Multinacional Dow realiza workshop sobre Diversidade e Inclusão
Foto: Egidio Oliveira
representantes das redes de diversidade da Dow

A empresa Dow, multinacional do setor Químico, realizou, no dia 08 de maio, um workshop nas Faculdades Oswaldo Cruz com a temática “Diversidade é sinônimo de crescimento”. O evento realizado no Auditório Professor Hirondel Simões Luders, organizado pelo Centro Acadêmico de Engenharia Química (CAEQ–FOC) e aberto a todos os cursos do Grupo Oswaldo Cruz contou com um game online e uma mesa de bate–papo com profissionais referências da empresa.

O início da atividade contou com a apresentação da empresa e explicações sobre a temática Diversidade e Inclusão por dois alunos de Engenharia Química das Faculdades Oswaldo Cruz que realizam estágios na Dow: Laiza Viveiros, estagiária da área de Segurança no Trabalho, e Pedro Simões, estagiário da área Customer/Techinical Information. “A diversidade é quando convidam todos para a festa. A inclusão é quando chamam todos para a dança. Estamos muito lá atrás no ranking da inclusão. Queremos que o mundo corporativo ajude a reverter esse quadro”, explicou Laiza Viveiros.

Os alunos presentes participaram de um game online, onde os estudantes foram divididos em grupos de até seis pessoas e responderam nove perguntas relacionadas ao tema Diversidade e Inclusão. Em seguida, o evento contou com uma mesa de conversa composta por representantes das redes de diversidade da Dow. A multinacional do setor Químico possui, globalmente, redes de colaboradores formadas por funcionários voluntários que se reúnem para discutir temas relacionados à diversidade e à promoção da cidadania e dos direitos humanos.

Rede WIN (Women Innovation Network)

A rede WIN foi criada globalmente há mais de 25 anos, e no Brasil desde 2000, para estimular uma cultura organizacional que promove a igualdade de gêneros no ambiente de trabalho e valoriza a contribuição das mulheres, para que elas possam exercer todas suas potencialidades.

“É difícil encontrar uma formação familiar que a mulher não trabalhe. O objetivo da WIN é trazer a mulher para a liderança”, declarou Denise Benedetti, representante da WIN no evento, que atua na Dow desde 2012 e ocupa o cargo de Líder de Serviços.

Rede GLAD (Gays, Lesbians & Allies at Dow)

A rede GLAD defende a diversidade com cinco anos de atuação no Brasil. O GLAD tem como objetivo promover um ambiente de trabalho inclusivo para todos os funcionários, independentemente de sua orientação sexual, identidade de gênero ou expressão de gênero.

“A expressão minoria não se usa mais. Atualmente se usa redes para o tratamento não seja de uma forma que a diminua”, explicou Eduardo Lima, representante da GLAD no evento, que atua há 10 anos na Dow como químico.

Rede DEN (Disability Employee Network)

A rede DEN é o grupo que lidera esforços para quebrar os estereótipos e paradigmas sobre pessoas com deficiência, facilitando e promovendo uma rápida integração dos portadores de deficiência no ambiente de trabalho.

“O nosso objetivo é integrar e auxiliar a pessoa no ambiente de trabalho. Até alguns anos atrás você via vagas de trabalho para pessoas portadoras de deficiência só para cumprir cota”, analisou Guilherme Mostaço, representante da DEN no evento, que atua na Dow desde 2010 e trabalha como especialista em Engenharia de Polímeros.

Rede AAN (African American Network)

A rede AAN é focada na inclusão de profissionais afrodescendentes no mercado de trabalho, contribuindo com a educação e qualificação do público–alvo, promovendo assim a equiparação de oportunidades e presença de etnias diversas em todos os ambientes.

“A Daow entende que na sua atuação precisa se comunicar com sua sociedade. Fora da África, o Brasil é o país com maior número de afrodescendentes. Temos a oportunidade de transformar a empresa na cara do Brasil”, apontou Elvio Adorno, representante da AAN no evento, que atua na Dow desde 2010 e trabalha como especialista em compras.






  Publicado em: 10/05/2018  por: Egidio Oliveira  
Comentário *  caracteres
Atenção: No final do comentário coloque seu nome e e-mail.


Digite o número acima

      

Unidade Barra Funda

Rua Brigadeiro Galvão, nº 540 - Barra Funda
São Paulo - SP - CEP 01151-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Tel.: (11) 3824-3660 - Fax.: (11) 3824-3660


Unidade Angélica

Avenida Angélica, nº 352 - Santa Cecília
São Paulo - SP - CEP 01228-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro e
Santa Cecília - Tel.: (11) 3825-8344

Redes Sociais

Selos Institucionais

Selo IES Socialmente Responsável Conselho Regional de Química