Cosméticos
Área: Tecnologias
Turno de Funcionamento
Noturno
Carga Horária Total
2400 horas
Duração do curso
5  Semestres
Ato Regulatório
Reconhecimento do Curso – Portaria SERES/MEC Nº 665, de 12/12/2013; D.O.U de 13/12/2013.
.
Apresentação
Formar profissional capaz de atuar em:
– Indústrias de produtos cosméticos, nas áreas de produção, controle, registro, pesquisa e desenvolvimento;
– Laboratórios de aplicação e suporte técnico em indústrias de matérias–primas cosméticas;
– Institutos de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e novas tecnologias;
– Laboratórios de avaliação de segurança e eficácia de produtos cosméticos;
– Empresas de assuntos regulatórios atuantes junto à ANVISA / Ministério da Saúde
– Setores comerciais e de marketing em cosméticos;
– Pontos de venda direta ao consumidor.

O Curso
O Brasil hoje ocupa a 3ª posição no mercado mundial de Produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, ficando apenas atrás de Japão (2º colocado) e Estados Unidos (na liderança), segundo dados da ABIHPEC.
A preocupação cada dia maior com boa aparência, bem–estar e qualidade de vida impulsionam o setor de cosméticos.
A participação crescente das mulheres no mercado de trabalho, o aumento significativo da expectativa de vida, a busca incessante da “eterna juventude” e o verdadeiro “culto à beleza”, são fatores que continuam alavancando este setor da economia.
O Curso Superior de Tecnologia em Cosméticos capacita o profissional a planejar, desenvolver, lançar, produzir e controlar produtos cosméticos de forma eficaz, segura, criativa e, sobretudo, atraente.
Na indústria, este profissional atua em todas as etapas da produção cosmética.Desenvolve produtos, garante os padrões de qualidade de matérias–primas, participa do preparo de documentação para registro junto à Vigilância Sanitária, pesquisa e implanta novas tecnologias para o setor.
Faz parte também da sua formação a visão administrativa e mercadológica do setor.
Para se ter uma idéia da potencialidade deste mercado, o setor de cosméticos é responsável por cerca de 57.000 empregos diretos na área de produção e administração, 27.000 empregos em lojas de franquias, mais de um milhão e meio de pontos de trabalho em vendas diretas e 1.200.000 oportunidades diversificadas junto aos profissionais de beleza.
Temos, portanto, nas mãos, um dos setores da economia que mais cresce, no Brasil e no mundo.

O curso tem o apoio da ABIHPEC – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.
Público Alvo
– Estudantes que concluíram o Ensino Médio;
– Profissionais que desejam desenvolver ou aprimorar conhecimentos na área cosmética.
Corpo Docente e Recursos
Contamos com equipe de professores titulados e especializados no setor cosmético, que desenvolvem aulas teóricas e práticas com auxílio de:
– Aulas em Laboratório de Produção de Cosméticos e Desenvolvimento de Projetos
– Aulas em Laboratório de Química Geral, Orgânica e Inorgânica
– Aulas em Laboratório de Química Analítica
– Aulas em Laboratório de Anatomia
– Aulas em Laboratório de Biologia Geral
– Aulas em Laboratório de Física
– Aulas em Laboratório de Fitocosméticos
– Aulas em Laboratório de Microbiologia
– Aulas em Laboratório de Controle de Qualidade em Cosméticos
– Aulas em Laboratório de Informática
– Visitas técnicas a indústrias de cosméticos e de matérias–primas cosméticas
– Projetos interdiscilinares desde os módulos iniciais
– Palestras com especialistas da área cosmética
– Disponibilização de material via Internet
– Acompanhamento de monitores
Informações Técnicas
1. A partir do 1º. módulo em que se matricular, o estudante deverá cumprir, no mínimo, 400 (quatrocentas) horas de Atividades Complementares, que abrangerão as modalidades regulamentadas pelo Conselho Técnico Profissional desta IES, visando ao aprimoramento de sua formação profissional; cabendo–lhe, todavia, comprová–las junto ao Coordenador do Curso para fins de assentamentos acadêmicos.

