bolsas de estudos de 20% a 70%.
Verifique no site www.consultebolsas.com.br
.
 
  
 

Unidade Barra Funda

Rua Brigadeiro Galvão, nº 540 - Barra Funda
São Paulo - SP - CEP 01151-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Tel.: (11) 3824-3660 - Fax.: (11) 3824-3660


Unidade Angélica

Avenida Angélica, nº 352 - Santa Cecília
São Paulo - SP - CEP 01228-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro e
Santa Cecília - Tel.: (11) 3825-8344

Redes Sociais

Selos Institucionais

Selo IES Socialmente Responsável