Desafio Shell Ideas360
Foto: Egidio Oliveira
Gisele Fialho foi semifinalista do Desafio Shell Ideas360

A aluna Gisele Firmino Fialho, do quarto ano do curso de Engenharia de Produção das Faculdades Oswaldo Cruz, chegou na semifinal do Desafio Shell Ideas360. A competição é composta por três estágios, possuiu estudantes de 140 países inscritos e a aluna da Oswaldo Cruz foi a única representante da América Latina que foi aprovada para a segunda fase.

O Desafio Shell Ideas360 é uma competição global que conecta alunos para desenvolver ideias para combater problemas relacionados ao uso de recursos alimentares, aquáticos e energéticos do mundo. Após uma equipe de especialistas analisarem as ideias inscritas, apenas 72 times garantiram um lugar no Estágio 2 da competição. Essas ideias classificadas foram consideradas capazes de mudar o mundo no âmbito alimentar, aquático e energético.

A ideia que Gisele Fialho submeteu no desafio busca solucionar o problema do grande volume de lixo orgânico que tem como destino os lixões, onde acaba emitindo gás metano. Trata–se de um gás tóxico que contribui para o aquecimento global. “A ideia é desenvolver uma máquina que decompõe os restos alimentares de uma forma mais rápida e limpa do que é a compostagem atualmente, utilizando o biogas como fonte de energia”, explica Gisele.

Com a ideia apresentada no trabalho da aluna, além de diminuir o volume de lixo nos lixões e as emissões de gás carbônico dos caminhões de lixo e do gás metano, promove uma vida mais saudável para o consumidor final. “Isso é possível já que a máquina composteira produz adubo orgânico, que pode ser utilizado para enriquecer o solo das hortas caseira e produzir alimentos orgânicos mais fortes e saudáveis”, analisa a aluna da Oswaldo Cruz.

As etapas do Desafio Shell Ideas360

A primeira fase do desafio teve início em 01 de setembro de 2016, quando as inscrições foram abertas com a inauguração da plataforma Shell Ideas360. Esta plataforma atua como uma rede social, permitindo relacionamento e interações, onde o internauta pode enviar mensagens inbox à outros participantes, criar fóruns, tirar dúvidas, participar de enquetes e compor o seu grupo. O aumento da interação entre os participantes ocorreu também em virtude da possibilidade dos grupos do desafio serem formados por pessoas de diferentes cursos, universidades e países.

Durante esta primeira fase, os interessados foram expostos às sessões de Learning and Development, onde a Shell disponibilizava conteúdos exclusivos aos participantes e ideias inspiradoras que já mudaram o mundo. Todos os participantes que submeteram suas ideias até 20 de janeiro receberam como prêmio três meses de subscrição da revista WIRED.

Na segunda fase, cada grupo foi atribuído a um mentor da Shell. “Nesta fase, tínhamos que desenvolver melhor a ideia e evoluir, como em um business case, e produzir um vídeo de 90 segundos explicando como essa ideia mudaria o mundo”, relata Gisele. A Shell providenciou na segunda fase treinamentos de liderança e negócios através de webcasts e também Learning Sessions com experts das áreas Alimentícia, Aquática e Energética. Todos os que submeteram suas ideias até 07 de abril receberam como prêmio um ano de subscrição da revista National Geographic.

As cinco melhores ideias que passaram para a terceira fase foram anunciadas no dia 25 de abril. Estes cinco times finalistas irão apresentar seu trabalho em um painel para um júri composto por líderes seniores da Shell, especialistas da indústria externa e venture capitalists. A apresentação ocorrerá no evento Make the Future, em Londres, no dia 25 de maio.

  Publicado em: 03/05/2017  por: Egidio Oliveira  
Comentário *  caracteres
Atenção: No final do comentário coloque seu nome e e-mail.


Digite o número acima

      

Unidade Barra Funda

Rua Brigadeiro Galvão, nº 540 - Barra Funda
São Paulo - SP - CEP 01151-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Tel.: (11) 3824-3660 - Fax.: (11) 3824-3660


Unidade Angélica

Avenida Angélica, nº 352 - Santa Cecília
São Paulo - SP - CEP 01228-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro e
Santa Cecília - Tel.: (11) 3825-8344

Redes Sociais

Selos Institucionais

Selo IES Socialmente Responsável