2. O estudante poderá cursar optativamente a disciplina Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), com carga horária mínima de 40 (quarenta) horas, que será oferecida por esta Instituição de Ensino Superior em horários alternativos ao longo do curso. Caso o estudante opte por cursá–la, essa disciplina será, então, incluída como componente curricular em seu Histórico Escolar e sua carga horária será deduzida do total daquela destinada às Atividades Complementares.

3. O estudante poderá realizar, em qualquer módulo em que esteja matriculado, estágio de prática profissional, de caráter optativo, visando adquirir experiências que sejam pertinentes às áreas do conhecimento e de atuação abrangidas pelo curso. Nesse caso o estudante poderá aproveitar o estágio de caráter optativo como parte das Atividades Complementares previstas no Projeto Pedagógico do Curso.

4. Em cada módulo, o estudante deverá elaborar um Projeto, orientado por professor designado pelo Coordenador do Curso. Para esse trabalho acadêmico, poderão ser computadas até 40 (quarenta) horas destinadas às Atividades Complementares, de acordo com parecer exarado pelo Professor Orientador.

5. Ao término de cada módulo o estudante poderá requerer à Secretaria Geral o respectivo Certificado, desde que tenha logrado aprovação em todos os componentes curriculares, bem como no projeto relativo ao módulo cursado.

6. O período de integralização do curso é de, no mínimo 2 (dois) anos e meio e, no máximo, de 4 (quatro) anos.
Informações Gerais
Os alunos formados poderão requerer registro no CRQ – Conselho Regional de Química, recebendo as atribuições relativas ao curso. Estágio optativo.
Coordenação
Jadir Nunes - Doutor
E-mail para o coordenador
Curriculum
Graduado Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo – SP (1984), mestre em Fármaco e Medicamento pela Universidade de São Paulo – USP (1991) e doutor em Fármaco e Medicamento pela Universidade de São Paulo USP (1997). Atualmente é coordenador das Faculdades Oswaldo Cruz (desde 2004), carreira profissional desenvolvida durante mais de 35 anos na industria farmaceutica e cosmetica atuando nas areas de Controle de Qualidade e Pesquisa e Desenvolvimento de Novos Produtos em empresas como J&J, Schering-Plough, Natura, Chemyunion, Evic Brasil, Arch Química e Stiefel/GSK. Atuante na diretoria da ABC – Associaçao Brasileira de Cosmetologia desde 2001, sendo seu Presidente no periodo de 2005 a 2009 e representante do Brasil no Praesidium da IFSCC de 2009 a 2015. Atualmente é Vice-Presidente Administrativo da ABC, Membro do Conselho Científico do ITEHPEC / ABIHPEC, Consultor Independente na SLINC - Scientific Learning & Innovation Consulting e Sócio Diretor na DEX Advisors.
O valor da mensalidade do curso para o ano letivo de 2017 é de R$ 852,00. Válido para os contratos com vencimento no primeiro dia do mês, com a anuidade dividida em 12 parcelas.

Este curso participa do Programa de Bolsas Professora Rosa Quirino. Este programa pode conceder bolsas de estudos de 20% a 70%.
Verifique no site www.consultebolsas.com.br
.
 
  
 

Unidade Barra Funda

Rua Brigadeiro Galvão, nº 540 - Barra Funda
São Paulo - SP - CEP 01151-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Tel.: (11) 3824-3660 - Fax.: (11) 3824-3660


Unidade Angélica

Avenida Angélica, nº 352 - Santa Cecília
São Paulo - SP - CEP 01228-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro e
Santa Cecília - Tel.: (11) 3825-8344

Redes Sociais

Selos Institucionais

Selo IES Socialmente Responsável