Curso de Engenharia de Produção realiza visita técnica à fábrica da Natura
Foto: Arquivo pessoal
Alunos de Engenharia de Produção visitam fábrica da Natura

Os alunos do curso de Engenharia de Produção do Grupo Oswaldo Cruz realizaram, no dia 11 de agosto, uma visita técnica à empresa Natura, líder no mercado nacional de cosméticos, fragrâncias e higiene pessoal. Os estudantes conheceram a fábrica localizada em Cajamar, no Km 30 da Rodovia Anhanguera, que é responsável pelos trabalhos de pesquisa, inovação e desenvolvimento, além de atividades administrativas.

A atividade organizada pelo professor Fábio Fonseca ocorreu na disciplina Pesquisa Operacional e teve por objeto apresentar na prática os conceitos teóricos apresentados em sala de aula. “O pessoal sai da sala de aula e vê que realmente aquilo que você fala em sala acontece dentro da empresa. No caso da Natura, os alunos olharam uma empresa que é primeiro mundo. É uma empresa que tem tudo lá dentro. Os alunos ficaram impressionados com o mundo que é a Natura. Aquilo que falamos em sala de aula sobre relacionamento e trabalho em equipe, a Natura prima por isso”, destaca o professor Fábio Fonseca.

Tanto na segunda quanto na atual quarta série do curso de Engenharia de Produção, a turma de estudantes teve aula com o docente Fábio Fonseca, nas disciplinas de Estatística e Pesquisa de Reatores, respectivamente. A visita técnica na Natura possibilitou ao docente mostrar para os alunos o conteúdo ministrado em sala em ambas as disciplinas.

“Eu consegui, de certa forma, linkar aquilo que os alunos tiveram comigo nas aulas de Estatística com aquilo que eles viram na linha de produção. Falamos de controle estatístico de processo, apontei para eles os monitores com histograma. Mostrei o controle de qualidade”, relatou o docente. “Na disciplina de Pesquisa Operacional, que a turma está tendo comigo agora, falei da teoria das filas. Na Natura existe um estudo da teoria das filas para os caminhões que entram lá na empresa, para não ficar tudo bagunçado com caminhões enfileirados na Anhanguera”, acrescentou.

Durante a visita, os alunos percorreram os principais pontos da fábrica. Os estudantes conheceram os estoques, linhas de produção e parte de logística. além de visualizarem as fábricas da empresa, denominadas por Bacia do Rio da Prata, Bacia do Rio São Francisco e Bacia do Rio Amazonas.

“Foi maravilhoso ver de perto a tecnologia utilizada em todo o processo: a maior parte do processo é automatizado. Foi muito interessante ver na prática aquilo que vimos na teoria”, elogia a aluna Paula Schimmelpfeng. “Nada se compara ao ver tudo aquilo que vimos tanto na teoria se tornar realidade. Cada empresa trabalha de modo único, e com uma visita técnica, nós alunos podemos conhecer cada vez mais sobre o ramo que escolhermos atuar. É mágico ver que o produto que milhares de pessoas usam todos os dias, precisa de tantos processos e cuidados para que chegue a cada um de nós”, complementa.






  Publicado em: 24/08/2017  por: Egidio Oliveira  
Comentário *  caracteres
Atenção: No final do comentário coloque seu nome e e-mail.


Digite o número acima

      

Unidade Barra Funda

Rua Brigadeiro Galvão, nº 540 - Barra Funda
São Paulo - SP - CEP 01151-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Tel.: (11) 3824-3660 - Fax.: (11) 3824-3660


Unidade Angélica

Avenida Angélica, nº 352 - Santa Cecília
São Paulo - SP - CEP 01228-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro e
Santa Cecília - Tel.: (11) 3825-8344

Redes Sociais

Selos Institucionais

Selo IES Socialmente Responsável