Farmácia
Área: Ciências da Saúde
Turno de Funcionamento
Matutino
Carga Horária Total
6100 horas
Calendário Escolar   
Duração do curso
5  Anos
Ato Regulatório
Portaria Ministerial nº201, de 08/05/84. Renovação de Reconhecimento – Portaria nº 135 de 01/03/2018, D.O.U. de 02 de Março de 2018.
.
Nota obtida em avaliação in loco pelo MEC em 2009
Apresentação
O conhecimento farmacêutico envolve as áreas de medicamentos, cosméticos, saúde pública, produtos biológicos, alimentos e análises clínicas e toxicológicas. No âmbito dos medicamentos, o farmacêutico zela pela assistência integral à saúde das pessoas desenvolvendo, produzindo, controlando e distribuindo medicamentos para o bem estar do paciente.

O curso capacita o aluno a executar as análises clínicas e toxicológicas, necessárias para o diagnóstico preciso das doenças. Na indústria de cosméticos, trabalha na produção e controle de produtos com a garantia da qualidade. Na pesquisa, está capacitado a produzir e controlar soros e vacinas. O interesse por questões científicas, gosto pelas ciências bioquímicas e o compromisso pessoal com o bem–estar das pessoas são características que contribuem para o sucesso nesta profissão. O farmacêutico pode, portanto, atuar na indústria de medicamentos, farmácias e drogarias, farmácias de manipulação, indústrias de alimentos, hospitais, clínicas, laboratórios de análises clínicas e toxicológicas, vigilância sanitária, indústria cosmética, laboratórios de pesquisa e marketing farmacêutico.

O curso de Farmácia das Faculdades Oswaldo Cruz é considerado o melhor do Brasil dentre as instituições privadas, segundo avaliação do MEC.
Mercado de Trabalho
– Indústria farmacêutica
– Farmácias e drogarias
– Farmácias de manipulação
– Indústrias de alimentos
– Hospitais
– Clínicas
– Laboratórios de análises clínicas e toxicológicas
– Vigilância sanitária
– Indústria cosmética
– Laboratórios de pesquisa
– Marketing farmacêutico
Corpo Docente e Recursos
– Professores titulados
– Aulas com recursos de multimídia
– Horto Medicinal
– Laboratório de Informática
– Laboratório de Farmacotécnica
– Laboratório de Microbiologia
– Laboratório de Análise de Alimentos
– Laboratório de Bioquímica
– Laboratórios de Controle de Qualidade
– Laboratório de Cosmetologia
– Laboratório de Toxicologia
– Laboratório de Farmacologia
– Laboratórios de Química
– Laboratório de Botânica
– Laboratório de Farmacognosia
– Laboratório de Anatomia
– Laboratório de Histologia
– Laboratório de Fisiologia
– Laboratório de Química Farmacêutica
– Laboratório de Parasitologia
– Laboratório de Hematologia
– Laboratório de Imunologia
– Sala de estudos
– Biblioteca
– Recursos audiovisuais
– Espaço de exposições de trabalhos
– Instalações para portadores de necessidades especiais
– Centro audiovisual
– Centro Acadêmico
– Central de Estágios
– Serviço Social
Informações Técnicas
1. O estudante deverá cumprir, no mínimo, 200 (duzentas) horas de Atividades Complementares, que abrangerão as modalidades regulamentadas pelo CONSEPE desta IES, visando ao aprimoramento de sua formação profissional; cabendo–lhe comprová–las junto à Coordenação do Curso para fins de assentamentos acadêmicos.

2. O estudante poderá cursar, optativamente, a disciplina Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), com carga horária de 40 (quarenta) horas, que será oferecida por esta Instituição de Ensino Superior em horários alternativos ao longo do curso. Caso o estudante opte por cursá–la, essa disciplina será, então, incluída como componente curricular em seu Histórico Escolar e sua carga horária será deduzida do total daquela destinada às Atividades Complementares.

3. O estudante poderá realizar, a partir do segundo semestre da 1ª série, estágio de prática profissional, de caráter optativo, visando adquirir experiências que sejam pertinentes às áreas do conhecimento e de atuação abrangidas pelo curso. Esse poderá ser aproveitado como parte das Atividades Complementares previstas no Projeto Pedagógico do Curso, bem como poderá, eventualmente e a critério do Núcleo Docente Estruturante, completar a carga horária prevista para o estágio de caráter obrigatório.
Contudo, a partir da 2ª série, o estudante deverá cumprir, obrigatoriamente, 800 (oitocentas) horas de Estágio Supervisionado em setores das áreas supracitadas. Em ambos os casos, o estudante deverá observar as normas preconizadas no Regulamento de Estágios e as da legislação pertinente.
4. Na 5ª série, o estudante deverá elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso que apresente procedimentos relevantes na análise de um problema específico da área do conhecimento do curso, preferencialmente baseado em experiências profissionais por ele vivenciadas. Essa atividade será computada nas horas destinadas às Atividades Complementares, podendo ser–lhe atribuídas até 120 (cento e vinte) horas daquele total, de acordo com parecer exarado pelo Professor Orientador e/ou Coordenador do Curso.

5. As aulas são ministradas na modalidade presencial e com duração de 50 (cinquenta) minutos.

6. O período de integralização do curso é de, no mínimo, 05 (cinco) anos e, no máximo, de 08 (oito) anos.

7. Os alunos formados poderão requerer registro profissional no CRF – Conselho Regional de Farmácia, recebendo as atribuições relativas ao curso.
Informações Gerais
Estágio obrigatório.
Coordenação
Marisa Regina de Fátima Veiga - Mestre
E-mail para o coordenador
Curriculum
Farmacêutica Industrial pelas Faculdades Oswaldo Cruz (FOC); Especialização em Homeopatia (APH–Associação Paulista de Homeopatia); Mestrado em Farmacologia (ICB–USP); Professora Titular de Fisiologia e Farmacologia nas Faculdades de Guarulhos desde 1999; Supervisora de estágio extracurricular e do TCC na Universidade Metodista de São Paulo; Professora do Curso de Especialização em Farmacologia Clínica, Coordenadora do Curso de Farmácia Industrial, Supervisora de Estágio Curricular, Coordenadora do projeto Farmácia Assistencial, Professora Adjunto da disciplina de Controle Biológico de Medicamentos (1988–1996) e das disciplinas de Fisiologia e Farmacologia desde 1988 nas Faculdades Oswaldo Cruz (FOC); Coordenadora do curso de Atenção Farmacêutica e professora do curso de Farmacologia Clínica no Centro de Pós–Graduação das Faculdades Oswaldo Cruz.
O valor da mensalidade do curso para o ano de 2018 é de R$ 1.950,00 (12 parcelas), com vencimento no primeiro dia de cada mês.

Este curso participa do Programa de Bolsas Professora Rosa Quirino.Verifique no site www.consultebolsas.com.br.