Resultados da Comissão Própria de Avaliação
Foto: Egidio Oliveira
FATEC apresenta resultados da CPA

A Faculdade de Tecnologia Oswaldo Cruz (FATEC) promoveu uma palestra, no dia 09 de agosto, no Auditório Professor Hirondel Simões Luders, para apresentar os resultados obtidos no ano letivo de 2017 pela Comissão Própria de Avaliação (CPA). A apresentação foi realizada pela professora Maria Cristina Ricci Queiroz, representante do corpo docente na comissão da FATEC, aos alunos dos cursos de Alimentos, Gestão Ambiental, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Cosméticos e Polímeros.

“A apresentação aos estudantes é de fundamental importância, uma vez que possibilita realizarmos diagnósticos periódicos, bem como apresentarmos de forma transparente os resultados apurados em questões relacionadas com a instituição de ensino na busca da excelência educacional”, aponta a professora Maria Cristina Ricci.

A Comissão Própria de Avaliação é uma comissão interna da instituição de ensino responsável pela autoavaliação permanente do cumprimento da missão e das políticas institucionais. A criação desta comissão em instituições públicas e privadas é obrigatória e foi instituída pela Lei Federal nº 10.861, de 14 de abril de 2004, do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).Esta comissão é composta por representantes do corpo docente, discente, do corpo técnico–administrativo e da sociedade civil organizada.

“Queremos esclarecer e informar os alunos da FATEC sobre o trabalho desenvolvido pela CPA das Faculdades Oswaldo Cruz, cujas atribuições são de zelar pelo cumprimento do regulamento; deliberar sobre questões gerais e específicas; emitir parecer sobre os assuntos avaliados; coordenar e acompanhar o processo de avaliação; estabelecer a metodologia de trabalho”, especifica a docente Maria Cristina Ricci.

Confira a pesquisa realizada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA)

Foram apresentados aos alunos da FATEC apenas os resultados referentes ao corpo Discente, Comunidade Externa e Egressos (agentes). Para o corpo discente, estabeleceram–se questões para aferir o nível de conhecimento/satisfação relacionados com a instituição de ensino superior, a coordenação, ao docente. A pesquisa foi feita via portal do Grupo Oswaldo Cruz, na seção Central do Aluno, através do login e senha dos estudantes e as respostas foram totalizadas e consolidadas, via sistemas.

Quanto à comunidade externa, estabeleceram–se questões para verificar o nível de conhecimento/satisfação quanto a instituição/curso e quanto ao Discente. A pesquisa foi feita através de questionários entregues pelos discentes dos últimos módulos de cada curso aos seus superiores imediatos nas empresas em que trabalham responsáveis pela supervisão dos mesmos. Todas as respostas foram totalizadas e consolidadas em planilha pelos membros da CPA/FATEC.

As pesquisas realizadas com o corpo discente e a comunidade externa (empresas) levaram em consideração as questões formuladas, às quais eram atribuídas pelos respondentes notas que variavam de 1 a 5, conforme mostra a escala abaixo, indicando o nível de conhecimento/satisfação correspondente: Conceitos: 5=Excelente; 4=Muito Bom; 3=Satisfatório; 2=Insatisfatório; 1=Não Atendeu.

Posteriormente, foi encontrada a média ponderada para cada questão formulada, bem como o seu conceito correspondente. Para determinação do conceito obtido em cada questão, foi empregada a tabela abaixo discriminada: 4,2 – 5,0 = Excelente; 3,4 – 4,1 = Muito Bom; 2,6 – 3,3 = Satisfatório; 1,8 – 2,5 = Insatisfatório 1,0 – 1,7 = Não Atendeu.

Em relação à pesquisa realizada com os Egressos, o questionário empregado foi o único que, além de uma questão com resposta vinculada a níveis de conceitos graduados acima mencionados, permitiu respostas com característica exclusivamente informativa. A intenção na elaboração deste questionário foi permitir uma análise mais ampla e contingencial por parte dos membros da CPA/FATEC.

A Comissão Própria de Avaliação possui um site específico para a apresentação de resultados e demais informações. A página pode ser acessada pelo link: cpa.oswaldocruz.br





  Publicado em: 21/08/2018  por: Egidio Oliveira  
Comentário *  caracteres
Atenção: No final do comentário coloque seu nome e e-mail.


Digite o número acima

      

Unidade Barra Funda

Rua Brigadeiro Galvão, nº 540 - Barra Funda
São Paulo - SP - CEP 01151-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Tel.: (11) 3824-3660 - Fax.: (11) 3824-3660


Unidade Angélica

Avenida Angélica, nº 352 - Santa Cecília
São Paulo - SP - CEP 01228-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro e
Santa Cecília - Tel.: (11) 3825-8344

Redes Sociais

Selos Institucionais

Selo IES Socialmente Responsável Conselho Regional de Química