Empregabilidade curso Cosméticos
Foto: Douglas Salles
A empregabilidade do profissional formado em Cosméticos

O curso superior de tecnologia em Cosméticos, da Faculdade de Tecnologia Oswaldo Cruz, possui a duração de cinco semestres e proporciona a formação e capacitação de profissionais para atuarem nos setores produtivos das indústrias de Cosméticos. A formação possibilita também a atuação na pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, no controle de qualidade, na produção, além dos fundamentos comerciais relacionados à Cosmetologia.

O curso é dividido em cinco módulos independentes, com seis meses de duração cada nas áreas do conhecimento: Pesquisa e Desenvolvimento de Cosméticos, Produção de Cosméticos, Controle de Qualidade de Cosméticos, Segurança e Eficácia de Cosméticos e Assuntos Regulatórios e Gestão de Cosméticos.

O alunos possuem acesso a embasamento teórico em disciplinas que privilegiam a Química, a Biologia, as Ciências Farmacêuticas, entre outras. Além disso, durante todos os módulos, é oferecido um reforço adicional na abordagem mais prática da educação das Relações Étnico–Raciais, Índios, Política de Educação Ambiental.

Os profissionais formados no curso poderão atuar nas áreas das indústrias Cosméticas, laboratórios de prestação de serviços em controle de qualidade e análises de produtos Cosméticos, além de institutos e centros de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. A formação possibilita também a atuação em laboratórios de aplicação e suporte técnico em empresas fabricantes de matérias–primas cosméticas, setores comerciais e de marketing, além de empresas de consultoria em assuntos regulatórios atuantes junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Ministério da Saúde. O profissional poderá também ser proprietário e, ao mesmo tempo, responsável técnico de uma empresa de Cosméticos.

Brasil ocupa a quarta posição dos mercados de produtos cosméticos

No âmbito internacional o Brasil hoje ocupa a quarta posição do ranking dos mercados consumidores de produtos cosméticos, estando atrás somente dos Estados Unidos, China e Japão. O Brasil tem participação de 7,1 % do mercado mundial. Movimentando um total de US$ 30,2 bilhões em produtos (valor correspondente às vendas a preços ao consumidor).

"Isto representa grande oportunidade para empresas nacionais exportarem para outros países e com isso nossos técnicos irão ter maiores possibilidades de empregos e contribuirão fortemente para o crescimento do país no ranking internacional chegando cada vez mais próximo dos mercados europeus, japonês, chinês, norte–americano", aponta o coordenador do curso de Tecnologia em Cosméticos da Oswaldo Cruz, Prof. Dr. Jadir Nunes.

Em algumas categorias de produtos, o Brasil ocupa a segunda posição neste ranking mundial, como, por exemplo, Depilatórios, Desodorantes, Perfumes, Produtos Masculinos e Proteção Solar. Já somos o terceiro em Higiene Bucal, Produtos Infantis e Produtos para Cabelos. Quarto em Produtos para Banho, quinto em Maquiagem e oitavo em Produtos para Pele.

"O curso superior de Tecnologia em Cosméticos pretende, então, ser o caminho para fomentar o desenvolvimento do setor cosmético no Brasil formando profissional qualificado e capaz de lidar e entender as novas tecnologias desse setor", explica o professor Jadir Nunes.

  Publicado em: 11/10/2017  por: Egidio Oliveira  
Comentário *  caracteres
Atenção: No final do comentário coloque seu nome e e-mail.


Digite o número acima

      

Unidade Barra Funda

Rua Brigadeiro Galvão, nº 540 - Barra Funda
São Paulo - SP - CEP 01151-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Tel.: (11) 3824-3660 - Fax.: (11) 3824-3660


Unidade Angélica

Avenida Angélica, nº 352 - Santa Cecília
São Paulo - SP - CEP 01228-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro e
Santa Cecília - Tel.: (11) 3825-8344

Redes Sociais

Selos Institucionais

Selo IES Socialmente Responsável