Selo de IES Socialmente Responsável
Foto: ABMES
Oswaldo Cruz recebe selo de IES Socialmente Responsável

O Grupo Oswaldo Cruz recebeu, no dia 27 de setembro, o selo “IES Socialmente Responsável” 2017/2018, concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES). A certificação como uma instituição de ensino comprometida com a educação e com a sociedade ocorreu através da participação na 13ª Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular.

A certificação proporcionada pela ABMES é válida até outubro de 2018, quando um novo selo será conferido para as instituições que ingressam na campanha. A Semana da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular ocorre com a promoção pelas instituições de ensino superior de atividades voluntárias e gratuitas destinadas às comunidades onde estão inseridas, em áreas como Saúde, Educação, Cultura e Meio Ambiente.

A Campanha da "Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular" foi criada em 2005 com o intuito de estimular instituições de ensino do país a promover ações em benefício da sociedade ao longo do ano e que ressaltassem seu compromisso com a comunidade para a disseminação do conceito de responsabilidade social. Ao longo de 12 anos realizou mais de 11 milhões de atendimentos à população. Foram mais de 70 mil atividades, envolvendo mais de 2,7 milhões de alunos, 216.484 professores e mais de 158 mil técnicos.

O Dia da Responsabilidade Social no Grupo Oswaldo Cruz

O Grupo Oswaldo Cruz realizou, no dia 20 de setembro, nas dependências da instituição de ensino, uma série de atividades gratuitas e de cunho social. A iniciativa faz parte do Dia da Responsabilidade Social e teve como foco prestar serviços e realizar atividades voltadas à qualidade de vida, bem–estar, cultura e carreira. O evento ocorreu das 9h às 17h e contou com campanhas, exposições, palestras, projetos e cursos livres para professores de Química e Física do Ensino Médio.

“O Dia da Responsabilidade Social é importante, pois é a oportunidade que a Instituição de Ensino tem para realizar mostras das atividades de cunho social desenvolvidas ao longo do ano. O objetivo é atender, contribuir, bem como conscientizar a comunidade, alunos e colaboradores sobre a importância que este dia representa, reforçando assim o compromisso social assumido pela instituição de ensino. As atividades foram escolhidas baseadas nas ações realizadas ao longo do ano, como também foram criadas novas propostas, cujo intuito foi envolver o corpo discente, docente, colaboradores e parceiros”, destaca a supervisora do departamento do Serviço Social, Alessandra Barbosa.

A organização do evento contou com a participação do Diretor Acadêmico, Prof. Dr. Nelson Bonetto, a supervisora do departamento do Serviço Social, Alessandra Barbosa, a assistente social do departamento de Recursos Humanos, Silvia de Freitas, as estagiárias Gabriela Ferreira e Nathália Rosa, além das aprendizes, Dalila Soares e Barbara Galvão.

As atividades realizadas no Dia da Responsabilidade Social
Campanha de Alimentos – cursos FATEC, Enfermagem e alunos do curso Vencendo o Processo de Seleção:
Em parceria com a Associação de Medula Óssea (AMEO) os alunos e os professores realizaram a arrecadação de alimentos não perecíveis e produtos de higiene para doação ao projeto a “Casinha”, desenvolvido pela AMEO. Este projeto oferece hospedagem para os pacientes e familiares, residentes na cidade de São Paulo ou outras regiões, depois de realizado o transplante de medula óssea.

Árvore do Saber: Biblioteca Professor Alfredo Monteiro
Durante o Dia da Responsabilidade Social, a Biblioteca Alfredo Monteiro realizou a exposição e a doação de 150 livros de ficção, romance, aventura e literatura geral.

Projeto lápis, vela e sabão ecológicos
Os colaboradores do Laboratório de Operações Unitárias produziram os lápis, as velas e os sabões ecológicos. No dia do evento, realizaram exposição, orientação, entrega de amostras, além da distribuição de manuais de instruções para a produção caseira desses produtos.

Exposição e atividades para as crianças na Brinquedoteca
No dia do evento, a Brinquedoteca elaborou e expôs murais com fotos das atividades desenvolvidas, durante o ano, com as crianças na Brinquedoteca.

Avaliação dos Sinais Vitais
A enfermeira do Grupo Oswaldo Cruz, Ana Beatriz Domingues, realizou atendimento e avaliação dos sinais vitais. Na ocasião, aferiu a pressão arterial e avaliou o Índice de Massa Corpórea (IMC).

Palestras
O Dia da Responsabilidade Social no Oswaldo Cruz contou com duas palestras gratuitas e abertas ao público. O diretor acadêmico, professor Nelson Bonetto, ministrou a palestra com a temática Toxicologia de Produtos Químicos. Já a bibliotecária Silvana Cardoso de Almeida abordou a atividade intitulada “Inclusão social do idoso: atitudes para um envelhecimento saudável”.

Minicurso para os professores de Química e Física
O Grupo Oswaldo Cruz proporcionou, gratuitamente, dois cursos livres, com certificação, e carga horária de quarto horas para os professores da rede pública do ensino médio. O curso de Química Forense foi ministrado pela Profa. Ms. Hebe Ribeiro da Cruz Peixoto e o curso de Sistemas fotovoltaicos: uma abordagem interdisciplinar foi realizado pelo Prof. Ms. Éder Gonçalves.










  Publicado em: 09/10/2017  por: Egidio Oliveira  
Comentário *  caracteres
Atenção: No final do comentário coloque seu nome e e-mail.


Digite o número acima

      

Unidade Barra Funda

Rua Brigadeiro Galvão, nº 540 - Barra Funda
São Paulo - SP - CEP 01151-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Tel.: (11) 3824-3660 - Fax.: (11) 3824-3660


Unidade Angélica

Avenida Angélica, nº 352 - Santa Cecília
São Paulo - SP - CEP 01228-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro e
Santa Cecília - Tel.: (11) 3825-8344

Redes Sociais

Selos Institucionais

Selo IES Socialmente Responsável