Tecnologia em Logística
Área: Tecnologias
Turno de Funcionamento
Noturno
Carga Horária Total
1800 horas
Duração do curso
4  Semestres
Ato Regulatório
Autorização – Portaria nº 1284, de 08/12/2017; D.O.U de 11/12/2017

Apresentação
A Logística existe desde os tempos mais antigos. Até o fim da segunda guerra mundial, era associada à Ciência Militar, que exigia grandes deslocamentos de armas, munições, alimentos e medicamentos para os centros de combates da guerra. Após este período, com o avanço tecnológico e a necessidade de suprir os locais destruídos pela guerra, a Logística mudou seu foco e começou a ser adotada pelas organizações e empresas civis no nível de inteligência tática.

Hoje a Logística é defina pela Council of Supply Chain Management Professionals, principal associação de Logística do mundo, como a parte do gerenciamento da cadeia de abastecimento que planeja, programa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias–primas, materiais semiacabados e produtos acabados, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes.

Com a globalização, a Logística ganha destaque, e as empresas passam a trabalhar em nível regional, nacional e global. Com este avanço, o perfil é atualizado, e as empresas passam a procurar por profissionais que, não somente trabalhem com transporte ou armazenamento, mas que também sejam capazes de pensar de forma lógica e estratégica, além de estarem aptos para negociações, análises de mercado e planejamento. Tal perfil permite trabalhar com importação, exportação, roteirização e distribuição, gerenciamento de custos e desenvolvimento de novas tecnologias para o abastecimento, tanto para o mercado nacional bem como internacional.

O Curso Superior de Tecnologia em Logística da Faculdade de Tecnologia Oswaldo Cruz forma profissionais capazes de interagir com outros colaboradores da empresa, além de trabalhar o pensamento estratégico e tático, para interação com fabricantes, fornecedores, transportadoras, agentes governamentais, vendedores e clientes.

Já no mercado de trabalho, o profissional de Logística poderá ocupar cargos de gerencia e/ou supervisor de logística e cadeias de suprimentos, analista e/ou coordenador de processos logísticos, além de planejar de operações, armazenagens, transportes e suprimentos.
Público alvo
– Estudantes que concluíram o Ensino Médio
– Profissionais que desejam desenvolver ou aprimorar o conhecimento na área Logística.
Mercado de Trabalho
As empresas de recrutamento e seleção de pessoal avaliam que nos últimos anos a procura por profissional qualificado em logística teve crescimento de cerca de 30%, principalmente pelo aumento de número de empresas que estão se instalando no setor, bem como a ampliação das plantas existentes. Essas empresas buscam profissionais qualificados e estudantes de Tecnologia em Logística, além de profissionais com nível superior completo em Engenharia de Produção e com pós–graduação na área de Logística, para cargos com nomenclaturas de analistas, coordenadores de operações e níveis equivalentes.
Com o aumento da competitividade, a logística ganhou papel essencial na estratégia das empresas. No entanto, a falta de oferta de profissionais especializados disponíveis neste mercado de trabalho tem sido motivo de preocupação tanto para os empresários, quanto para as entidades de classe.

O mercado busca candidatos a postos de trabalho que além da bagagem de informações adquiridas nos cursos especializados, sejam capazes de articular raciocínio lógico e se expressar corretamente, seja verbalmente ou de forma escrita. Essas habilidades, associadas ao atual mercado brasileiro de logística que se encontra em crescimento propiciam grande oportunidade de sucesso do jovem profissional que deseja se inserir e crescer no segmento.
Corpo Docente e Recursos
– Professores titulados
– Aulas com recursos de multimídia
– Laboratórios de Informática
Softwares Licenciados/ Disponíveis:
Autodesk (AutoCAD 2013, AutoCAD 2006, AutoCAD 2010);
Microsoft (Windows, Office, SQL Server, Visual Studio);
Adobe (CS2, CS6, Première);
Corel Draw 12;
Invensys (PRO II);
Minitab;
Contimatic;
McAfee;
Origin 7.5;
FinalCut
– Trabalhos interdisciplinares
– Biblioteca
– Sala de estudos
– Palestras com profissionais da área
– Auditórios para palestras e congressos
– Instalações para portadores de necessidades especiais
– Espaço de exposições de trabalhos
– Centro audiovisual
– Centro Acadêmico
– Núcleo de Estágios
– Serviço Social
Informações Técnicas
1. A partir do 1º. Módulo em que se matricular, o estudante deverá cumprir, no mínimo, 200 (duzentas) horas de Atividades Complementares, que abrangerão as modalidades regulamentadas pelo Conselho Técnico Profissional desta IES, visando ao aprimoramento de sua formação profissional; cabendo–lhe, todavia, comprová–las junto ao Coordenador do Curso para fins de assentamentos acadêmicos.

2. O estudante poderá cursar, optativamente, a disciplina Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), com carga horária mínima de 40 (quarenta) horas, que será oferecida por esta Instituição de Ensino Superior em horários alternativos ao longo do curso. Caso o estudante opte por cursá–la, essa disciplina será, então, incluída como componente curricular em seu Histórico Escolar e sua carga horária será deduzida do total daquela destinada às Atividades Complementares.

3. Em cada módulo o estudante deverá elaborar um projeto (TCM) sob a orientação de um professor designado pelo Coordenador do Curso. Para esse trabalho acadêmico poderão ser computadas até 30 (trinta) horas destinadas às Atividades Complementares, de acordo com parecer exarado pelo Professor Orientador.

4. Em caso de o estudante deixar de apresentar o Trabalho de Conclusão do Módulo (TCM) no mesmo semestre letivo em que estiver matriculado, poderá matricular–se no Módulo seguinte que for oferecido por esta Instituição de Ensino. Contudo, para sua aprovação naquele módulo dependerá do depósito do aludido trabalho e de sua aprovação perante Banca Examinadora.

5. Ao término de cada módulo o estudante poderá requerer à Secretaria Geral o respectivo Certificado, desde que tenha logrado aprovação em todos os componentes curriculares, bem como no projeto relativo ao módulo cursado.

6. O período de integralização do curso é de, no mínimo 04 (quatro) semestres e, no máximo, de 6 (seis) semestres.
Informações Gerais
Estágio Optativo
Coordenação
Maria Angélica Barone - Mestre
E-mail para o coordenador
Curriculum
Diretora da Faculdade de Tecnologia Oswaldo Cruz ,Professora de Matemática Aplicada, Matemática Financeira e Estatística, desde 1981.
Atuou durante 26 anos no Mercado Financeiro, exercendo o cargo de Gerente do Departamento Técnico Financeiro de uma empresa de Arrendamento Mercantil ( Leasing).
Mestre em Ciências Sociais Aplicadas , área de concentração–Administração de Empresas.
MENSALIDADE PARA 2019
R$ 420,00 *

Este curso está inscrito no programa Professora Rosa Quirino com bolsas de estudos iniciais padronizadas em 50%.
* A mensalidade informada acima já contém a bolsa inicial padronizadas de 50%. A mensalidade integral deste curso é de R$ 840,00
 
  
 

Unidade Barra Funda

Rua Brigadeiro Galvão, nº 540 - Barra Funda
São Paulo - SP - CEP 01151-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Tel.: (11) 3824-3660 - Fax.: (11) 3824-3660


Unidade Angélica

Avenida Angélica, nº 352 - Santa Cecília
São Paulo - SP - CEP 01228-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro e
Santa Cecília - Tel.: (11) 3825-8344

Redes Sociais

Selos Institucionais

Selo IES Socialmente Responsável Conselho Regional de Química