Química Licenciatura na avaliação do MEC
Foto: Douglas Salles
Curso de Química Licenciatura obtém nota 4 no MEC

O curso de Química Licenciatura das Faculdades Oswaldo Cruz recebeu o conceito 4, em escala que varia de 01 a 05, na avaliação do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). A avaliação é realizada periodicamente para a renovação do reconhecimento e foi conduzida por uma comissão do MEC, que conheceu presencialmente as instalações da instituição de ensino nos dias 16 e 17 de outubro.

“O conceito obtido como resultado do trabalho dos avaliadores do MEC representa que o perfil de qualidade do curso é muito bom”, destaca o coordenador do curso, Prof. Dr. Guintar Luciano Baugis.

A avaliação faz parte do processo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e da regulação dos cursos de graduação no País, que visa garantir a qualidade do ensino oferecido pelas instituições de ensino superior; melhorar a qualidade da educação superior e orientar a expansão da oferta, além de promover a responsabilidade social das IES, respeitando a identidade institucional e a autonomia de cada organização.

“Este instrumento avalia o curso e o classifica de acordo com três dimensões – Projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura da escola. Os quesitos do conjunto de itens em cada dimensão recebe um conceito, de 1 (não atende) até 5 (excelente). O curso obteve em muitos itens a pontuação máxima e atendeu o critério de qualidade em todos os demais quesitos”, explica o coordenador.

Características do curso de Química Licenciatura do Grupo Oswaldo Cruz

O curso de Química Licenciatura passou recentemente por uma reestruturação do seu projeto pedagógico em cumprimento à nova resolução do Conselho Nacional de Educação, que redefiniu as Diretrizes Curriculares para a formação inicial em nível superior dos cursos de licenciatura (Res. CNE–MEC 2/2015). “O resultado da avaliação indica que os ajustes realizados estão consistentes e adequados com as novas diretrizes do MEC. Ademais, a experiência trazida pelos avaliadores será importante para o incremento de melhorias no projeto do curso”, aponta o professor Guintar.

Com a duração de quatro anos e oferecido no período noturno, o curso de Licenciatura em Química das Faculdades Oswaldo Cruz possui extensa carga horária em aulas, complementada pela realização de 400 h de estágio curricular em escolas e por mais 200h atividades complementares. “A ênfase nos conteúdos curriculares é fundamentada em Química Avançada e, principalmente, em disciplinas que visam a apresentação de estratégias didático–pedagógicos para a formação do futuro professor”, descreve o coordenador.

O licenciado em Química está habilitado a lecionar em escolas de nível médio, técnicos e cursos profissionalizantes da rede pública e privada. Também está apto a ministrar treinamentos em laboratórios de indústrias químicas, farmacêuticas, alimentícias e laboratórios de pesquisa, bem como para atuar em laboratórios do setor químico. “Com a estrutura que planejamos para o curso, os egressos se habilitam para o desenvolvimento de trabalhos em laboratórios, além da formação principal de professores em Química”, aponta Guintar.

  Publicado em: 25/10/2017  por: Egidio Oliveira  
Comentário *  caracteres
Atenção: No final do comentário coloque seu nome e e-mail.


Digite o número acima

      

Unidade Barra Funda

Rua Brigadeiro Galvão, nº 540 - Barra Funda
São Paulo - SP - CEP 01151-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Tel.: (11) 3824-3660 - Fax.: (11) 3824-3660


Unidade Angélica

Avenida Angélica, nº 352 - Santa Cecília
São Paulo - SP - CEP 01228-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro e
Santa Cecília - Tel.: (11) 3825-8344

Redes Sociais

Selos Institucionais

Selo IES Socialmente Responsável