Núcleo de Estágios auxilia relacionamento dos alunos com empresas
Foto: Egidio Oliveira
Núcleo de Estágios possui sala para atendimento ao público

O Grupo Oswaldo Cruz lançou em abril deste ano o Núcleo de Estágios, departamento específico que centralizará a regulamentação, documentação e divulgações de oportunidades de estágios. Este canal permitirá a sistematização dos dados referentes a estágio na instituição, além de auxiliar o relacionamento dos alunos com o ambiente corporativo, visando a divulgação de novas vagas e o auxílio com a empregabilidade dos estudantes.

“O grande objetivo do Núcleo de Estágio é apoiar e orientar o aluno que está em busca de uma atividade profissional. Um Núcleo de Estágio tem que ser abrangente. Não pode só tratar de estágio, mas sim tratar da empregabilidade do aluno. Entende–se por empregabilidade a busca constante do desenvolvimento de habilidades e competências agregadas por meio de conhecimentos específicos e pela multifuncionalidade. O grande valor do Núcleo de Estágio é dar apoio ao aluno, orientar os primeiros passos, abrir as portas e viabilizar contatos”, explica a coordenadora geral do Núcleo de Estágios, Profa. Jane Giannini Bueno.

O Núcleo de Estágios possui uma sala para atendimento ao público, localizada no Prédio II, 3º andar, ao lado do Banco Santander. O atendimento pessoal ao estudante ocorrerá para auxiliar quanto documentações e a assistência com processos de seleção. “O aluno que vai passar por uma entrevista, mas está com alguma insegurança e quer conversar, poderá agendar um horário e prestarei um atendimento personalizado. Estou à disposição para atendê–los em várias necessidades”, aponta Jane Bueno.

Núcleo de Estágios: horários de atendimento e contatos

Segundas, quartas e sextas–feiras: das 11h às 13h e das 16h30 às 19h; e
Terças e quintas–feiras: das 16h30 às 19h.

Contato:
– Profa. Jane Giannini Bueno (coordenadora geral do Núcleo de Estágios)
E–mail: jane.bueno@oswaldocruz.br – ramal 3890
– Camilla Cerqueira (estagiária)
E–mail: camilla.cerqueira@oswaldocruz.br – ramal 4038.
– Dalila Soares (jovem aprendiz).
E–mail: dalila.soares@oswaldocruz.br – ramal 4020.

Curso: Vencendo o Processo de Seleção – Gestão de Carreira/ Empregabilidade Qualificada

Vinculado ao Núcleo de Estágios, a instituição de ensino oferece gratuitamente o curso livre intitulado “Vencendo o Processo de Seleção – Gestão de Carreira/ Empregabilidade Qualificada”. Trata–se de um curso com a duração de 20 horas, que aprimora os conhecimentos do aluno para enfrentar um processo de seleção, já que desenvolve e simula as atividades utilizadas por empresas para o processo de recrutamento e seleção.

“O curso é totalmente prático. Os alunos desenvolvem as atividades em sala e têm as devolutivas. Além das atividades realizadas em sala, eu passo atividades de homework. Faço isso porque hoje as empresas enviam as atividades de homework durante os processos de seleção. Desenvolvemos também algumas atividades por e–mail, por Skype e elaboração de vídeos de apresentação. Ou seja, fazemos uma simulação completa do processo de seleção”, destaca a professora Jane Bueno.

O curso conta com dinâmicas simulando a realidade de recrutamento, a elaboração de redações, estudos de casos, entre outras atividades. “Com esse conteúdo é possível traçar os perfis dos alunos, observar as dificuldades que estão enfrentando e o que precisa ser orientado. Com base em todas essas atividades, terminado o curso, os alunos têm um atendimento coaching personalizado. Esse atendimento tem uma duração em média de duas horas”, detalha Jane.

As inscrições para o curso devem ser realizadas no site do Núcleo de Extensão Oswaldo Cruz (NEXT), através do link Vencendo o Processo de Seleção – Gestão de Carreira/ Empregabilidade Qualificada

Atendimento coaching

No atendimento coaching personalizado, entre outras atividades, é realizado o aprimoramento das informações referentes ao currículo. “É muito importante que seja feito individualmente porque o currículo necessita ter as suas características, a sua personalidade. Se você faz isso em sala de aula, será um currículo padrão. É importante que seja um currículo personalizado”, destaca a coordenadora do Núcleo de Estágios.

Ao superar todas as etapas, Jane Bueno possui um perfil individualizado de cada aluno que passou pelo curso. Com base nisso, utiliza as informações dos estudantes para estreitar os contatos com as empresas. “Ao receber o perfil de uma vaga, encaminho o currículo destes alunos com informações detalhadas sobre o perfil profissional de cada estudante. Isso tem estreitado nossos laços com o ambiente corporativo trazendo resultados positivos à nossa instituição de ensino e aos nossos alunos”, enfatiza a professora Jane Bueno.

  Publicado em: 09/05/2018  por: Egidio Oliveira  
Comentário *  caracteres
Atenção: No final do comentário coloque seu nome e e-mail.


Digite o número acima