Polímeros (tecnologia em Plásticos)
Área: Tecnologia
Turno de Funcionamento
Noturno
Carga Horária Total
2400 horas
Duração do curso
5  Semestres
Reconhecimento
Autorizado pela Portaria Nº2.191, de 11/10/2001. Reconhecido pela Portaria Nº345, de 03/05/2007, DOU de 07/05/07.
.
Apresentação
O tecnólogo em Polímeros atua nas etapas da produção e transformação do plástico. A ele compete avaliar as características dos materiais, examinar as propriedades químicas, físicas e mecânicas, tendo em vista suas finalidades, tais como brinquedos, utensílios domésticos, peças para automóveis, materiais de construção, etc. Compõem a formação deste profissional a análise de processos de injeção, extrusão e escolha de aditivos, corantes e pigmentos, para a formulação dos plásticos.
Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho para o Tecnólogo em Plásticos é enorme. Não há indústria de bens de consumo atual que, de alguma forma, não dependa do plástico. Eletrônicos, automóveis, eletrodomésticos, aviões. Onde há plástico, há mercado para esse profissional. principalmente nas indústrias produtoras de matérias–primas para a produção de plásticos, nas indústrias produtoras de resinas plásticas, nas indústrias de transformação de plásticos, nas empresas prestadoras de serviços, nas indústrias de tintas e vernizes e nas indústrias de borracha e derivados.
Para conhecer as maiores empresas do setor, visite http://www.abiplast.org.br/associadas, site da Associação Brasileira da Indústria do Plástico.
Corpo Docente e Recursos
– Professores titulados;
– Aulas com recursos de multimídia;
– Laboratório de Microinformática;
– Laboratório de Química Geral;
– Laboratório de Física;
– Laboratório de Química Inorgânica;
– Laboratório de Química Orgânica;
– Laboratório de Química Analítica;
– Laboratório de Análise Instrumental;
– Laboratório de Físico–Química;
– Laboratório de Operações Unitárias;
– Laboratório de Produção e Síntese;
– Trabalhos interdisciplinares;
– Biblioteca;
– Sala de estudos;
– Palestras com profissionais da área;
– Auditórios para palestras e congressos;
– Instalações para portadores de necessidades especiais;
– Espaço de exposições de trabalhos;
– Centro audiovisual.
Informações Técnicas
1. A partir do 1º. módulo em que se matricular, o estudante deverá cumprir, no mínimo, 400 (quatrocentas) horas de Atividades Complementares, que abrangerão as modalidades regulamentadas pelo Conselho Técnico Profissional desta IES, visando ao aprimoramento de sua formação profissional; cabendo–lhe, todavia, comprová–las junto ao Coordenador do Curso para fins de assentamentos acadêmicos.


2. O estudante poderá cursar optativamente a disciplina Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), com carga horária mínima de 40 (quarenta) horas, que será oferecida por esta Instituição de Ensino Superior em horários alternativos ao longo do curso. Caso o estudante opte por cursá–la, essa disciplina será, então, incluída como componente curricular em seu Histórico Escolar e sua carga horária será deduzida do total daquela destinada às Atividades Complementares.


3. O estudante poderá realizar, em qualquer módulo em que esteja matriculado, estágio de prática profissional, de caráter optativo, visando adquirir experiências que sejam pertinentes às áreas do conhecimento e de atuação abrangidas pelo curso. Nesse caso o estudante poderá aproveitar o estágio de caráter optativo como parte das Atividades Complementares previstas no Projeto Pedagógico do Curso.


4. Em cada módulo, o estudante deverá elaborar um Projeto, orientado por professor designado pelo Coordenador do Curso. Para esse trabalho acadêmico, poderão ser computadas até 40 (quarenta) horas destinadas às Atividades Complementares, de acordo com parecer exarado pelo Professor Orientador.


5. Ao término de cada módulo o estudante poderá requerer à Secretaria Geral o respectivo Certificado, desde que tenha logrado aprovação em todos os componentes curriculares, bem como no projeto relativo ao módulo cursado.


6. O período de integralização do curso é de, no mínimo 2 (dois) anos e meio e, no máximo, de 4 (quatro) anos.

Informações Gerais
Os alunos formados poderão requerer registro no CRQ – Conselho Regional de Química, recebendo as atribuições relativas ao curso. Estágio optativo.
Coordenação
José Mauro Diniz Oliveira - Mestre
E-mail para o coordenador
Curriculum
Mestre em Engenharia de Materiais e Especialista em Didática do Ensino Superior pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Bacharel em Ciências pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bernardo. Experiência de 30 anos em empresas multinacionais no segmento de Tintas e Vernizes.
Mensalidade referente ao ano letivo de 2016: R$ 485,00*. (Opção de vencimento para o dia 01).

* Este curso está inscrito no programa de bolsas de estudos Professora Rosa Quirino e conta com uma redução de 37% no valor das mensalidades, da primeira à última série, conforme regulamento próprio. Valor divulgado já com a bolsa.
 
  
 

Unidade Barra Funda

Rua Brigadeiro Galvão, nº 540 - Barra Funda
São Paulo - SP - CEP 01151-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Tel.: (11) 3824-3660 - Fax.: (11) 3824-3660


Unidade Angélica

Avenida Angélica, nº 352 - Santa Cecília
São Paulo - SP - CEP 01228-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro e
Santa Cecília - Tel.: (11) 3825-8344

Redes Sociais

Selos Institucionais

Selo IES Socialmente Responsável