Alunos de Farmácia vencem desafio global RB Mavericks Case Challenge
Foto: Arquivo pessoal
Glauco, Vitor e Leonardo venceram o desafio global RB Mavericks

Os alunos do curso de Farmácia do Grupo Oswaldo Cruz, Glauco Britto, Leonardo Alves Ribeiro e Vitor Matiazo foram escolhidos os vencedores brasileiros do desafio global RB Mavericks Case Challenge. A conquista ocorreu através da elaboração de um projeto pelos estudantes com o objetivo de proporcionar um produto inovador que carregue uma nova percepção de prevenção sexual: a prevenção oral.

“Participar de um desafio global é algo totalmente inexplicável. Receber um prêmio como este, relativamente jovem, incentiva–me cada vez mais ser um profissional de destaque no mercado de trabalho, mesmo sabendo que sua competitividade está crescimento exponencial”, aponta Leonardo Ribeiro. “Estamos muito orgulhosos por termos alcançado a posição atual, vencedores do desafio nacional. Realmente foi uma grande realização para nós em alcançar uma colocação que nos permita expor nosso trabalho para os diretores e vice–presidente da Reckitt Benckiser”, descreve Glauco Britto.

A competição desafiou estudantes do mundo inteiro a apresentarem ideias para impactar a vida de milhares de pessoas, ao resolver problemas sociais relacionados a uma problemática do país onde vivem com produtos da RB. Por serem escolhidos os vencedores brasileiros, os três alunos do Grupo Oswaldo Cruz apresentarão, no dia 11 de dezembro, o projeto para a RB Mavericks em Dubai. “Se ganharmos nos Emirados Árabes, ano que vem estaremos embarcando para Inglaterra para conhecer a sede da Reckitt Benckiser”, aponta Leonardo.

“Nosso produto inovador tem como objetivo mudar a visão das pessoas sobre a prevenção”

O projeto exigiu conhecimentos obtidos no curso de Farmácia, em disciplinas como Farmacotécnica, Toxicologia, Microbiologia, Epidemiologia e Química Farmacêutica. ”Além das orientações dos professores das Faculdades Oswaldo Cruz, tivemos uma interação essencial com os profissionais da própria empresa Reckitt Benckiser, que facilitou a busca das orientações necessárias para desenvolver o projeto e ser os vencedores do desafio nacional”, aponta Glauco.

O trabalho, no entanto, obrigou os estudantes a se aprofundarem sobre temas sem relação com a área de atuação farmacêutica, como Economia, Marketing e Design. “A maneira como fui desafiado a correr atrás de assuntos que nunca tinha lido, sobre ter criatividade suficiente para inovar e lidar com pressão diante dos outros candidatos do Brasil é algo indescritível”, aponta Vitor Matiazo.

O principal desafio dos alunos foi trazer novas percepções de prevenção sexual. Atualmente é muito comum associar prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis com camisinhas. “Muitas vezes, as melhores inovações estão por trás da simplicidade. Nosso produto inovador tem como objetivo mudar a visão das pessoas sobre prevenção, trazendo a tona o conceito de prevenção oral”, aponta Vitor.

As etapas do RB Mavericks Case Challenge

Para participarem do desafio, primeiramente foi necessária a inscrição on–line na plataforma “Cia de Estágios" e o envio da proposta dos projetos para uma avaliação inicial. O RB Mavericks Case Challenge foi desenvolvido em etapas: a primeira de recolhimento e seleção dos 32 melhores projetos do Brasil ocorreu no final do mês de outubro, levando em conta que foram submetidos mais de 300 projetos finalizados e muitos incompletos.

Após a apresentação dos 32 melhores grupos na Companhia de Estágios, que ocorreu de 24 a 27 de outubro, foram selecionados apenas sete finalistas. Estes escolhidos tiveram a oportunidade de conhecer a indústria e ter um maior contato com os colaboradores, além da chance de apresentar o projeto em inglês para o comitê executivo e para o vice–presidente Tahir Malik da RB Brasil.

“Estamos há quase três meses desenvolvendo o nosso projeto, porém acreditamos que isso é somente o começo, pois pretendemos aprimorá–lo para ser apresentado na etapa final em Dubai”, explica Glauco. "Nossa proposta continua a mesma do início do Challenge, porém com várias melhorias como: realizações de parcerias com outras indústrias para servirem como fabricantes e ou suppliers, realização de diversos protótipos relacionados aos 4Ps do Marketing, product, price, placement e promotion, e mais detalhes relacionados à cadeia de distribuição", acrescenta Vitor.











  Publicado em: 30/11/2017  por: Egidio Oliveira  
Comentários
em: 30/11/2017 20:12:45
1) Orgulho! Orgulho! Orgulho!!!
Torcendo por vocês!!!

Profa Alice Chasin
 
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