Projeto de Educação Ambiental
Foto: Arquivo pessoal
Curso da Oswaldo Cruz realiza atividade de Educação Ambiental

O curso de Engenharia Ambiental do Grupo Oswaldo Cruz implantou em abril deste ano um projeto de Educação Ambiental em escolas do Ensino Fundamental e Médio. A atividade conta com visitas semanais, todas as quartas–feiras no período da tarde, com a duração de 1h30, e possui a participação de docentes e alunos do curso, como parte do Trabalho de Conclusão de Curso.

“O compromisso assumido na Educação Ambiental é com as mudanças de valores, mudanças comportamentais, principalmente no que se referem às percepções da relação do homem com o meio ambiente e de suas atitudes. A Educação Ambiental se dedica a motivar e a sensibilizar a participação proativa da população em defesa da qualidade de vida de uma sociedade igualitária, comprometida com a ética”, explica a coordenadora do curso de Engenharia Ambiental da Oswaldo Cruz, Profa. Dra. Márcia Freire dos Reis Gorny

A atividade conta com a participação das alunas Ana Luiza Cabrini, Daiane Apolinário, Giovanna Oliveira, Isabela Castro, Larissa Vilella, Lorena Fernandes Cabral, Mariana Zanella Pereira, Tamara Soares e Thayná Almeida. Os temas predominantes são os resíduos sólidos, a proteção do verde, uso e degradação dos mananciais, ações para conscientizar a população em relação à poluição do ar. “A educação ambiental infantil entende que a criança é uma agente disseminador das posturas ambientalmente corretas fundamentadas na sustentabilidade”, enfatiza a coordenadora.

Atividades desenvolvidas no projeto Educação Ambiental

Nos primeiros meses do projeto foram tratados temas como uso da água e seus impactos, biodiversidade, ciclo hidrológico, solo e interação dos seres vivos. As atividades até o momento desenvolvidas foram elaboração de biomapas, apresentação de vídeos e debates, ciclo hidrológico, sistemas de purificação de água: filtros de areia e carvão ativado, terráreo, além da oficina com animais exóticos e discussão sobre cadeia alimentar, elaboração de relatórios sobre terráreo e montagem de sistema de aquaponia e elaboração de relatórios.

“O nosso projeto visa a colocação de ideias e uma imagem do meio ambiente diferente do que muitos estão acostumados a lidar. Propomos atividades interativas, como jogos, vídeos, experiências e o carro chefe: a Aquaponia, que é, falando de uma forma bem simplificada, uma horta sustentável criada a partir da junção da hiônia e piscicultura”, aponta a aluna de Engenharia Ambiental do Oswaldo Cruz, Tamara Nascimento.

Desde o início do projeto, o curso do Oswaldo Cruz realizou o trabalho de Educação Ambiental no Colégio Vida, localizado em Osasco. “Porém temos demandas para outros colégios em São Paulo e estamos prontos para atendê–los”, explica Márcia Gorny. Os colégios de Ensino Fundamental e Médio interessados na implantação da atividade do curso de Engenharia Ambiental do Oswaldo Cruz podem contatar a coordenadora para obter mais informações através do e–mail marcia.freire@oswaldocruz.br.

Confira abaixo o depoimento dos alunos participantes do projeto de Educação Ambiental:

“Participar desse projeto tem acrescentado muito na minha formação acadêmica e pessoal. Para ajudar a ministrar essas aulas faço pesquisas sobre os temas que iremos abordar, formas de passar o conhecimento que possuo e tipos de brincadeiras aplicáveis para que agreguem conhecimento para os alunos. Com isso, adquiro conhecimento e amadurecimento profissional ao atuar em uma das possíveis áreas de minha profissão. Na minha formação pessoal esse projeto tem contribuído na minha melhora como cidadã ao me posicionar frente a pessoas e servir como exemplo para suas formações de caráter”, Lorena Fernandes Cabral.

“Nós tentamos sempre fazer com que as crianças se conscientizem da maneira mais simples possível. Então procuramos jogos, passamos vídeos divertidos e damos explicações menos complexas. Para mim está sendo maravilhoso. As crianças são muito sinceras, então, sempre que apresentamos um tema novo para elas, o retorno é imediato e verdadeiro. Logo, tudo aquilo que a gente sabe, acaba mudando toda quarta–feira, quando elas apresentam suas ideias. Acho isso muito bom tanto para o crescimento pessoal quanto para o profissional”, Mariana Zanella Pereira da Cruz.

“O projeto tem sido uma atividade diferente, gratificante e prazerosa para todas nós. Foi um desafio lidar com crianças e adolescentes, mas, para nossa surpresa, eles têm se mostrado bem interessados, alegres e dispostos a fazer as atividades propostas. Para nós, a participação neste projeto de Educação Ambiental pode acrescentar em uma visão do meio voltado para a base, onde tudo se inicia e, assim, onde tudo pode melhorar. Estamos tão acostumados a resolver problemas e não cuidamos para que os mesmos não aconteçam. Desta forma, a Educação Ambiental nos mostra que ela é a chave para que as medidas preventivas aconteçam cada vez mais do que as reparatórias. A própria Educação Ambiental é uma medida preventiva e, em nossa opinião, uma das formas mais eficazes para um mundo melhor”, Tamara Nascimento.

“Me sinto muito realizada em participar do projeto, pois a área de Educação Ambiental é uma das que eu mais gosto de trabalhar. Além de estar lidando com crianças e com o meio ambiente, duas coisas que gosto muito. Sinto que estou ajudando os futuros cidadãos do planeta a possuírem maior conscientização e terem mais cuidado com a natureza”, Ana Luiza Cabrini.











  Publicado em: 03/08/2017  por: Egidio Oliveira  
Comentários
em: 06/08/2017 14:27:54
1) Parabéns aos alunos e especialmente à Coordenadora, Profa Márcia, sempre à frentes dessas ótimas iniciativas!!!

Profa Alice Chasin
 
Comentário *  caracteres
Atenção: No final do comentário coloque seu nome e e-mail.


Digite o número acima

      

Unidade Barra Funda

Rua Brigadeiro Galvão, nº 540 - Barra Funda
São Paulo - SP - CEP 01151-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Tel.: (11) 3824-3660 - Fax.: (11) 3824-3660


Unidade Angélica

Avenida Angélica, nº 352 - Santa Cecília
São Paulo - SP - CEP 01228-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro e
Santa Cecília - Tel.: (11) 3825-8344

Redes Sociais

Selos Institucionais

Selo IES Socialmente Responsável