Radialismo - RTV
Área: Comunicação
Turno de Funcionamento
Noturno
Carga Horária Total
2817 horas
Duração do curso
8  Semestres
Reconhecimento
Portaria Nº2.096, de 27/12/2000. Renovação de Reconhecimento: Portaria SERES/MEC Nº 705, de 18/12/2013; DOU de 19/12/2013.
.
Apresentação
O profissional de Rádio e Televisão é o Radialista.
É ele quem domina profissionalmente os conceitos e técnicas ligados à adaptação e roteirização de textos para rádio e TV; pré–produção, que inclui atividades de planejamento e organização de gravações e edições.
O Radialista elabora pautas e temas para programas, faz escolha de tecnologias e equipamentos utilizados e cuida da escolha de profissionais.
É o Radialista quem supervisiona a produção ou realização de gravações de áudio e vídeo em estúdio e locações externas. Incumbe–se da formatação final de programas para Rádio e TV, vídeos institucionais e de treinamento empresarial.
Sua competência permite criar projetos para Internet, CD–ROMs e outros.
No curso da Faculdade de Comunicação, a prática é adquirida através da “Rádio Faiter”, com um programa diário, dirigido à comunidade interna, feito pelos próprios estudantes e, também, o programa de TV “Mutirão Cultural”, produzido em parceria com a UBE (União Brasileira de Escritores) e veiculado semanalmente pelo Canal Comunitário de São Paulo.
Público Alvo
– Emissoras de Rádio;
– Emissoras de TV;
– Produtoras independentes de Rádio, TV e Cinema;
– Agências de publicidade;
– ONGs;
– Estúdios de Fotografia;
– Consultorias;
– Estúdios de som;
– Gravadoras de discos;
– Internet.
– Produtoras de vídeo.
Corpo Docente e Recursos
– Professores titulados;
– Aulas com recursos de multimídia;
– Trabalhos interdisciplinares;
– Laboratório de microinformática;
– Estúdio de Fotografia;
– Estúdio de Rádio;
– Estúdio de TV;
– Atelier de objetos;
– Sala de estudos;
– Biblioteca;
– Auditórios para palestras e congressos;
– Espaço de exposições de trabalhos;
– Centro audiovisual.
– Instalações para portadores de necessidades especiais
Informações Técnicas
1. A partir do 1ª semestre, o estudante deverá cumprir, no mínimo, 120 (cento e vinte) horas de Atividades Complementares, que abrangerão as modalidades regulamentadas pelo CONSEPE desta IES, visando ao aprimoramento de sua formação profissional; cabendo–lhe comprová–las junto à Coordenação do Curso para fins de assentamentos acadêmicos

2. O estudante poderá cursar, optativamente, a disciplina Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), com carga horária de 40 (quarenta) horas, que será oferecida por esta Instituição de Ensino Superior em horários alternativos ao longo do curso. Caso o estudante opte por cursá–la, essa disciplina será, então, incluída como componente curricular em seu Histórico Escolar e sua
carga horária será deduzida do total daquela destinada às Atividades Complementares.

3. O estudante poderá realizar, a partir do segundo semestre, estágio de prática
profissional, de caráter optativo, visando adquirir experiências que sejam pertinentes às áreas do conhecimento e de atuação abrangidas pelo curso. Contudo, o estudante deverá cumprir, a partir do 5º semestre, obrigatoriamente 300 (trezentas) horas de Estágio Supervisionado em setores
das áreas supracitadas. Em ambos os casos, o estudante deverá observar as normas preconizadas no Regulamento de Estágios e as da legislação pertinente.
O estágio de caráter optativo poderá ser aproveitado como parte das Atividades Complementares previstas no Projeto Pedagógico do Curso, bem como poderá, eventualmente e a critério do Núcleo Docente Estruturante, completar a carga horária prevista para o estágio de caráter obrigatório.

4. No último semestre, o estudante deverá apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso perante Banca Examinadora, baseado em experiências profissionais por ele vivenciadas. Essa atividade será computada nas horas destinadas às Atividades Complementares, podendo ser–lhe atribuídas até 40 (quarenta) horas daquele total, de acordo com parecer exarado pelo
Professor Orientador e/ou Coordenador do Curso.

5. As aulas são ministradas na modalidade presencial e com duração de 50 (cinquenta) minutos.

6. O período de integralização do curso é de, no mínimo, 08 (oito) semestres e, no máximo, de 12 (doze) semestres.
Coordenação
Julio Marcionilio da Silva - Especialista
E-mail para o coordenador
Curriculum
Habilidade e Competência – resumo de qualificações

Supervisão e coordenação de projetos de Comunicação de Marketing. Tem mais de 17 anos de experiência vivencial no mercado de comunicação executando serviços para os seguintes clientes: Volkswagen, Telefônica, Assist Telefônica, TPI – Telefônica Publicidade e Informação, Itaú Seguros, Industrial Levorin, L’acqua di Fiori, Unimed Paulistana, Sebrae, Shopping D, Emplarel, Universidade Cruzeira do Sul, PBF, High Point, entre outros.

Atualmente é sócio Diretor da Casah Arte Design e atua como consultor da Falcão Consulting – Comunicação e Marketing

Educação
Faculdade Casper Libero
Especialização em Marketing e Comunicação Publicitária (latu sensu), concluido em junho de 2007.
Mensalidade referente ao ano letivo de 2016: R$ 682,50*. (Opção de vencimento para o dia 01)

* Este curso está inscrito no programa de bolsas de estudos Professora Rosa Quirino e conta com uma redução de 30% no valor das mensalidades, da primeira à última série, conforme regulamento próprio. Valor divulgado já com a bolsa.
 
  
 

Unidade Barra Funda

Rua Brigadeiro Galvão, nº 540 - Barra Funda
São Paulo - SP - CEP 01151-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Tel.: (11) 3824-3660 - Fax.: (11) 3824-3660


Unidade Angélica

Avenida Angélica, nº 352 - Santa Cecília
São Paulo - SP - CEP 01228-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro e
Santa Cecília - Tel.: (11) 3825-8344

Redes Sociais

Selos Institucionais

Selo IES Socialmente Responsável