Centro Acadêmico de Engenharia Química promove palestra sobre Oratória
Foto: Egidio Oliveira
CAEQ promove palestra sobre Oratória

O Centro Acadêmico de Engenharia Química (CAEQ–FOC) promoveu, na última quinta–feira, dia 10 de maio, uma palestra sobre Oratória ministrada pelo coaching Nilo Cesar Alves Leite. O evento realizado no Hall do Boulevard, aberto ao público em geral, teve por objetivo melhorar a segurança e firmeza de se comunicar ao discursar em apresentações, reuniões, em entrevista de processos de recrutamentos e em uma conversa diária.

“Muitos ainda não possuem essa experiência de agir na frente de outras. Então, essa palestra visa ajudar dando boas dicas e explicando meios de como se comunicar no meio social, profissional e acadêmico”, destaca o presidente do Centro Acadêmico de Engenharia Química, Marcelo Portella.

Dentre os objetivos do treinamento sobre oratória, foram citados na palestra ouvir com atenção e realmente entender o que as pessoas dizem demonstrando plena conexão com a mensagem enviada, despertar a sensação de tranquilidade ao falar com qualquer pessoa, elevar a autoestima e falar com naturalidade.

“Ao falar em público o ideal é que tenha conhecimento da pauta. Você irá falar algo em público? Estude esse algo! É necessário ganhar conhecimento para entrar no assunto”, apontou Nilo Cesar Alves Leite. “Falar com propriedade, saber o que está falando e a tonalidade de voz são importantes. Preste sempre atenção na tonalidade de voz”, complementou.

Na palestra, foi destacada também a importância de planejar apresentações, utilizar a postura e os gestos com assertividade. “Para planejar excelentes apresentações é necessário conhecer seu público, ter conhecimento do que está falando, dominar a linguagem corporal e evitar vícios de linguagem”, destacou Nilo Cesar Leite.

O palestrante também abordou técnicas para criar flexibilidade para conquistar ouvintes hostis e gerar um ambiente receptivo a suas ideias. “A técnica para falar com pessoas desconhecidas é o sorriso. Mesmo se a pessoa for difícil, dura, com o sorriso uma hora irá ceder”, explicou.

Nilo Cesar Alves Leite é engenheiro mecânico, pós–graduado em Administração Industrial e Administração de Empresas. Possui formação em Six Sigma, Coach de Carreira e Analista Comportamental.




  Publicado em: 14/05/2018  por: Egidio Oliveira  
Comentário *  caracteres
Atenção: No final do comentário coloque seu nome e e-mail.


Digite o número acima