Semana da Enfermagem aborda conhecimentos sobre práticas de Saúde Integrativa
Foto: Arquivo pessoal
Alunos participaram da organização da Semana da Enfermagem

A Faculdade de Enfermagem Oswaldo Cruz (FEOC) promoveu nos dias 12, 15, 16 e 19 de maio a VII Semana da Enfermagem. O evento celebrou o Dia Mundial do Enfermeiro, comemorado em 12 de maio, e trouxe na edição deste ano a temática “Promoção de saúde e bem–estar por meio de práticas integrativas”. A programação contou com talk show, dinâmicas de grupo, apresentações artísticas e workshops e foi realizado no prédio III da instituição de ensino, no Auditório do Boulevard e no Laboratório de Práticas de Enfermagem.

“Além de comemorar o dia Mundial do Enfermeiro, a Semana de Enfermagem compreende a Semana Nacional da Enfermagem, ocasião onde, além de confraternizarem, alunos e profissionais de Enfermagem se ocupam de promover eventos diversos com vistas à atualização científica e técnica, atualização e discussão sobre as políticas de saúde, além de projetos de educação em saúde, lazer, cultura e cidadania”, explica o diretor do FEOC, Prof. Dr. Arthur Bittes.

A organização da Semana da Enfermagem contou com a participação dos alunos do curso de Enfermagem do Oswaldo Cruz. A participação dos estudantes esteve relacionada à disciplina Gestão de Serviços de Saúde e Empreendedorismo, uma atividade prática, onde os alunos exercitam as funções administrativas, escolhem o tema e a programação e têm supervisão da coordenação de curso.

“Todos os alunos do ciclo II cursando a disciplina Gestão de Serviços de Saúde e Empreendedorismo se organizaram em times, divididos em Comunicação, Programação e Secretaria, e foram liderados por uma colega eleita por eles como a presidente da semana. Houve também a participação espontânea dos alunos do 1º ciclo, sob coordenação da professora Estela Nicolau, por meio do labirinto da Enfermagem, e um coffee break oferecido no encerramento da semana”, relata o diretor do curso de Enfermagem.

Workshops oferecem conhecimento teórico e prático sobre praticas de saúde integrativa

A edição deste ano da Semana da Enfermagem contou com seis workshops que tiveram por objetivo oferecer conhecimento teórico e prático sobre práticas de saúde integrativa, já incorporadas no Sistema Único de Saúde (SUS) e de competência multiprofissional. “Estas práticas visam, sobretudo, a promoção da saúde e bem estar, tem baixo custo e fácil adesão dos usuários”, explica Arthur Bittes.

As atividades receberam o patrocínio de profissionais da Casa Madame Sophia, casa terapêutica voltada para tais práticas integrativas de saúde, além de apoio de professores terapeutas de modalidades integrativas, e também da ex–aluna Erika Cardozo Pereira. A enfermeira formada na Oswaldo Cruz é residente de 2º ano em Práticas Integrativas e Complementares de Saúde – Residência Multiprofissional da Secretaria de Saúde de São Paulo. Trata–se da primeira residência desta modalidade oferecida no Brasil e iniciada em 2016.

Já o talk show promovido no primeiro dia do evento foi incorporada à programação por ser uma modalidade que tem sido comum em eventos. “Por meio de uma entrevista, um mediador explora com os convidados o tema principal, no caso versou sobre o tema escolhido para a Semana de Enfermagem neste ano”, apontou Bittes.

Outra atividade acrescentada na edição deste ano foi o Labirinto da Enfermagem – História da Saúde. A ação ocorreu no Hall do Boulevard, possibilitou a visitação de toda comunidade acadêmica e teve por objetivo criar um modo lúdico de contar a história e evolução do conceito e tratamentos de Saúde. A ação envolveu a apresentação desde o período medieval, passando pela organização da Enfermagem moderna e sua instituição como profissão regular na Inglaterra, América do Norte e Brasil.








  Publicado em: 12/06/2017  por: Egidio Oliveira  
Comentário *  caracteres
Atenção: No final do comentário coloque seu nome e e-mail.


Digite o número acima

      

Unidade Barra Funda

Rua Brigadeiro Galvão, nº 540 - Barra Funda
São Paulo - SP - CEP 01151-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Tel.: (11) 3824-3660 - Fax.: (11) 3824-3660


Unidade Angélica

Avenida Angélica, nº 352 - Santa Cecília
São Paulo - SP - CEP 01228-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro e
Santa Cecília - Tel.: (11) 3825-8344

Redes Sociais

Selos Institucionais

Selo IES Socialmente Responsável