Radialismo
Área: Comunicação
Turno de Funcionamento
Noturno
Carga Horária Total
3320 horas
Duração do curso
8  Semestres
Ato Regulatório
Reconhecimento – Portaria nº 2096 de 21/12/2000, D.O.U de 27/12/2000. Renovação de Reconhecimento Portaria nº 601 de 14/11/2013 – D.O.U. de 18/11/2013, retificada no D.O.U. de 21/09/2015.
.
Nota obtida em avaliação in loco pelo MEC em 2018
Apresentação
O curso de Radialismo da Faculdade de Comunicação e Design Oswaldo Cruz, está estruturado para atender a demanda por um profissional pluriapto, capacitado a atuar tanto na área técnico–operacional como nas de criação ou produção e veiculação de conteúdos.
O curso também tem ênfase no ensino das disciplinas ligadas à Arte e às Ciências Humanas necessárias à reflexão crítica sobre mensagens e conteúdos, e a função social dos meios de comunicação de massa.
Além disso, o curso capacita o aluno ao planejamento e execução de produtos para as diversas áreas da comunicação humana intermediada pelos meios eletrônicos. Em resumo, podemos afirmar que o curso é estruturado sobre dois pilares: de um lado o estímulo à reflexão sobre os conteúdos a serem produzidos e exibidos e de outro, o conhecimento dos processos de concepção, planejamento, realização e veiculação destes conteúdos.
No curso de Radialismo a prática é adquirida através da atividades em disciplinas específicas desenvolvidas em aulas, laboratórios de aprendizado como a “Rádio FOC”, que possui programas diários dirigido à comunidade interna, feito pelos próprios estudantes e o Núcleo de Comunicação e Design que é um projeto de extensão universitária que tem como objetivo principal oferecer serviços de comunicação para a comunidade , projetos internos da faculdade, instituições de terceiro setor e organizações religiosas.
O profissional é quem domina profissionalmente os conceitos e técnicas ligados à criação e/ou adaptação e roteirização de textos para Rádio, TV, Internet e mídias móveis.
Mercado de Trabalho
– Emissoras de Rádio
– Emissoras de TV
– Produtoras independentes de Rádio, TV e Cinema
– Agências de publicidade
– ONGs
– Estúdios de Fotografia
– Consultorias
– Estúdios de som
– Gravadoras de discos
– Internet
– Produtoras de vídeo

O Radialista elabora pautas e temas para programas, faz escolha de tecnologias e equipamentos utilizados, cuida da seleção dos profissionais envolvidos nos projetos, supervisiona a produção ou realização de gravações de áudio e vídeo em estúdio e locações externas. Incumbe–se da formatação final de programas para Rádio e TV, vídeos institucionais e de treinamento empresarial. Também é função do Radialista o planejamento logístico, estruturação de orçamentos e planejamento de veiculação de conteúdos dentro de grades de programação de emissoras, além do gerenciamento de processos e equipamentos para veiculação destes conteúdos.
Corpo Docente e Recursos
– Professores titulados
– Aulas com recursos de multimídia
– Trabalhos interdisciplinares
– Laboratório de microinformática
– Estúdio de Fotografia
– Estúdio de Rádio
– Estúdio de TV
– Atelier de objetos
– Sala de estudos
– Biblioteca
– Auditórios para palestras e congressos
– Espaço de exposições de trabalhos
– Centro audiovisual
– Instalações para portadores de necessidades especiais
– Centro Acadêmico
– Núcleo de Estágios
– Serviço Social
Informações Técnicas
1. A Estrutura Curricular dos cursos da Faculdade de Comunicação e Design Oswaldo Cruz é composta por disciplinas afins que garante o conhecimento da área de comunicação dando flexibilidade e heterogeneidade ao curriculum, além da formação técnica necessária.

Os alunos dos cursos de Radialismo e Publicidade e Propaganda terão aulas, em turmas únicas, durante os três períodos iniciais da graduação e os de Design somente o primeiro período.

2. O estudante deverá cumprir, no mínimo, 120 (cento e vinte) horas de Atividades Complementares, que abrangerão as modalidades regulamentadas pelo CONSEPE desta IES, visando ao aprimoramento de sua formação profissional; cabendo–lhe comprová–las junto à Coordenação do Curso para fins de assentamentos acadêmicos.

3. O estudante poderá cursar, optativamente, a disciplina Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), com carga horária de 40 (quarenta) horas, que será oferecida por esta Instituição de Ensino Superior em horários alternativos ao longo do curso. Caso o estudante opte por cursá–la, essa disciplina será, então, incluída como componente curricular em seu Histórico Escolar e sua carga horária será deduzida do total daquela destinada às Atividades Complementares.

4. O estudante poderá realizar, a partir do segundo período, estágio de prática profissional, de caráter optativo, em setores das áreas do conhecimento e de atuação abrangidos pelo curso, devendo observar as normas preconizadas no Regulamento de Estágios e as da legislação pertinente. Essa modalidade de estágio poderá, a critério do Núcleo Docente Estruturante (NDE), ser aproveitada como parte das Atividades Complementares previstas no Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

5. No último período, o estudante deverá apresentar perante Banca Examinadora seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), baseado em experiências profissionais por ele vivenciadas. Essa atividade será computada nas horas destinadas às Atividades Complementares, podendo ser–lhe atribuídas até 40 (quarenta) horas daquele total, de acordo com parecer exarado pelo Professor Orientador e/ou Coordenador do Curso.

6. As aulas são ministradas na modalidade presencial e com duração de 50 (cinquenta) minutos.

7. O período de integralização do curso é de, no mínimo, 08 (oito) semestres e, no máximo, de 12 (doze) semestres.
Informações Gerais
Estágio Optativo
Coordenação
Julio Marcionilio da Silva - Especialista
E-mail para o coordenador
Curriculum
Habilidade e Competência – resumo de qualificações

Supervisão e coordenação de projetos de Comunicação de Marketing. Tem mais de 17 anos de experiência vivencial no mercado de comunicação executando serviços para os seguintes clientes: Volkswagen, Telefônica, Assist Telefônica, TPI – Telefônica Publicidade e Informação, Itaú Seguros, Industrial Levorin, L’acqua di Fiori, Unimed Paulistana, Sebrae, Shopping D, Emplarel, Universidade Cruzeira do Sul, PBF, High Point, entre outros.

Atualmente é sócio Diretor da Casah Arte Design e atua como consultor da Falcão Consulting – Comunicação e Marketing

Educação
Faculdade Casper Libero
Especialização em Marketing e Comunicação Publicitária (latu sensu), concluido em junho de 2007.