FCFB e DA Pourchet Campos promovem XXVII Semana Farmacêutica
Foto: Douglas Salles
FCFB e DAPC promovem Semana Farmacêutica

A Faculdade de Ciências Farmacêuticas e Bioquímicas (FCFB) e o Diretório Acadêmico Pourchet Campos (DAPC) realizarão de 18 a 20 de setembro, no Auditório Professor Hirondel, a XXVII Semana Farmacêutica. A programação contará com 12 palestras, abordando temas como o mercado de trabalho e o campo de atuação do farmacêutico, em atividades direcionadas aos alunos do curso de Farmácia.

Confira abaixo a programação completa do evento:
Segunda–feira – 18 de setembro
Horário: das 8h às 9h.
Palestrante: Felipe Alencar (Lilly).
Tema: Luz, câmera e vendas! O lado comercial da indústria farmacêutica.
Descrição: A palestra abordará a função do representante de vendas na indústria farmacêutica, quais são suas responsabilidades e habilidades, esclarecendo o que efetivamente um propagandista médico faz no dia–a–dia. O palestrante abordará um pouco sobre sua trajetória como ex–aluno da faculdade e os possíveis caminhos para a conquista do primeiro estágio.

Horário: das 9h às 10h.
Palestrante: Luciana Akemi (CPCLIN).
Tema: Pesquisa Clínica – Atuação do Farmacêutico nos Centros de Pesquisa.
Descrição:A pesquisa clínica baseia–se nas evidências científicas para gerar conhecimento e orientar cada vez melhor os rumos de tratamentos. Neste universo, o farmacêutico é peça chave e se encaixa em todos os pontos. Do Laboratório à Sala de Atenção Farmacêutica. No Brasil, é a área onde o farmacêutico tem a oportunidade de contato com novas tecnologias que estão sendo estudadas concomitantemente em todo o mundo e conhecimento sobre as novas abordagens terapêuticas, etc.

Horário: das 10h30 às 11h30.
Palestrante: Deise Ribeiro (Lilly).
Tema: O profissional farmacêutico nos canais de atendimento ao cliente.
Descrição: Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), Programas de Suporte ao Paciente (PSP) e Serviços de Informações Médicas Científicas (SIC) são áreas de contato direto com clientes, consideradas os ouvidos e a voz da indústria farmacêutica. São canais que verificam as fraquezas e fortalezas na empresa. O profissional farmacêutico têm um papel fundamental na estruturação e execução de estratégias destes serviços, além da promoção de informações úteis para aumentar a aderência no tratamento dos pacientes.

Horário: das 11h30 às 12h30.
Palestrante: Debora Nunes (Quintiles).
Tema: Pesquisa Clínica – Atuação do Profissional Farmacêutico.
Descrição: Pesquisa clínica é qualquer investigação em seres humanos com o intuito de descobrir ou verificar os efeitos clínicos, farmacológicos e/ ou outros efeitos farmacodinâmicos de um produto, e/ou de identificar qualquer evento adverso a este, e ainda estudar a absorção, distribuição, metabolismo e excreção de produtos medicamentosos com o objetivo de averiguar sua segurança e/ou eficácia do medicamento. A pesquisa clínica no mundo tem evoluído significativamente. No Brasil tivemos um crescimento nos últimos 20 anos, o que abriu um nicho importante de carreira para o profissional farmacêutico, em diversos segmentos do mercado. O farmacêutico pode estar envolvido com a pesquisa clínica de várias formas, tanto nos laboratórios e centros de pesquisa quanto nas CROs e indústrias farmacêuticas.

Terça–feira – 19 de setembro
Horário: das 8h às 9h.
Palestrante: Juliana Abreu (Química Analítica).
Tema: Farmacêutico no mundo da química e suas possibilidades.
Descrição: A palestra abordará a trajetória da palestrante durante a graduação, elencando as possibilidades e motivações para estudar química na pós–graduação e por fim uma visão geral sobre a área de Química Analítica no mercado de trabalho, com enfoque especial para a U.S. Pharmacopeia e sua atuação no Brasil e no mundo.

