Home
Histórico
Legislação
Objetivos
Regulamento
Metodologia
Comissões
Bibliografia
Links
Fale Conosco
Avaliações/Questionários
Relatórios
Histórico

O Grupo “Oswaldo Cruz” está constituído por três Entidades Mantenedoras, quais sejam: Instituto Educacional “Oswaldo Quirino” Ltda., com sede na Rua Brigadeiro Galvão, 540, Barra Funda, São Paulo, que mantém as Faculdades Oswaldo Cruz; Protécnica Paulista Ltda., sediada na Avenida Angélica, 352, Santa Cecília, São Paulo, que mantém a Faculdade de Tecnologia Oswaldo Cruz, e o Instituto Paulista de Difusão Cultural Ltda., sediado na Rua Conselheiro Brotero, 475, Barra Funda, São Paulo, que mantém as Faculdades Integradas Interamericanas.

As Mantenedoras e suas respectivas Mantidas relacionam-se integral e harmoniosamente, visando a consecução de seus objetivos, a eficiência do ensino e da extensão e o incentivo à pesquisa, bem como o constante aperfeiçoamento das atividades que desenvolvem em prol da comunidade em geral.

Para atingir seus objetivos e metas, o Grupo "Oswaldo Cruz" necessita promover freqüentemente sua auto-avaliação, a fim de obter os dados que lhe forneçam informações necessárias para a execução de eventuais ajustes.

Nesse sentido, atendendo ao que preconiza a Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e criou a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES), bem como a Comissão Própria de Avaliação (CPA) em todas as Instituições de Ensino Superior (IES), havendo sido baseada na Portaria MEC nº. 2.051, de 09/07/2004, a Diretoria Geral do Grupo “Oswaldo Cruz”, em 2005, nomeou uma Comissão para cada Mantida e que, juntas, criaram o Programa de Avaliação Interna (PAI).

Esse Programa tem como finalidade regulamentar o processo avaliativo institucional, definindo-lhe prazos, meios de conscientização da coletividade, sistemas de avaliação, entre outras ações que contemplam a auto-avaliação da Instituição.

Uma das principais metas das CPAs é verificar se há adequação, coerência e execução dos itens constantes no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e no Plano Pedagógico Institucional (PPI), que privilegiam os objetivos, metas e ações de cada Mantida. Outros aspectos que são avaliados correspondem à qualificação e políticas acadêmicas de valorização de professores, funcionários e estudantes; a infra-estrutura e organização institucional; a gestão acadêmica; as atividades de ensino e extensão, além das atividades comunitárias que são desenvolvidas.