Alunos de Química Bacharelado realizam visita técnica na CETESB
Foto: Arquivo pessoal
Alunos de Química Bacharelado realizam visita técnica na CETESB

Os alunos do segundo ano de Bacharelado em Química, da turma 2QX no período noturno, realizaram, no dia 15 de março, uma visita técnica à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB). A atividade foi supervisionada pelo professor Gilson Alves Quináglia e teve por objetivo apresentar o teste realizado com bactérias bioluminescentes no laboratório de Análises Toxicológicas, que tem a função de determinar o nível de toxicidade de uma amostra ambiental.

O teste aborda o tema que os estudantes da turma 2QX irão apresentar na Semana da Química, que ocorrerá no próximo mês de abril. “Nesta atividade os estudantes presenciaram como o teste é realizado, fizeram suas observações e indagações quanto às aplicações na área ambiental. O produto desta atividade é que todos os conhecimentos obtidos, além de servir como subsídio para o desenvolvimento da pesquisa, manifesta no estudante a importância da atuação do Químico no mercado de trabalho”, explica o professor Gilson Alves Quináglia.

Coordenada pelo técnico ambiental representante da CETESB, Ivo Freitas de Oliveira, a atividade iniciou com a visita ao laboratório de espectrometria. “Esse laboratório possui modernos instrumentos analíticos para detecção e quantificação de elementos metálicos por Espectrometria de Emissão Atômica acoplada a uma unidade cromatográfica para quantificação de compostos organometálicos”, descreve o professor Gílson. Em seguida, os estudantes participaram de uma simulação para quantificação de metais por Espectrometria de Absorção Atômica de Forno de Grafite.

A visita técnica proporcionou ainda o acompanhamento do teste de toxicidade aguda com bactérias bioluminescentes, com a coordenação dos técnicos ambientais da CETESB, Wálace Soares e Francisco José Viana de Castro. Os alunos puderam conhecer ainda, que registra as concentrações dos poluentes na atmosfera por meio de suas estações medidoras na Região Metropolitana de São Paulo e no interior e litoral do Estado. Esta atividade foi coordenada pela Gerente de Divisão de Qualidade do ar, Maria Lúcia Gonçalves Guardani.

Antes do encerramento da atividade, os estudantes da Oswaldo Cruz visitaram o laboratório de Química Inorgânica, sob coordenação da encarregada do laboratório, Sharlleny Alves Silva. No local, conheceram técnicas de cromatografia iônica, espectrometria atômica ótica e de massas utilizadas em amostras de água e sedimento. Os alunos ainda participaram de uma discussão técnica sobre preparo de amostras e as últimas inovações em separações analíticas com técnicos do laboratório de Análises Toxicológicas.

Confira o depoimento dos alunos de Química Bacharelado que participaram da visita técnica:

“Tivemos a honra de poder visitar a CETESB para a realização de um trabalho na faculdade. Visitamos não somente a área em que estávamos pensando, mas fizemos uma visita a diversas áreas e laboratórios da CETESB. O professor Gilson Alves Quinaglia nos recebeu junto a sua equipe de braços abertos. Fomos convidados a conhecer as instalações do prédio e os respectivos laboratórios. Durante toda a visita a sua equipe bem humorada e com uma alegria estampada no rosto nos mostravam os equipamentos, a alta tecnologia disponibilizada e a energia dos funcionários. Observamos cada passo das atividades exercidas e dos processos realizados nos laboratórios”, Victória Santos Herdy.

“A visita a CETESB foi uma experiência única. Foi um dia em que conhecemos de perto equipamentos extremamente tecnológicos, profissionais altamente capacitados e experimentos incríveis. Adquirimos muitos conhecimentos”, Dayane Silva.

“A visita foi incrível! A estrutura da CETESB é enorme e os profissionais atuantes totalmente capacitados. A propriedade e o amor com o qual nos auxiliavam na visita foi demais. Fomos para aprender uma coisa, mas eles não mediram esforços para nos introduzir um pouco nessa história da CETESB e nas áreas da empresa. Realmente gostam do que fazem e de onde trabalham! O conhecimento adquirido foi gigante!” , Larissa Barradas.

"Gostaria de agradecer a cada colega de profissão que abriu meus horizontes para outro mundo, e que mundo incrível! Foi uma honra poder ter conhecido a magnitude da CETESB, ter agregado a mim mais conhecimento e, por isso, ter me feito evoluir um pouquinho mais. Obrigada a oportunidade dada, com certeza lembrarei tudo isso e de todos pra sempre. Espero poder encontrá–los no futuro, caso eu consiga ingressar na empresa", Stefanie Almeida

“Como aluno, eu achava que seria uma visita normal, com o objetivo somente de coletar de dados para realização de um trabalho. Mas foi mais do que isso, aprendi muito sobre diversos assuntos, que não só o tema do meu trabalho, agregando muito para o meu conhecimento e para a minha formação. Agradeço por ter tido essa oportunidade única de conhecer um órgão tão importante como a CETESB, mas também, aos profissionais que nos receberam com muita humildade, emprenho e a disponibilidade para nos proporcionar uma excelente visita. Tenho certeza que todo conhecimento transmitido, terá resultado futuro”, Adilson Junior.

"A ida a CETESB foi uma das experiências mais ricas para meu conhecimento profissional. Os funcionários são ótimos profissionais e agregaram muito com suas explicações detalhadas a cada parte da visita ás diversas instalações” ”, Milena Agostinho.

“A visita foi incrível, com pessoas carismáticas, prestativas e muito inteligentes. Pude perceber o quanto realmente amo a Química e me motivou ainda mais para continuar estudando, para que um dia eu possa ser como eles. Um obrigado especial ao professor Gilson pela oportunidade única em conhecer a CETESB, ao Wallace, Viana, Lucia, Ivo e toda equipe que nos acolheram com muito carinho”, Leticia Paulucci.







  Publicado em: 22/03/2018  por: Egidio Oliveira  
Comentários
em: 22/03/2018 18:34:33
1) Parabéns a todos
Dedicação e muito aprendizado para colocar na Prática
Parabéns Victoria Herdy
Orgulho e dedicação sempre !!!
 
em: 22/03/2018 15:53:32
2) Parabéns a todos ,gostei muito da Matéria.
Um parabéns especial a Filha da minha Amiga Maria
Leticia Paulucci.
E muito bom fazermos com amor e dedicação.
Mais uma vez Parabéns a todos.
klima174@gmail.com
 
Comentário *  caracteres
Atenção: No final do comentário coloque seu nome e e-mail.


Digite o número acima

      

Unidade Barra Funda

Rua Brigadeiro Galvão, nº 540 - Barra Funda
São Paulo - SP - CEP 01151-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Tel.: (11) 3824-3660 - Fax.: (11) 3824-3660


Unidade Angélica

Avenida Angélica, nº 352 - Santa Cecília
São Paulo - SP - CEP 01228-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro e
Santa Cecília - Tel.: (11) 3825-8344

Redes Sociais

Selos Institucionais

Selo IES Socialmente Responsável Conselho Regional de Química