Dinâmico e focado no setor produtivo: características dos cursos tecnólogos
Foto: Freepik
Confira as principais características dos cursos tecnólogos

Ficar atento ao mercado de trabalho é essencial ao investir em uma carreira. Com a principal característica o dinamismo, os cursos tecnólogos são mais rápidos, com duração média de cinco semestres, gerando economia de tempo e também financeira. Outra principal característica está em atender as demandas do setor produtivo.

Os cursos tecnólogos possuem a grade curricular composta, na maioria, de matérias práticas e conferem diplomas de graduação, assim como os bacharelados e licenciaturas, possibilitando a continuidade dos estudos em cursos de especialização, tanto latu sendo como stricto sensu. Outra informação importante que pode gerar dúvidas principalmente em concurseiros: os profissionais formados em cursos tecnólogos podem participar de concursos para cargos de nível superior.

“O tecnólogo é voltado para o mercado que necessita de profissionais com conhecimentos práticos”, destaca a diretora da FATEC Oswaldo Cruz, Profa. Maria Angélica Barone. “As grades nos cursos de tecnologias são construídas para desenvolver competências e habilidades que atendam o mercado de trabalho, trazendo a prática à sala de aula ao encontro da teoria”, completa.

A pesquisa divulgada pelo Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação (MEC), chamado de Censo do Ensino Superior 2015, aponta que 13% dos estudantes brasileiros optam pela modalidade. No Brasil já são mais de 1 milhão de alunos nas 6 mil graduações de modalidade tecnológica.

Os cursos tecnólogos da FATEC Oswaldo Cruz

A abrangência deste tipo de graduação não é restrita somente na área de tecnologia e informática. A Faculdade de Tecnologia Oswaldo Cruz foi uma das primeiras credenciadas após a autorização da criação da educação tecnológica privada, realizada pelo MEC em 2001. Atualmente, o Oswaldo Cruz oferece as graduações de modalidade tecnológica em Alimentos, Gestão Ambiental, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Polímeros e Cosméticos.

Visando a empregabilidade dos estudantes, os cursos tecnólogos na Oswaldo Cruz foram remodelados e apresentam inovações estabelecidas pelo mercado de trabalho, sendo composto por cinco módulos independentes. Com o regime modular, os alunos são semestralmente certificados nas disciplinas aprovadas, permitindo já trabalhar em determinadas áreas profissionais antes do término da graduação.

“Os componentes curriculares desenvolvidos em cada módulo possibilitam o desenvolvimento e a aplicação prática de ferramentas e processos utilizados no mercado de trabalho”, destaca a professora Maria Angélica Barone. “Em cada módulo, o estudante elabora um projeto, orientado por um professor designado pelo coordenador do curso, o que enriquece os conhecimentos adquiridos. Ao término de cada módulo o estudante poderá requerer o respectivo certificado”.

  Publicado em: 24/10/2017  por: Egidio Oliveira  
Comentário *  caracteres
Atenção: No final do comentário coloque seu nome e e-mail.


Digite o número acima