Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Área: Tecnologias
Turno de Funcionamento
Noturno
Carga Horária Total
2000 horas
Duração do curso
4  Semestres
Reconhecimento
Portaria Nº4.258, de 21/12/2004, DOU de 22/12/04.
Renovação de Reconhecimento: Portaria SERES/MEC Nº 286, de 21/12/2012; DOU de 27/12/2012
.
Apresentação
O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas tem como objetivo formar profissionais que possam assumir funções de Desenvolvedor de Sistemas, Analista de Sistemas, Analista de Negócios, Analista de Requisitos, Analista de Testes, Arquiteto de Software, Gerente de Projetos de Software, Gerente de Qualidade, Gerente de Configuração, Gerente de TI e Diretor de TI. A grade do curso, periodicamente atualizada em função das novas tecnologias e tendências do mercado, possibilita a formação de um profissional apto para utilizar, desenvolver e adaptar a tecnologia, com uma visão crítica das implicações decorrentes, relacionadas ao processo produtivo, às relações comerciais, à sociedade e ao ser humano e, ao meio ambiente. O inovador currículo de formação modular com certificações parciais permite a rápida inserção dos alunos no mercado de trabalho, atendendo a grande demanda por profissionais da área.
Mercado de Trabalho
Uma pesquisa recente da Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação avalia o mercado de TI promissor. O segmento que, no país, emprega mais de 1,3 milhão de pessoas, apresenta tendência de crescimento de aproximadamente 30%, até 2016. Para este ano, o mercado de TI no Brasil – com destaque para os serviços na nuvem, redes sociais (inclusive corporativas), aplicações de mobilidade, Big Data e Analytics – tem previsão de crescimento em torno de 5%, comenta Ernesto Haberkorn, administrador de empresas pela FGV, mestre em Engenharia da Computação pelo IPT e diretor da TI Educacional, empresa especializada em treinamentos de ERP e soluções de tecnologia para pequenos empresários.
Corpo Docente e Recursos
– Professores titulados;
– Aulas com recursos de multimídia;
– Laboratórios de Microinformática;
– Softwares e Aplicativos diversos;
– Trabalhos acadêmicos interdisciplinares;
– Biblioteca;
– Sala de estudos;
– Auditórios para palestras e congressos;
– Centro audiovisual.
– Instalações para portadores de necessidades especiais;
– Espaço de exposições de trabalhos;
– Palestras com profissionais e empresários do setor.
Informações Técnicas
1. A partir do 1º. módulo em que se matricular, o estudante deverá cumprir, no mínimo, 360 (trezentos e sessenta) horas de Atividades Complementares, que abrangerão as modalidades regulamentadas pelo Conselho Técnico Profissional desta IES, visando ao aprimoramento de sua formação profissional; cabendo–lhe, todavia, comprová–las junto ao Coordenador do Curso para fins de assentamentos acadêmicos.

2. O estudante poderá cursar optativamente a disciplina Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), com carga horária mínima de 40 (quarenta) horas, que será oferecida por esta Instituição de Ensino Superior em horários alternativos ao longo do curso. Caso o estudante opte por cursá–la, essa disciplina será, então, incluída como componente curricular em seu Histórico Escolar e sua carga horária será deduzida do total daquela destinada às Atividades Complementares.

3. O estudante poderá realizar, em qualquer módulo em que esteja matriculado, estágio de prática profissional, de caráter optativo, visando adquirir experiências que sejam pertinentes às áreas do conhecimento e de atuação abrangidas pelo curso. Nesse caso o estudante poderá aproveitar o estágio de caráter optativo como parte das Atividades Complementares previstas no Projeto Pedagógico do Curso.

4. Em cada módulo, o estudante deverá elaborar um Projeto, orientado por professor designado pelo Coordenador do Curso. Para esse trabalho acadêmico, poderão ser computadas até 40 (quarenta) horas destinadas às Atividades Complementares, de acordo com parecer exarado pelo Professor Orientador.

5. Ao término de cada módulo o estudante poderá requerer à Secretaria Geral o respectivo Certificado, desde que tenha logrado aprovação em todos os componentes curriculares, bem como no projeto relativo ao módulo cursado.

6. O período de integralização do curso é de, no mínimo 2 (dois) anos e, no máximo, de 4 (quatro) anos.

Informações Gerais
Estágio optativo.
Coordenação
Gerson Rissetti - Mestre
E-mail para o coordenador
Curriculum
Consultor de empresas em modelagem de processos e sistemas, mestre em energia e professor universitário com interesse nas disciplinas de Engenharia de Software, Análise de Sistemas, Modelagem de Processos, Linguagens Formais e Compiladores.
Mensalidade referente ao ano letivo de 2016: R$ 485,00*. (Opção de vencimento para o dia 01).

* Este curso está inscrito no programa de bolsas de estudos Professora Rosa Quirino e conta com uma redução de 37% no valor das mensalidades, da primeira à última série, conforme regulamento próprio. Valor divulgado já com a bolsa.
 
  
 

Unidade Barra Funda

Rua Brigadeiro Galvão, nº 540 - Barra Funda
São Paulo - SP - CEP 01151-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Tel.: (11) 3824-3660 - Fax.: (11) 3824-3660


Unidade Angélica

Avenida Angélica, nº 352 - Santa Cecília
São Paulo - SP - CEP 01228-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro e
Santa Cecília - Tel.: (11) 3825-8344

Redes Sociais

Selos Institucionais

Selo IES Socialmente Responsável