Engenharia Civil conceito 4 no MEC
Foto: Douglas Salles
Curso de Engenharia Civil obtém conceito 4 em avaliação do MEC

O curso de Engenharia Civil do Grupo Oswaldo Cruz obteve, no dia 18 de maio, o conceito 4 na avaliação de Reconhecimento do Curso realizado pelo Ministério da Educação (MEC), em uma escala que varia de 1 a 5. A avaliação ocorreu após a visita conduzida pela comissão de avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que ocorreu nos dias 08 e 09 de maio, para verificar, dentre outros quesitos, o Projeto Pedagógico, o corpo docente, e as instalações físicas.

“Esta pontuação mostra que estamos no caminho certo. Possuímos um Projeto Pedagógico que vive em constante reavaliação e com modificações permanentes. A boa nota mostra que estamos atualizados e fazendo evoluções corretas, e isso dá confiança aos nossos alunos e aos novos estudantes que virão”, destaca o coordenador do curso de Engenharia Civil do Oswaldo Cruz, Prof. Dr. Alexandre de Sant’Anna.

O processo de avaliação faz parte da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Superior, que visa garantir a qualidade do ensino oferecido pelas instituições de ensino superior. A comissão do MEC analisou a organização Didático–Pedagógica, a titulação dos professores e o Projeto Pedagógico. “Conseguimos montar um corpo docente com sólida formação acadêmica, muita experiência no magistério superior e, principalmente, com experimentada prática profissional”, elogia Alexandre de Sant’Anna.

Além da análise da documentação e de entrevistas com docentes e estudantes, a análise contou também com a visita às instalações físicas, como salas de aula, biblioteca, equipamentos, laboratórios e questões de Acessibilidade para portadores de deficiência. ”É um processo bastante detalhado e muito trabalhoso”, enfatiza o coordenador de Engenharia Civil.

As características do curso de Engenharia Civil no Oswaldo Cruz

O curso de graduação em Engenharia Civil recebeu sua primeira turma no no primeiro semestre de 2011. Dentre as principais características de uma profissão de ampla atuação, destaca–se a capacitação aos estudantes na confecção de projetos, gerenciamento e execução de obras estruturais de edifícios e de infraestrutura, como pontes, viadutos, estradas, barragens, portos e hidroelétricas.

O engenheiro civil também realiza a análise das características do solo, estudo da insolação e da ventilação, definição dos tipos de fundação, planejamento de redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento das construções. Também compete ao profissional a escolha do material mais adequado para cada uma dessas situações.

“Posso assegurar que formamos um engenheiro com uma visão bem moderna da Engenharia Civil. O aluno formado seguramente pode atuar em todas as áreas da Engenharia Civil, desde a área de projetos até nas obras de estruturas ou infraestruturas”, destaca o coordenador.

  Publicado em: 09/06/2017  por: Egidio Oliveira  
Comentário *  caracteres
Atenção: No final do comentário coloque seu nome e e-mail.


Digite o número acima

      

Unidade Barra Funda

Rua Brigadeiro Galvão, nº 540 - Barra Funda
São Paulo - SP - CEP 01151-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Tel.: (11) 3824-3660 - Fax.: (11) 3824-3660


Unidade Angélica

Avenida Angélica, nº 352 - Santa Cecília
São Paulo - SP - CEP 01228-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro e
Santa Cecília - Tel.: (11) 3825-8344

Redes Sociais

Selos Institucionais

Selo IES Socialmente Responsável