Oficina na fábrica da PepsiCo
Foto: Egidio Oliveira
Professora Márcia Gorny ministrou oficina na PepsiCo

A coordenadora do curso de Engenharia Ambiental das Faculdades Oswaldo Cruz, Profa. Dra. Márcia Freire dos Reis Gorny ministrou, no dia 22 de agosto, uma oficina sobre Meio Ambiente para os colaboradores na fábrica da Unidade Itaquera da empresa PepsiCo. Na atividade, a docente apresentou para os funcionários de diversos setores os experimentos do Telhado Verde e de dispersão com simulações em contaminação em solo.

“A Pepsico é uma empresa grande e tem uma preocupação real com o meio ambiente. A empresa possibilitou irmos lá falar com os funcionários, fidelizar o que fazem. Todas as ações na área ambiental só são concretizadas e efetivamente implantadas se os funcionários compram a ideia. Poder possibilitar para os funcionários um entendimento mais amplo da área ambiental faz com que entendam melhor os motivos de ter que passar por treinamento e ter ações na área ambiental”, analisa a professora Márcia Gorny.

O convite para a participação ocorreu através do engenheiro ambiental formado em 2016 pelas Faculdades Oswaldo Cruz, Rafael de Souza Lobo. O ex–aluno atua como encarregado operacional da empresa GRI (Gerenciamento de Resíduos Industriais), do Grupo Solví.

“Atualmente sou responsável por todo o gerenciamento dos resíduos da unidade PepsiCo Itaquera, cabendo a mim, como representante da GRI, encontrar as melhores alternativas para cada resíduo, envolvendo todos os processos de logística, armazenamento, financeiro, jurídico e administrativo, alinhados com as legislações ambientais vigentes”, detalha o engenheiro Rafael Lobo.

A GRI realiza o gerenciamento dos resíduos gerados nos mais diversos setores da indústria, realizando tanto a destinação ambiental correta, quanto a valorização dos mesmos, baseada na cultura da sustentabilidade, em que um resíduo gerado em um local pode ser utilizado como matéria prima em outro processo.

Oficina faz parte da Semana da Sustentabilidade da PepsiCo

A oficina apresentada pela coordenadora do curso de Engenharia Ambiental fez parte da Semana da Sustentabilidade que a empresa PepsiCo oferece a seus colaboradores. “A Semana da Sustentabilidade tem por objetivo aumentar a conscientização dos colaboradores para temas de sustentabilidade ambiental. Fazer com que os colaboradores vejam a abrangência da Engenharia Ambiental e a importância dos temas que tratamos”, destaca a analista Jr de Sustentabilidade Ambiente, Saúde e Segurança da PepsiCo do Brasil LTDA, Bruna Orlandi.

O primeiro experimento apresentado foi de dispersão com simulações em contaminação em solo, com maquetes trazendo quatro diferentes solos: argiloso, arenoso, orgânico e a mistura das três camadas. “Na oficina os funcionários puderam ver o quanto o meio ambiente influencia na propagação do contaminante. As vezes, o que você não vê na superfície, já está super espalhado. Apresentamos, em profundidade, uma contaminação acontecendo com simulações. Puderam entender meio físico, porquê falamos de aterro. Trabalhamos com argila que é um material que usamos para impermeabilizar a área”, explica a coordenadora de Engenharia Ambiental.

O Telhado Verde ocorre na aplicação de uma camada vegetal sobre um telhado ou uma camada impermeabilizada, nas coberturas de residências e edifícios. É utilizado em projetos de Engenharias, com foco na área ambiental, e objetiva a captação de água de chuva, purificação dessa água, além de proporcionar conforto térmico ao empreendimento.

“Muitas vezes na área ambiental não precisa de grandes tecnologias. As vezes, algumas alternativas simples trazem um benefício ambiental extremamente grande. No telhado verde, os funcionários puderam perceber, colocando as mãos na maquete, a questão do resfriamento. Os participantes entenderam o que é economia na energia e puderam sentir a diferença térmica”, detalha a docente.

Os empresas interessadas em implantar a oficina do curso de Engenharia Ambiental da Oswaldo Cruz podem contatar a coordenadora para obter mais informações através do e–mail marcia.freire@oswaldocruz.br.









  Publicado em: 29/08/2018  por: Egidio Oliveira  
Comentário *  caracteres
Atenção: No final do comentário coloque seu nome e e-mail.


Digite o número acima