A coordenadora do curso de Engenharia Ambiental das Faculdades Oswaldo Cruz, Profa. Dra. Márcia Gorny concedeu entrevista para o Jornal Folha de São Paulo, abordando o licenciamento ambiental, desafios nesta área e o que pode ser melhorado aqui no Brasil. A matéria assinada pela jornalista Anna Rangel foi publicada no dia 05 de outubro, no especial “O Brasil que Dá Certo”, e possuiu o título “Setor de petróleo abre espaço para alta produção e menor risco ambiental”.
A publicação aponta que a prioridade da indústria do petróleo ao selecionar empresas parceiras são projetos que elevem a produção e que envolvam iniciativas sustentáveis. O principal desafio brasileiro do setor está em criar formas mais seguras de trabalhar em águas profundas. A coordenadora das Faculdades Oswaldo Cruz explicou que boa parte do óleo produzido em nosso país é extraído justamente em águas profundas.
“Além dos estudos de impacto ambiental, é preciso controlar bem os riscos não apenas dos navios cargueiros que transportam o produto, mas a perfuração e a extração, para que não haja fissura ou vazamento”, explica a professora Márcia Gorny, em entrevista para o Jornal Folha de São Paulo.
Para acessar a matéria na íntegra no site da Folha de São Paulo, com a entrevista da coordenadora Márcia Gorny, clique em “Setor de petróleo abre espaço para alta produção e menor risco ambiental”. |