Horário: das 9h às 10h.
Palestrante: Júlio Saldanha (MSL).
Tema: Medical Science Liaison (MSL): A carreira e o impacto na Indústria Farmacêutica.
Descrição: Apresentar a carreira dos profissionais que atuam em Indústrias Farmacêuticas, Biofarmacêuticas, Medical Devices, etc, bem como os desafios e projeções envolvidos nesta posição. Seu maior papel é a disseminação e discussão da ciência relacionada aos medicamentos. Diante disto, torna–se uma opção atraente e interessante para aqueles que desejam buscar novos desafios ou redirecionar sua carreira.

Horário: das 10h30 às 11h30.
Palestrante: Rodrigo Gonzaga (Química Farmacêutica).
Tema: Latenciação no Aprimoramento de Fármacos e Compostos Bioativos: o uso de dendrímeros como transportadores.
Descrição: Tema que abordará a latenciação como estratégia no aprimoramento de candidatos a novos fármacos e também em fármacos disponíveis no mercado, melhorando propriedades farmacocinéticas e biofarmacêticas e o emprego dendrímeros para o transporte de fármacos "drug delivery".

Horário: das 11h30 às 12h30.
Palestrante: Lis Marie Monteiro (Nanotech).
Tema: Nanotecnologias aplicadas às ciências da saúde.
Descrição: As nanotecnologias são parte da ciência dos materiais ao nível molecular ou subatômico. Envolve a manipulação de partículas menores que 100 nanômetros e o desenvolvimento de materiais ou dispositivos dentro dessa faixa de tamanho. Para aplicações na área da Saúde, esses materiais podem ser projetados para interagir com células e tecidos a um nível molecular com alto grau de especificidade funcional, permitindo assim um grau de interação com sistemas biológicos não anteriormente atingíveis.

Quarta–feira – 20 de setembro
Horário: das 8h às 9h.
Palestrante: Mariah Ultramari (Aché).
Tema: Toxicologia na Indústria Farmacêutica Nacional
Descrição: Apesar da Toxicologia ser entendida muitas vezes como uma ciência básica muito praticada no Brasil em Universidades e Centros de pesquisa, atualmente, na indústria farmacêutica nacional, ela vem sendo utilizada em diversos momentos durante desenvolvimento de fármacos e medicamentos. O objetivo da palestra é mostrar como a Toxicologia está sendo empregada na indústria e quais as principais ferramentas utilizadas para se obter resultados que auxiliarão a tomada de decisão durante o desenvolvimento de medicamentos.

Horário: das 9h às 10h.
Palestrante: Rosana Mastellaro (Regulatório).
Tema: O Registro de medicamentos no Brasil e as atividades do profissional de assuntos regulatórios.

Horário: das 11h30 às 12h30.
Palestrante: Daniela Rodrigues (Farmácia Industrial).
Tema: Relação entre o farmacêutico industrial e seu desenvolvimento científico– tecnológico.
Descrição: São Paulo possui um parque industrial de grande relevância nacional. A proximidade geográfica e a necessidade de melhorar o nível do profissional destas áreas compõem um cenário propício para que haja cooperação acadêmica e a indústria. Entender a relação de importância entre a formação continuada de profissionais atuantes no mercado industrial para o desenvolvimento científico–tecnológico dos profissionais atuantes nesse seguimento.

Horário: das 11h30 às 12h30.
Palestrante: Graciane Leite (Farmácia Hospitalar).
Tema: A logística da assistência farmacêutica em ambiente hospitalar.
Descrição: Objetivo desta palestra é elucidar à dinâmica da Assistência Farmacêutica no âmbito hospitalar e a interdependência das atividades que envolvem o farmacêutico neste contexto.

  Publicado em: 12/09/2017  por: Egidio Oliveira  
Comentários
em: 21/09/2017 08:30:37
1) Parabens aos membros do DA pela realizacao da Semana Farmaceutica. Prof. Miele
 
Comentário *  caracteres
Atenção: No final do comentário coloque seu nome e e-mail.


Digite o número acima

      

Unidade Barra Funda

Rua Brigadeiro Galvão, nº 540 - Barra Funda
São Paulo - SP - CEP 01151-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Tel.: (11) 3824-3660 - Fax.: (11) 3824-3660


Unidade Angélica

Avenida Angélica, nº 352 - Santa Cecília
São Paulo - SP - CEP 01228-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro e
Santa Cecília - Tel.: (11) 3825-8344

Redes Sociais

Selos Institucionais

Selo IES Socialmente Responsável