Alunos dos cursos de Engenharia realizam atividades de produção de cerveja
Foto: Jessica Perez
Alunos da ESQ participam da produção de cerveja

Os alunos do primeiro e segundo anos dos cursos de Engenharias das Faculdades Oswaldo Cruz realizaram, nos dias 05 e 12 de setembro, atividades para aprendizado sobre o processo de produção de cervejas artesanais. A atividade denominada de Homebrew foi ministrada pelo aluno Lucas Gregory dos Santos, estudante do 4ºano de Química Industrial, em experimentos realizados no Laboratório de Operações Unitárias, localizado no Prédio III.

Homebrew em tradução livre para o português significa “desenvolvido em casa”. Brewing é o processo de produção da cerveja. Por isso, a terminologia Homebrew significa a produção de cerveja em casa. “Nestas atividades os alunos da faculdade aprenderam um pouco sobre a história de cerveja e os mesmo saíram aptos a produzirem uma receita simples em casa. Desenvolvemos uma American Pale Ale”, explica o estudante e organizador da atividade, Lucas Gregory dos Santos.

Os equipamentos utilizados no processo de produção foram três caldeirões de 33 litros para o cozimento e fervura da cerveja, dois baldes fermentadores, um balde fermentador para ficar sete dias formando álcool e gás carbônico e, em seguida ficou 15 dias maturando em outro balde. Os produtos utilizados foram 40 litros de água, 6 kg de malte de cevada, lúpulo e fermento de cerveja.

“Nós fizemos no Laboratório de Operações Unitárias o cozimento dos maltes por 60 minutos, lavagem dos grãos com água quente, fervura e adição dos lúpulos, além do resfriamento e inoculação da levedura. Após sete dias a cerveja foi transferida para o outro fermentador, maturou por 15 dias e foi engarrafada”, detalha Lucas Gregory.

A American Pale Ale é um estilo de cerveja desenvolvido nos Estados Unidos na década de 1980. Esta cerveja possui teor alcoólico em torno de 4,5 a 6,0%, com quantidades de lúpulo americano. “É possível reproduzir receitas excelentes de cervejarias estrangeiras no conforto do seu lar, onde você pode começar fazendo 10 litros”, analisa Lucas Gregory.

A paixão do estudante do 4º ano de Química Industrial sobre o processo de desenvolvimento de cervejas começou em 2014, quando leu em inglês um livro sobre como desenvolver em casa algumas receitas de cervejas. O estudante realizou no ano seguinte o curso de Homebrew e no final de 2016 comprou todos os materiais necessários para fazer cervejas em casa. “Atualmente, fazer cervejas tornou–se um hobby, onde qualquer pessoa, independente de sua formação acadêmica, pode desenvolver tendo os equipamentos adequados”, aponta.





  Publicado em: 19/10/2017  por: Egidio Oliveira  
Comentário *  caracteres
Atenção: No final do comentário coloque seu nome e e-mail.


Digite o número acima

      

Unidade Barra Funda

Rua Brigadeiro Galvão, nº 540 - Barra Funda
São Paulo - SP - CEP 01151-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Tel.: (11) 3824-3660 - Fax.: (11) 3824-3660


Unidade Angélica

Avenida Angélica, nº 352 - Santa Cecília
São Paulo - SP - CEP 01228-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro e
Santa Cecília - Tel.: (11) 3825-8344

Redes Sociais

Selos Institucionais

Selo IES Socialmente Responsável Conselho Regional de Química