Livro sobre os desafios do curso técnico
Foto: Egidio Oliveira
Professor Eduardo Calsan publica livro

O professor do Grupo Oswaldo Cruz, Eduardo Calsan lançou, no dia 11 de agosto, o livro intitulado “Políticas Públicas e Formação no Ensino Técnico: Desafios de uma Instituição Pública de Ensino no Estado de São Paulo”. A obra publicada pela Editora CRV, possui 167 páginas e tem por objetivo identificar as variáveis provocadas no processo de formação profissional considerando as relações do ensino técnico de nível médio com as demandas do sistema econômico e as políticas públicas voltadas para esta modalidade.

“O curso técnico de nível médio passa por profundas mudanças desde sua implantação, principalmente nos últimos sessenta anos. Tais mudanças, em grande parte, decorreram de políticas públicas, muitas delas equivocadas, que comprometeram a identidade e as reais finalidades desta modalidade de ensino. Então, ao se efetuar uma imersão em pontos contundentes da história, refletindo sobre o capitalismo e suas relações com o mundo do trabalho, é possível identificar variáveis fundamentais relacionadas à formação do técnico bem como os principais desafios a serem superados, com vistas a garantir, de fato, a retomada da qualidade em seu sentido ampliado”, explica o professor Eduardo Calsan.

A publicação partiu da tese de doutoramento do docente, cujo tema central é os desafios do curso técnico no Brasil e, em especial, no estado de São Paulo, detentor da maior rede pública estadual de unidades que trabalham com esta modalidade de ensino.

“Consegui contato com a Editora CRV, através de uma amiga, e eles se interessaram muito pelo assunto, já que pouco se publica ou se escreve a respeito do tema, importantíssimo nos dias de hoje, principalmente com a taxa de desemprego que assola nosso país, e a qualificação se torna um diferencial para se ‘brigar’ por uma vaga no mercado de trabalho”, descreve o docente.

O tema foi apresentado também ao Comitê Científico da Editora CRV, que retornou positivamente quanto à pertinência e relevância do assunto. “Também tive a assessoria de uma profissional do mercado literário para decidirmos o que era comercialmente viável do estudo acadêmico desenvolvido”, acrescenta Calsan.

O livro pode ser adquirido em livrarias por todo o país ou no site da Editora CRV pelo link www.editoracrv.com.br. A obra já está comercialmente liberada, porém pretende–se realizar o lançamento no dia 06 de outubro, na Livraria Saraiva do Shopping Grand Plaza, em Santo André.

Eduardo Calsan é doutor em Educação – Políticas e Gestão Educacionais, mestre em Educação – Políticas e Gestão Educacionais e licenciado em disciplinas técnicas. Possui pós–graduação em Educação Profissional e Tecnológica e em Sistemas de Potência, além de ser graduado em Engenharia Elétrica. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em cursos técnicos profissionalizantes nas áreas de Eletrônica, Eletroeletrônica, Mecatrônica e Automação Industria. Ministra aulas no Grupo Oswaldo Cruz nos cursos de graduação em Engenharia Química, Engenharia de Produção e Polímeros

  Publicado em: 24/08/2018  por: Egidio Oliveira  
Comentários
em: 28/08/2018 17:06:42
1) Parabéns, Edu!!
Olegário
 
Comentário *  caracteres
Atenção: No final do comentário coloque seu nome e e-mail.


Digite o número acima