Publicidade e Propaganda
Área: Comunicação
Turno de Funcionamento
Noturno
Carga Horária Total
3360 horas
Duração do curso
8  Semestres
Ato Regulatório
Reconhecimento – Portaria nº 2096 de 21/12/2000, D.O.U de 27/12/2000. Renovação de Reconhecimento – Portaria 753 de 17/07/2017, D.O.U. de 18/07/2017

.
Nota obtida em avaliação in loco pelo MEC em 2015
Apresentação
O curso de Publicidade e Propaganda foi criado com o intuito de integrar os saberes humanistas e técnicos. No nosso curso o aluno, além da criação de peças publicitárias e de propaganda, atua no estudo, análise de problemas de comunicação, faz diagnósticos, propõe soluções criativas, elabora estratégias de ações de comunicação.

A Estrutura Curricular contribui para a compreensão da dinâmica da sociedade como fator fundamental no processo de criação.
Mercado de trabalho
– Agências de Publicidade
– Órgãos Governamentais
– Departamentos de Propaganda e Marketing de empresas de todos os setores
– Consultorias
– Áreas Comerciais de Veículos de Comunicação
– Centros Culturais
– Editoras
– Produtoras de vídeo e de cinema

O Publicitário atua no planejamento de campanha e criação de peças publicitárias para jornais, revistas, rádio, televisão e internet. É ele que responde pelas necessidades de comunicação de empresas, órgãos públicos, partidos políticos e Organizações Não Governamentais – ONGs.
Corpo docente e recursos
Nossa estrutura conta com Laboratórios de Criação e de Computação gráfica em plataformas Windows e Mac.; Estúdio de Fotografia; Estúdio de TV; Estúdio de Rádio; Estúdio de Ergonomia; Ateliê do Objeto e Sala de Pintura, entre outros. Todos abertos para uso livre dos alunos com suporte técnico de profissionais qualificados.

Professores titulados, aulas com recursos de multimídia, sala de estudos, biblioteca, auditórios para palestras e congressos, espaço de exposições de trabalhos, centro audiovisual, centro acadêmico, núcleo de estágio, serviço social e instalações para portadores de necessidades especiais que completam os recursos do curso.
Informações Técnicas
1. A Estrutura Curricular dos cursos da Faculdade de Comunicação e Design Oswaldo Cruz é composta por disciplinas afins que garante o conhecimento da área de comunicação dando flexibilidade e heterogeneidade ao curriculum, além da formação técnica necessária.

Os alunos dos cursos de Radialismo e Publicidade e Propaganda terão aulas, em turmas únicas, durante os três períodos iniciais da graduação e os de Design somente o primeiro período.

2. O estudante deverá cumprir, no mínimo, 120 (cento e vinte) horas de Atividades Complementares, que abrangerão as modalidades regulamentadas pelo CONSEPE desta IES, visando ao aprimoramento de sua formação profissional; cabendo–lhe comprová–las junto à Coordenação do Curso para fins de assentamentos acadêmicos.

3. O estudante poderá cursar, optativamente, a disciplina Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), com carga horária de 40 (quarenta) horas, que será oferecida por esta Instituição de Ensino Superior em horários alternativos ao longo do curso. Caso o estudante opte por cursá–la, essa disciplina será, então, incluída como componente curricular em seu Histórico Escolar e sua carga horária será deduzida do total daquela destinada às Atividades Complementares.

4. O estudante poderá realizar, a partir do segundo semestre, estágio de prática
profissional, de caráter optativo, em setores das áreas do conhecimento e de atuação abrangidos pelo curso, devendo observar as normas preconizadas no Regulamento de Estágios e as da legislação pertinente. Essa modalidade de estágio poderá, a critério do Núcleo Docente Estruturante (NDE), ser aproveitada como parte das Atividades Complementares previstas no Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

5. No último período, o estudante deverá apresentar perante Banca Examinadora seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), baseado em experiências profissionais por ele vivenciadas. Essa atividade será computada nas horas destinadas às Atividades Complementares, podendo ser–lhe atribuídas até 40 (quarenta) horas daquele total, de acordo com parecer exarado pelo Professor Orientador e/ou Coordenador do Curso.

6. As aulas são ministradas na modalidade presencial e com duração de 50 (cinquenta) minutos.

7. O período de integralização do curso é de, no mínimo, 08 (oito) semestres e, no máximo, de 12 (doze) semestres.
Fatos relevantes sobre o nosso curso
O Curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Comunicação e Design Oswaldo Cruz é um dos mais ativos em termos de atividades extra–curriculares.

Veja alguns exemplos:

– Participação anual no FEST’UP (Festival Universitário de Propaganda)
– Exposição de trabalhos
– Participação em feiras
– Convênio com empresas
– Palestras com profissionais e empresários
– Visita a museus e exposições
– Jornadas fotográficas
– Encontro de estudantes de Comunicação
– Palestras com educadores profissionais da área
– EcoS – Encontro de Comunicação Social
– Prêmio Mauro Salles
Fatos relevantes sobre a carreira de publicitário
Para notícias sempre atualizadas, recomendamos os seguintes links"
Clube de Criação de São Paulo: http://www.clubedecriacao.com.br
Jornal Meio & Mensagem: http://www.meioemensagem.com.br
Jornal Propaganda & Marketing: http://propmark.com.br
Informações Gerais
Estágio Optativo
Coordenação
Julio Marcionilio da Silva - Especialista
E-mail para o coordenador
Curriculum
Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Cruzeiro do Sul (2002) e especialização em Comunicação e Marketing pela Faculdade Cásper Líbero (2007). Atualmente é Sócio diretor da Casah Art e Design e professor das Faculdades Oswaldo Cruz.
O valor da mensalidade do curso para o 1º semestre de 2018 é R$ 890,00 (06 parcelas), com vencimento no 1º dia de cada mês.

Este curso participa do Programa de Bolsas Professora Rosa Quirino. Verifique no site www.consultebolsas.com.br.