Gestão Ambiental
Área: Tecnologia
Turno de Funcionamento
Noturno
Carga Horária Total
2200 horas
Duração do curso
5  Semestres
Reconhecimento
Portaria Nº4.259, de 21/12/2004, DOU de 22/12/04.
Renovação de Reconhecimento: Portaria SERES/MEC Nº 175, de 20/03/2014, DOU de 21/03/2014
.
Apresentação
O tecnólogo formado em Gestão Ambiental possui sólida formação relativa ao meio ambiente, estando preparado para solucionar questões inerentes a poluição e uso de recursos naturais. Está apto a atuar em indústrias, prefeituras, órgãos de saneamento, laboratórios de análises e empresas de consultoria.
Público Alvo
– Estudantes que concluiram o Ensino Médio;
– Profissionais que desejam aprimorar seus conhecimentos.
Corpo Docente e Recursos
– Aulas práticas e teóricas;
– Visitas técnicas a indústrias e sistemas públicos de tratamento;
– Projetos interdiscilinares voltados ao treinamento prático sobre problemas atuais;
– Aulas em laboratórios de química e física;
– Aulas em laboratório de informática;
– Palestras com peritos em meio ambiente;
– Acompanhamento de monitores;
– Disponibilização de material via internet.
Informações Técnicas
1. A partir do 1º. módulo em que se matricular, o estudante deverá cumprir, no mínimo, 400 (quatrocentas) horas de Atividades Complementares, que abrangerão as modalidades regulamentadas pelo Conselho Técnico Profissional desta IES, visando ao aprimoramento de sua formação profissional; cabendo–lhe, todavia, comprová–las junto ao Coordenador do Curso para fins de assentamentos acadêmicos.


2. O estudante poderá cursar optativamente a disciplina Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), com carga horária mínima de 40 (quarenta) horas, que será oferecida por esta Instituição de Ensino Superior em horários alternativos ao longo do curso. Caso o estudante opte por cursá–la, essa disciplina será, então, incluída como componente curricular em seu Histórico Escolar e sua carga horária será deduzida do total daquela destinada às Atividades Complementares.


3. O estudante poderá realizar, em qualquer módulo em que esteja matriculado, estágio de prática profissional, de caráter optativo, visando adquirir experiências que sejam pertinentes às áreas do conhecimento e de atuação abrangidas pelo curso. Nesse caso o estudante poderá aproveitar o estágio de caráter optativo como parte das Atividades Complementares previstas no Projeto Pedagógico do Curso.


4. Em cada módulo, o estudante deverá elaborar um Projeto, orientado por professor designado pelo Coordenador do Curso. Para esse trabalho acadêmico, poderão ser computadas até 40 (quarenta) horas destinadas às Atividades Complementares, de acordo com parecer exarado pelo Professor Orientador.


5. Ao término de cada módulo o estudante poderá requerer à Secretaria Geral o respectivo Certificado, desde que tenha logrado aprovação em todos os componentes curriculares, bem como no projeto relativo ao módulo cursado.


6. O período de integralização do curso é de, no mínimo 2 (dois) anos e meio e, no máximo, de 4 (quatro) anos.

Informações Gerais
Os alunos formados poderão requerer registro no CRQ – Conselho Regional de Química, recebendo as atribuições relativas ao curso. Estágio optativo.
Coordenação
Gilson Alves Quinaglia - Doutor
E-mail para o coordenador
Curriculum
Possui Doutorado em Química na área de Química Analítica pelo Instituto de Química da USP e Mestrado em Saúde Ambiental e Pós Graduação em Engenharia de Controle da Poluição pela USP – Faculdade de Saúde Pública. É membro da ACS (American Chemical Society), especialista na área de espectrometria de absorção e emissão atômica aplicada às amostras ambientais (água, solo e sedimentos) e biológicas (peixe, sangue e músculo de peixe, ossos, tecidos vegetais e invertebrados bentônicos). Trabalha na CETESB desde 1986 em laboratórios de análises ambientais. Professor de química ambiental, química geral e inorgânica, e coordenador do curso de Pós–graduação em Química Ambiental e Engenharia de Controle da Poluição das Faculdades Oswaldo Cruz. Atualmente é gerente do setor de análises toxicológicas da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo.
Mensalidade referente ao ano letivo de 2016: R$ 485,00*. (Opção de vencimento para o dia 01)

* Este curso está inscrito no programa de bolsas de estudos Professora Rosa Quirino e conta com uma redução de 37% no valor das mensalidades, da primeira à última série, conforme regulamento próprio. Valor divulgado já com a bolsa.
 
  
 

Unidade Barra Funda

Rua Brigadeiro Galvão, nº 540 - Barra Funda
São Paulo - SP - CEP 01151-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Tel.: (11) 3824-3660 - Fax.: (11) 3824-3660


Unidade Angélica

Avenida Angélica, nº 352 - Santa Cecília
São Paulo - SP - CEP 01228-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro e
Santa Cecília - Tel.: (11) 3825-8344

Redes Sociais

Selos Institucionais

Selo IES Socialmente Responsável