Semana da Química traz palestras, seminários e apresentação dos alunos
Foto: Egidio Oliveira
Oswaldo Cruz promove a Semana da Química 2017

A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) realizou de 08 a 12 de maio a Semana da Química 2017. O evento organizado para os alunos de Química Bacharelado, Química Licenciatura e para estudantes dos dois primeiros anos de Química Industrial ocorreu no Auditório Professor Hirondel Simões Luders nos períodos matutino e noturno e contou com 10 palestras ministradas por especialistas convidados, além da apresentação de seminários de ensino e painéis elaborados pelos alunos.

“O principal objetivo do evento é envolver o estudante com o desafio da realização de trabalhos próprios para apresentação. Pretende–se, assim, introduzi–los em uma abordagem prática de produção científica”, explica o coordenador dos cursos de Química Bacharelado e Química Licenciatura, Prof. Guintar Luciano Baugis.

O planejamento para a Semana da Química e a elaboração de todo o conteúdo iniciou–se em fevereiro, logo no começo do ano letivo. A coordenação dos cursos da FFCL estabeleceu uma comissão de docentes de planejamento, que contou com os professores Aílton Camargo, Sérgio Leme e Lilian Suzuki. “As premissas foram de enfatizar a apresentação de trabalhos científicos e didáticos com foco em Química pelos estudantes dos cursos e possibilitar a avaliação e discussão por interação com os professores durante o evento”, destaca Guintar Luciano.

Evento conta com 10 palestras

A prioridade a seleção de palestras abordou assuntos atuais em Química Aplicada, Segurança em Laboratórios e Ensino da Química. O evento contou também com uma abordagem voltada para o desenvolvimento dos conteúdos dos cursos da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, trazendo temáticas como Física Moderna e Ondas Gravitacionais e o cenário da indústria química brasileira proferidas pela Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM).

A Semana da Química tradicionalmente possibilita que os estudantes apresentem trabalhos por meio de painéis, conforme formato de um congresso científico. A elaboração do tema, bem como o desenvolvimento do assunto nos trabalhos, teve suporte e orientação dos professores do curso. Desde a publicação do regulamento à apresentação no evento, os trabalhos foram desenvolvidos por cerca de três meses.

“A avaliação dos painéis foi realizada por um grupo de professores do curso, conforme critério estabelecido em regulamento. Esse critério levou em conta o desenvolvimento do assunto na apresentação e a convergência do trabalho com o conteúdo desenvolvido. As avaliações dão origem à uma nota por trabalho, que compiladas, finalmente, indicaram os trabalhos com as melhores avaliações. Na verdade, todos os trabalhos apresentados tiveram um excelente nível, mas o evento tem praxe de destacar alguns no encerramento com a concessão de um certificado de premiação”, relata Guintar.

Além da apresentação dos trabalhos na forma de painéis, ocorreram paralelamente a realização dos Seminários com tema Ensino da Química. Esta atividade foi conduzida pela professora Lilian Suzuki com os estudantes de Licenciatura em Química e teve a colaboração de docentes convidados de outras instituições. “Temas atuais foram discutidos, tais como estratégias para o ensino de exatas, programas institucionais de docência e aspectos sobre a educação básica”, explica o coordenador. Ao todo, em cinco dias de evento, foram apresentadas 190 dinâmicas, entre seminários e painéis, envolvendo diretamente 29 professores e quase 430 estudantes.

















  Publicado em: 31/05/2017  por: Egidio Oliveira  
Comentário *  caracteres
Atenção: No final do comentário coloque seu nome e e-mail.


Digite o número acima

      

Unidade Barra Funda

Rua Brigadeiro Galvão, nº 540 - Barra Funda
São Paulo - SP - CEP 01151-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Tel.: (11) 3824-3660 - Fax.: (11) 3824-3660


Unidade Angélica

Avenida Angélica, nº 352 - Santa Cecília
São Paulo - SP - CEP 01228-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro e
Santa Cecília - Tel.: (11) 3825-8344

Redes Sociais

Selos Institucionais

Selo IES Socialmente Responsável