Contabilidade
Área: Negócios
Turno de Funcionamento
Matutino e Noturno
Carga Horária Total
3640 horas
Duração do curso
8  Semestres
Ato Regulatório
Decreto nº81.551 de 10/04/1978. Renovação de Reconhecimento – Portaria nº 270 de 03/04/2017, D.O.U 04/04/2017.
.
Nota do MEC em 2015
Apresentação
O Contador é fundamental em empresas de qualquer porte ou ramo de atividade. É este profissional que faz o planejamento, coordenação e controle das entradas e saídas de valores da empresa, possibilitando uma visão precisa do patrimônio. É o responsável pela apuração de impostos e outros tributos e confere os registros contábeis e demais exigências legais. O estudo da Contabilidade oferece visões da empresa, dos organismos públicos com quem ela interage, da legislação comercial, tributária, trabalhista e civil. O campo de atuação do Contador é bastante amplo, envolvendo áreas, como: Auditoria, Controladoria, Perícia, Contabilidade Gerencial. Com o conhecimento e interpretação das informações, o Contador avalia o patrimônio e analisa os resultados econômicos e financeiros, contribuindo para a tomada de decisões empresariais. O curso forma o Contador Gerencial, um profissional que, além do conhecimento contábil, aprende também elementos de administração.
Mercado de Trabalho
– Empresas Públicas ou Privadas de todas as áreas
– Indústrias
– Hospitais
– Bancos
– Consultorias
– ONGs
– Ensino, Treinamento e Reciclagem Profissional
Corpo Docente e Recursos
– Professores titulados
– Aulas com recursos de multimídia
– Trabalhos interdisciplinares
– Provas integradas
– Laboratório de Informática
– Sala de estudos
– Biblioteca
– Auditórios para palestras e congressos
– Espaço de exposições de trabalhos
– Instalações para portadores de necessidades especiais
– Centro audiovisual
– Centro Acadêmico
– Núcleo de Estágios
– Serviço Social
Informações Técnicas
1.A partir do 1º Módulo, o estudante deverá cumprir, no mínimo, 140 (cento e quarenta) horas de Atividades Complementares, que abrangerão as modalidades regulamentadas pelo CONSEPE desta IES, visando ao aprimoramento de sua formação profissional; cabendo–lhe comprová–las junto à Coordenação do Curso para fins de assentamentos acadêmicos.

2.O estudante deverá cursar, obrigatoriamente, os Módulos de Metodologia e de Gestão para poder matricular–se nos seguintes que compõem a matriz curricular do curso. Contudo, o estudante poderá matricular–se no Módulo de Gestão mesmo antes do de Metodologia e vice–versa.

3.O estudante poderá cursar, optativamente, a disciplina Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), com carga horária de 40 (quarenta) horas, que será oferecida por esta Instituição de Ensino Superior em horários alternativos ao longo do curso. Caso o estudante opte por cursá–la essa disciplina será, então, incluída como componente curricular em seu Histórico Escolar e sua carga horária será deduzida do total daquela destinada às Atividades Complementares.

4.O estudante poderá realizar, a partir do segundo Módulo, estágio de prática profissional, de caráter optativo, visando adquirir experiências que sejam pertinentes às áreas do conhecimento e atuação abrangidas pelo curso, e poderá ser aproveitado como parte das Atividades Complementares previstas no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) ou, eventualmente e a critério do Núcleo Docente Estruturante (NDE), completar a carga horária prevista para o Estágio Supervisionado.
Contudo, a partir do 7º Módulo, o estudante deverá cumprir, obrigatoriamente, 300 (trezentas) horas de Estágio Supervisionado em setores das áreas do conhecimento e de atuação abrangidos pelo curso, devendo, em ambos os casos, observar as normas preconizadas no Regulamento de Estágios e as da legislação pertinente.

5.No 8º Módulo, o estudante deverá elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que apresente procedimentos relevantes na análise de um problema específico da área do conhecimento do curso, preferencialmente baseado em experiências profissionais por ele vivenciadas.

6.O TCC deverá ser apresentado perante Banca Examinadora e, sendo aprovado, poderão ser atribuídas ao estudante 40 (quarenta) horas daquelas destinadas às Atividades Complementares de acordo com parecer exarado pelo Professor Orientador e/ou pelo Coordenador do Curso.

7.As aulas são ministradas na modalidade presencial e com duração de 50 (cinquenta) minutos.

8.O período de integralização do curso é de, no mínimo, 08 (oito) semestres e, no máximo, de 12 (doze) semestres.
Informações Gerais
Estágio obrigatório.
Coordenação
Marco Antonio Santos Vicente - Mestre
E-mail para o coordenador
Curriculum
Mestre em função social do direito, bacharel em direito pelas FMU, especialista em Processo Civil pela Escola Paulista da Magistratura, advogado, atua na área de Direito Tributário, Responsabilidade Civil e Direito Empresarial, trabalhou na Folha de São Paulo, atuou como contabilista na área de construção civil e como advogado coordenou departamento jurídico de empresa seguradora. Na área empresarial presta consultoria societária, regulatória, trabalhista e tributária. Foi presidente da Associação dos Professores das Faculdades Oswaldo Cruz – Aprofoc, é membro da Ordem dos Advogados do Brasil e da Associação dos Advogados de São Paulo.
O valor da mensalidade do curso para o 1º semestre de 2018 é de R$ 890,00 (06 parcelas), com vencimento no 1º dia de cada mês.

Este curso participa do Programa de Bolsas Professora Rosa Quirino. Verifique no site www.consultebolsas.com.br.