Química Industrial
Área: Química
Turno de Funcionamento
Matutino e Noturno
Carga Horária Total
3000 horas
Duração do curso
4  Anos
Ato Regulatório
Decreto Nº 72.937, de 17/10/73; Renovação de Reconhecimento: Portaria Nº 640, de 21/10/2016. D.O.U., de 24/10/2016
.
Apresentação
A matriz curricular do Curso de Química Industrial, implantada a partir de 2016, contempla as Diretrizes Curriculares estabelecidas pela Resolução CNE/CES 8, de 11 de março de 2002, bem como é constituída por 29 (vinte e nove) disciplinas que abrangem sólida Formação Básica, a Profissional e a Complementar, perfazendo 2.700 horas de aulas teóricas e práticas, acrescidas de 140 hora de Atividades Complementares e 160 horas de Estágio Supervisionado, totalizando 3.000 horas de carga horária.
Dentro desse contexto, o profissional formado neste curso deverá ser ético, diligente, ter sólida formação generalista, com domínio das técnicas básicas de utilização de laboratórios e equipamentos, com condições de atuar em atividades socioeconômicas que envolvam as transformações da matéria, direcionando essas transformações, controlando seus produtos, interpretando, criticamente, as etapas, os efeitos e seus resultados; aplicando abordagens criativas à solução de problemas que venham ocorrer no âmbito de sua atuação e desenvolvendo novas aplicações e tecnologias.
Atuando na área técnico–científica esse profissional tem por desafio melhorar o desenvolvimento dos processos produtivos, bem como avaliar, com ética e politicamente corretos, os impactos sócio– econômicos e ambientais da sua atividade, a fim de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade.
No tocante ao campo de trabalho, os Químicos Industriais formados por esta Instituição de Ensino terão as Competências e Habilidades para atuarem em indústrias de medicamentos; cosméticos; alimentos; bebidas; tintas; papel e celulose; têxtil; plásticos; galvanoplastia;
Público Alvo
– Indústrias Químicas;
– Indústrias Petroquímicas;
– Indústrias de plásticos e borrachas;
– Indústria Farmacêutica;
– Indústria Têxtil;
– Indústria de alimentos e de bebidas;
– Laboratórios de análises químicas e físico–químicas;
– Desenvolvimento de produtos (formulação e emissão de laudos técnicos);
– Empresas públicas e prestadoras de serviços.
– Consultorias;
– Setores da Educação e Treinamento Profissional.
Corpo Docente e Recursos
– Professores titulados;
– Aulas com recursos de multimídia;
– Laboratório de Química Geral;
– Laboratório de Física;
– Laboratório de Química Inorgânica;
– Laboratório de Química Orgânica;
– Laboratório de Química Analítica;
– Laboratório de Análise Instrumental;
– Laboratório de Físico–química;
– Laboratório de Bioquímica Industrial.
– Laboratório de Microinformática;
– Sala de estudos;
– Biblioteca;
– Auditórios para palestras e congressos;
– Instalações para portadores de necessidades especiais;
– Espaço de exposições de trabalhos;
– Centro audiovisual.
Informações Técnicas
1. A partir da 1ª série, o estudante deverá cumprir, no mínimo, 134 (cento e trinta e quatro) horas de Atividades Complementares, que abrangerão as modalidades regulamentadas pelo CONSEPE desta IES, visando ao aprimoramento de sua formação profissional; cabendo–lhe, todavia, comprová–las junto ao Coordenador para fins de assentamentos acadêmicos.

2. O estudante poderá cursar optativamente a disciplina Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), com carga horária mínima de 40 (quarenta) horas, que será oferecida por esta Instituição de Ensino Superior em horários alternativos ao longo do curso. Caso o estudante opte por cursá–la, essa disciplina será, então, incluída como componente curricular em seu Histórico Escolar e sua carga horária será deduzida do total daquela destinada às Atividades Complementares.

3. O estudante poderá realizar, a partir do segundo semestre da 1ª série, estágio de prática profissional, de caráter optativo, em setores das respectivas áreas de conhecimento e atuação, devendo, então, ser acompanhado no desenvolvimento dessas atividades por professor designado para tal fim e redigir os relatórios que lhe forem solicitados para os devidos assentamentos junto à Secretaria Geral, conforme preconizam o Regulamento de Estágios desta IES e a legislação pertinente. Esse estágio poderá, a critério do Colegiado do Curso, ser aproveitado como parte das Atividades Complementares previstas no Projeto Pedagógico do Curso.

4. Na 4ª série, o estudante, a título de Iniciação Científica, deverá, obrigatoriamente, elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso que apresente procedimentos científicos na análise de um problema específico da área de conhecimento do curso, preferencialmente baseado em experiências profissionais por ele vivenciadas. Pela elaboração desse trabalho poderão ser atribuídas ao estudante, a título de Atividades Complementares, até 40 (quarenta) horas daquele total, de acordo com o parecer exarado pelo Professor Orientador e/ou Coordenador do Curso.

5. O período de integralização do curso é de, no mínimo, 4 (quatro) anos e, no máximo, de 6 (seis) anos.
Informações Gerais
Os alunos formados poderão requerer registro no CRQ – Conselho Regional de Química, recebendo as atribuições relativas ao curso. Estágio optativo.
Coordenação
Guintar Luciano Baugis - Doutor
E-mail para o coordenador
Curriculum
Doutorado em Ciências - Química Inorgânica pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo - IQ/USP (2003) e graduação em Bacharelado com atribuições tecnológicas e Licenciatura em Ciências - Habilitação em Química. Consultor técnico da Petrobras atuando em desenvolvimento de produtos e otimização de processos químicos/refino de petróleo desde 1989. Professor nos cursos de Química das Faculdades Oswaldo Cruz (FOC) em disciplinas como Físico-Química e Estatística Aplicada desde 2001. Coordenador Pedagógico dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Química das Faculdades Oswaldo Cruz (FOC) desde 2006. Professor convidado e pesquisador colaborador da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
O valor da mensalidade do curso para o primeiro semestre de 2017 é de R$ 1.342,00. Válido para os contratos com vencimento no primeiro dia do mês, com a anuidade dividida em 12 parcelas.

Este curso participa do Programa de Bolsas Professora Rosa Quirino. Este programa pode conceder bolsas de estudos de 20% a 70%.
Verifique no site www.consultebolsas.com.br
.
 
  
 

Unidade Barra Funda

Rua Brigadeiro Galvão, nº 540 - Barra Funda
São Paulo - SP - CEP 01151-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Tel.: (11) 3824-3660 - Fax.: (11) 3824-3660


Unidade Angélica

Avenida Angélica, nº 352 - Santa Cecília
São Paulo - SP - CEP 01228-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro e
Santa Cecília - Tel.: (11) 3825-8344

Redes Sociais

Selos Institucionais

Selo IES Socialmente Responsável