Institucional | Imprensa | Mapa do site | Localização | Fale Conosco
Cursos de graduação das Faculdades Oswaldo Cruz Cursos do Centro de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão Oswaldo Cruz Ensino Médio e Cursos Técnicos do Colégio Oswaldo Cruz Processo Seletivo
Pedagogia
Área: Educação (Licenciaturas)
Turno de Funcionamento
Noturno
Carga Horária Total
3200 horas
Duração do curso
3  Anos
Reconhecimento
Decreto Nº70.746, de 21/06/72.
Renovação de Reconhecimento: Portaria SERES/MEC Nº 286, de 21/12/2012; DOU de 27/12/2012.
Mensalidade referente ao ano letivo de 2014: R$ 580,00.*
A instituição mantem uma politica de desconto para pagamento antecipados.Valor da mensalidade com desconto para pagamento até o dia 01 de cada mês:R$ 551,00.Estudantes bolsistas ou participantes de programas de convênios não são beneficiados com desconto por antecipação.
Apresentação
O Pedagogo garante e aprimora a qualidade da educação. O curso de Pedagogia habilita o profissional para ser diretor de escola e professor no Ensino Normal de Nível Médio (Magistério). Como diretor de escola é ele quem gerencia e administra escolas, acompanha e avalia o processo de aprendizagem e orienta educacionalmente alunos e professores. Em órgãos governamentais, é o Pedagogo quem fiscaliza a Legislação de Ensino. Grandes organizações oferecem espaço de trabalho para o Pedagogo na elaboração de programas de treinamento de seus funcionários. Há ainda outros campos de trabalho, como na produção de brinquedos educativos e de material didático. Nas bibliotecas, brinquedotecas e editoras. Com o advento da Internet, o Pedagogo passou a integrar equipes multidisciplinares para ensino a distância.
Informações Gerais
Aulas aos sábados em todos os anos. Estágio obrigatório.
Informações Técnicas

1. A partir da 1ª série, o estudante deverá cumprir, no mínimo, 160 (cento e sessenta) horas de Atividades Complementares, que abrangerão as modalidades regulamentadas pelo CONSEPE desta IES, visando ao aprimoramento de sua formação profissional; cabendo–lhe, todavia, comprová–las junto ao Coordenador para fins de assentamentos acadêmicos.

2. O estudante desta Licenciatura deverá cursar, obrigatoriamente, a disciplina Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), com carga horária mínima de 40 (quarenta) horas, que constará como componente curricular em seu Histórico Escolar. Essa disciplina será oferecida por esta Instituição de Ensino Superior em horários alternativos ao longo do curso.

3. O estudante poderá realizar, a partir do segundo semestre da 1ª série, estágio de prática profissional, de caráter optativo, visando adquirir experiências que sejam pertinentes às áreas de conhecimento e de atuação abrangidas pelo curso. Contudo, a partir da 2ª série, o estudante deverá cumprir, obrigatoriamente, 300 (trezentas) horas de Estágio Supervisionado em área de conhecimento e de atuação, ou correlatas, abrangidas pelo curso, sendo 120 (cento e vinte) horas em Educação Infantil; 120 (cento e vinte) horas em Ensino Fundamental e 60 (sessenta) horas em Administração Escolar, tanto em escolas da rede pública quanto nas da rede privada. Para a realização dessa prática profissional, o estudante deverá ser acompanhado no desenvolvimento dessas atividades por professor designado para tal fim e redigir os relatórios que lhe forem solicitados para os devidos assentamentos junto à Secretaria Geral, conforme preconizam o Regulamento de Estágio Supervisionado desta IES e a legislação pertinente. O estágio de caráter optativo poderá, a critério do Colegiado do Curso, ser aproveitado como parte das Atividades Complementares previstas para o Curso.

4. Na 3ª série, o estudante, a título de Iniciação Científica, deverá, obrigatoriamente, elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso que apresente procedimentos científicos na análise de um problema específico da área de conhecimento do Curso. Pela elaboração desse trabalho poderão ser atribuídas ao estudante, a título de Atividades Complementares, até 40 (quarenta) horas daquele total, de acordo com o parecer exarado pelo Professor Orientador e/ou pelo Coordenador do Curso.

5. O período de integralização do Curso é de, no mínimo, 3 (três) anos e, no máximo, de 5 (cinco) anos.
Coordenação
Irene Franciscato - Doutora
E-mail para o coordenador
Curriculum
graduação em magistério e psicologia pela Universidade São Marcos;
pós graduação: mestre e doutora em Educação: Psicologia da Educação, pela PUC SP;
professora de disciplinas em curso de pedagogia e psicologia;
artigo de livro publicado em co–autoria: Tutoria: resgatando uma antiga estratégia para aprender na escola,org. Maria Regina Maluf, Psicologia Educacional: Questões contemporâneas;
artigo em revista em co–autoria: Efeitos de duas modalidades tutoriais em tarefas espaciais. Revista Psicologia Reflexão e Crítica, ano de 2007.
  
Achados e Perdidos | WebMail | Área Administrativa | Política de Privacidade | Equipe Web | Trabalhe Conosco

IES Socialmente Responsável
Faculdades Oswaldo Cruz
Rua Brigadeiro Galvão, 540 - Barra Funda - São Paulo - SP
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Tel.: (11) 3824-3660 - Fax.: (11) 3824-3660 - CEP 01151-000

Colégio e Escola Técnica Oswaldo Cruz
Av. Angelica, 352 - Santa Cecília - São Paulo - SP
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Tel.: (11) 3825-8344 - CEP 01228-000

 


© Copyright Faculdades Oswaldo Cruz 2002-2013. Todos os direitos reservados.
Os conteúdos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, não refletindo, necessariamente, a opinião da instituição.