Entrevista para a Rede Globo
Foto: Arquivo pessoal
A professora do curso de Farmácia, Nilsa Wadt

A professora do curso de Farmácia do Grupo Oswaldo Cruz, Nilsa Sumie Yamashita Wadt, doutora em Fármacos e Medicamentos, concedeu, no dia 18 de outubro, entrevista para o Jornal da EPTV, noticiário da Rede Globo em Campinas e na região. Na matéria “SUS de Valinhos usa chá com folhas de goiaba e pitanga para cicatrização de feridas”, a docente analisa a utilização de chá de folhas de goiaba e pitanga como aliado na cicatrização de feridas.

A reportagem realizada pela jornalista Helen Sacconi destaca que em um ano o uso das plantas aliadas ao tratamento convencional trouxe resultados para pacientes. O estudo com a folha da goiaba em Valinhos ocorre há 10 anos e constataram auxílio na cicatrização da pele.

“Você tem a folha de goiaba e a folha de pitanga. Você tem dois compostos principais nestas duas plantas, o que chamamos de taninos e temos o que chamamos de flavonoides. Os taninos servem exatamente como cicatrizantes. Outra ação interessante destes taninos é que eles têm uma ação antimicrobiana muito efetiva, tanto que o nível de infecções diminuiu bastante. Os flavonoides são anti–inflamatórios naturais”, explicou Nilsa Wadt, em entrevista para o Jornal da EPTV.

A professora Nilsa Sumie Yamashita Wadt ministra a disciplina Farmacognosia para o segundo ano do curso de Farmácia do Grupo Oswaldo Cruz. Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP) e doutorado em Fármacos e Medicamentos também pela USP. A docente possui experiência nas áreas de Farmácia e Agronomia, com ênfase em Farmacognosia, atuando principalmente na avaliação farmacognóstica e fitoquímica, atividade antimicrobiana, anti–inflamatória, antioxidante, antiúlcera e toxicologia de plantas medicinais e controle de qualidade.

Para acessar a matéria na íntegra no portal G1, clique em SUS de Valinhos usa chá com folhas de goiaba e pitanga para cicatrização de feridas

  Publicado em: 24/10/2017  por: Egidio Oliveira  
Comentário *  caracteres
Atenção: No final do comentário coloque seu nome e e-mail.


Digite o número acima

      

Unidade Barra Funda

Rua Brigadeiro Galvão, nº 540 - Barra Funda
São Paulo - SP - CEP 01151-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Tel.: (11) 3824-3660 - Fax.: (11) 3824-3660


Unidade Angélica

Avenida Angélica, nº 352 - Santa Cecília
São Paulo - SP - CEP 01228-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro e
Santa Cecília - Tel.: (11) 3825-8344

Redes Sociais

Selos Institucionais

Selo IES Socialmente Responsável