Institucional | Imprensa | Mapa do site | Localização | Fale Conosco
Cursos de graduação das Faculdades Oswaldo Cruz Cursos do Centro de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão Oswaldo Cruz Ensino Médio e Cursos Técnicos do Colégio Oswaldo Cruz Processo Seletivo
Administração
Área: Ciências Sociais Aplicadas
Turno de Funcionamento
Matutino e Noturno
Carga Horária Total
3087 horas
Duração do curso
4  Anos
Reconhecimento
Decreto Nº81.551, de 10/04/1978. Renovação de Reconhecimento – Portaria Nº 308, de 02/08/2011
Mensalidade referente ao ano letivo de 2014: R$ 820,00.*
A instituição mantem uma politica de desconto para pagamento antecipados.Valor da mensalidade com desconto para pagamento até o dia 01 de cada mês:R$ 779,00.Estudantes bolsistas ou participantes de programas de convênios não são beneficiados com desconto por antecipação.
Apresentação
Planejar, dirigir e controlar as empresas são atribuições gerais do Administrador. Sua formação abrangente lhe permite trabalhar em quase todos os departamentos das organizações. É o Administrador que avalia os objetivos da empresa, ou de determinada área, e desenvolve estratégias para alcançá–los. Cria e implanta políticas, programas e métodos de trabalho. Controla e analisa os resultados e, se preciso, corrige distorções. O Administrador cuida dos aspectos financeiros relacionados com aplicações, investimentos, custos, orçamentos e fluxo de caixa. Define os processos de recrutamento, seleção e admissão de funcionários e implanta planos de carreira e de benefícios. Estabelece estratégias de mercado relacionadas com a pesquisa, desenvolvimento e distribuição de produtos e serviços; preocupa–se, ainda, com o aumento da produtividade, através de gerenciamento dos estoques de matérias–primas e reposição. O Administrador deve conhecer as novidades tecnológicas e de modernização. É ele também que atua como representante da empresa em negociações administrativas, comerciais, financeiras e trabalhistas.
Informações Gerais
Estágio obrigatório.
Informações Técnicas

1. A partir da 1ª série, o estudante deverá cumprir, no mínimo, 120 (cento e vinte) horas de Atividades Complementares, que abrangerão as modalidades regulamentadas pelo CONSEPE desta IES, visando ao aprimoramento de sua formação profissional; cabendo–lhe, todavia, comprová–las junto ao Coordenador para fins de assentamentos acadêmicos.

2. O estudante poderá cursar optativamente a disciplina Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), com carga horária mínima de 40 (quarenta) horas, que será oferecida por esta Instituição de Ensino Superior em horários alternativos ao longo do curso. Caso o estudante opte por cursá–la, essa disciplina será, então, incluída como componente curricular em seu Histórico Escolar e sua carga horária será deduzida do total daquela destinada às Atividades Complementares.

3. O estudante poderá realizar, a partir do segundo semestre da 1ª série, estágio de prática profissional, de caráter optativo, visando adquirir experiências que sejam pertinentes às áreas de conhecimento e de atuação abrangidas pelo curso. Contudo, na 4ª série, o estudante deverá cumprir, obrigatoriamente, 300 (trezentas) horas de Estágio Supervisionado em setores das áreas supracitadas. Em ambos os casos, o estudante deverá ser acompanhado no desenvolvimento dessas atividades por professor designado para tal fim e redigir os relatórios que lhe forem solicitados para os devidos assentamentos junto à Secretaria Geral, conforme preconizam o Regulamento de Estágios desta IES e a legislação pertinente.
O estágio de caráter optativo poderá ser aproveitado como parte das Atividades Complementares previstas no Projeto Pedagógico do Curso, bem como poderá, eventualmente e a critério do Colegiado do Curso, completar a carga horária prevista para o estágio de caráter obrigatório.

4. Na 4ª série, o estudante, a título de Iniciação Científica, deverá, obrigatoriamente, elaborar um Relatório das atividades que desenvolveu durante a realização do Estágio Supervisionado, destacando as contribuições que as mesmas propiciaram à sua formação profissional. Pela elaboração desse trabalho poderão ser atribuídas ao estudante, a título de Atividades Complementares, até 40 (quarenta) horas daquele total, de acordo com o parecer exarado pelo Professor que supervisionou o aludido estágio e/ou pelo Coordenador do Curso.

5. O período de integralização do curso é de, no mínimo, 4 (quatro) anos e, no máximo, de 6 (seis) anos.
Coordenação
Roberto Vieira Robert - Mestre
E-mail para o coordenador
Curriculum
Bacharel em Economia desde 1976, concluí a minha especialização na área de Análise de Sistema em 1980, defendi a minha dissertação de mestrado em Administração de Pequena e Média Empresa em 1999, enfocando: “A informática como ferramenta de treinamento e inserção de deficientes auditivos no mercado de trabalho”.
Na área empresarial atuei durante vinte e seis anos nas áreas de Desenvolvimento de Sistemas e Organização e Métodos nas empresas: Cobrasma e Rockwell Braseixos, ocupando diversos cargos.
Trabalho na área de magistério superior desde 1980, ministrando aulas em várias instituições de ensino, nos seguintes cursos: Administração, Comércio Exterior, Ciência da Computação e Contabilidade. Atualmente, exerço a atividade de professor universitário em algumas instituições de ensino superior e também a atividade de consultor nas áreas de Adminsitração e Computação.
  
Achados e Perdidos | WebMail | Área Administrativa | Política de Privacidade | Equipe Web | Trabalhe Conosco

IES Socialmente Responsável
Faculdades Oswaldo Cruz
Rua Brigadeiro Galvão, 540 - Barra Funda - São Paulo - SP
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Tel.: (11) 3824-3660 - Fax.: (11) 3824-3660 - CEP 01151-000

Colégio e Escola Técnica Oswaldo Cruz
Av. Angelica, 352 - Santa Cecília - São Paulo - SP
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Tel.: (11) 3825-8344 - CEP 01228-000

 


© Copyright Faculdades Oswaldo Cruz 2002-2013. Todos os direitos reservados.
Os conteúdos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, não refletindo, necessariamente, a opinião da instituição.