Farmácia Oswaldo Cruz: o melhor curso particular do Brasil pelo RUF
Foto: Douglas Salles
Farmácia FOC: o melhor curso particular do Brasil pelo RUF

O Grupo Oswaldo Cruz possui o melhor curso particular de Farmácia do Brasil segundo o Ranking Universitário da Folha 2017 (RUF). A sexta edição do ranking organizado anualmente pelo jornal “Folha de São Paulo” foi divulgada na última segunda–feira, dia 18 de setembro, e utiliza como critérios cinco indicadores: avaliadores do Ministério da Educação, professores com dedicação integral e parcial, docentes com doutorado e mestrado, nota do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e indicador de mercado.

“Como constantemente afirmamos, temos uma excelência no ensino, com professores capacitados e envolvidos, compondo uma grade curricular em avaliação contínua, adaptando, sempre que necessário, currículo frente ao mercado de trabalho”, destaca o diretor do curso de Farmácia do Grupo Oswaldo Cruz, Prof. Dr. Paulo Roberto Miele.

O ranking leva em consideração as notas obtidas no Enade nos anos de 2013, 2014 e 2015. Já o indicador de mercado leva em consideração a opinião de 5.793 profissionais de RH consultados pelo Datafolha nos últimos três anos sobre as preferências de contratação. Em outro indicador, de avaliadores do MEC, o jornal utiliza uma amostra de 2.224 professores distribuídos pelo país para analisar a qualidade de cursos superiores.

“A posição no ranking demonstra o empenho do corpo docente e discente associado ao trabalho incansável da coordenação e diretoria do curso de Farmácia da FOC em preparar o melhor profissional para a vida e mercado de trabalho. Recebemos esta indicação da Folha de São Paulo com humildade, por que não orgulho, e consciente das dificuldades que ocasionalmente enfrentamos. É importante salientar que nunca deixamos o nosso comprometimento com as bases da educação farmacêutica”, aponta Paulo Miele.

As características do curso de Farmácia do Oswaldo Cruz

O curso de Farmácia do Grupo Oswaldo Cruz oferece aos seus alunos a oportunidade de cursar em sua grade curricular as disciplinas necessárias a capacitá–los para trabalhar nas indústrias farmacêutica, cosmética e de alimentos, nas Análises Clínicas e Toxicológicas. Além de atuar também nos postos em saúde pública, participando das equipes multiprofissionais de Saúde nas áreas de Vigilância Sanitária, Epidemiológica e em programas de saúde da família.

“Nossa estrutura curricular é abrangente, integrada e trabalhada com profundidade. Para isto, nossa carga horária é uma das maiores do país, compatível com nossa proposta pedagógica e nossos docentes são especialistas de áreas com elevada qualificação”, explica a coordenadora de Farmácia da Oswaldo Cruz, Profa. Ms. Marisa Veiga.

A partir de 2014, o curso de Farmácia do Grupo Oswaldo Cruz implementou uma nova reforma curricular, em que manteve a duração de cinco anos de ensino, com 6.100 horas/aula, sendo 5.100 horas aula em sala e em laboratórios, 800 horas de estágio curricular obrigatório e 200 horas de atividades complementares. Este currículo possui 45% de aulas práticas em laboratórios e proporciona ao profissional formado a atuar em todo o âmbito farmacêutico.

  Publicado em: 20/09/2017  por: Egidio Oliveira  
Comentário *  caracteres
Atenção: No final do comentário coloque seu nome e e-mail.


Digite o número acima

      

Unidade Barra Funda

Rua Brigadeiro Galvão, nº 540 - Barra Funda
São Paulo - SP - CEP 01151-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Tel.: (11) 3824-3660 - Fax.: (11) 3824-3660


Unidade Angélica

Avenida Angélica, nº 352 - Santa Cecília
São Paulo - SP - CEP 01228-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro e
Santa Cecília - Tel.: (11) 3825-8344

Redes Sociais

Selos Institucionais

Selo IES Socialmente Responsável