Doações para o Instituto Luz do Amanhã
Foto: Egidio Oliveira
Colaboradoras do Serviço Social entregaram donativos

Os setores do Serviço Social e do Departamento de Suporte Acadêmico e Didático (DSAD) das Faculdades Oswaldo Cruz entregaram na manhã de 11 de abril donativos para o Instituto Luz do Amanhã. A organização sem fins lucrativos é uma casa de apoio e convivência para crianças e adolescentes com câncer e outras patologias, e as doações da instituição de ensino contaram com roupas, guarda–chuvas, materiais escolares e utensílios domésticos.

“A saúde é umas das políticas públicas imprescindíveis para a população, e o tratamento do câncer de crianças e adolescentes é um processo difícil tanto para eles como para a sua família. A busca por um atendimento de qualidade faz com que pessoas se desloquem para outros estados. O Instituto que realizamos a parceria acolhe algumas famílias, pois elas não têm condições financeiras para hospedarem–se em São Paulo”, explica a assistente social das Faculdades Oswaldo Cruz, Alessandra Barbosa.

Localizado no bairro Jardim Norma, na zona leste de São Paulo, o projeto do Instituto Luz do Amanhã teve início em 2012. No início contava apenas com o apoio a crianças carentes da região, porém foi constatada uma grande demanda de famílias que vinham de outros estados para realizar o tratamento de câncer dos filhos em São Paulo. Muitas vezes essas famílias dormiam em locais públicos próximos ao hospital, pois não tinham condições de se hospedarem em nenhum hotel da cidade.

Atualmente a Instituição Luz do Amanhã conta com o apoio a famílias carentes, que se deslocam de vários estados do país para o tratamento de crianças e adolescentes nos hospitais da região. Hoje são 16 famílias atendidas pela organização, mas o número está em constante rotatividade. O instituto não realiza agendamentos de consultas ou exames, apenas recebe e acomoda as pessoas que já estão realizando o tratamento em hospitais.

“A limpeza e a manutenção da casa são feitas pelas próprias famílias, que se dividem em grupos e cada dia realizam uma tarefa diferente. Por mais que a mão de obra dos serviços domésticos seja feita por eles, existe uma grande carência de alimentos, materiais de limpeza e produtos de higiene. A maioria das crianças e adolescentes precisa passar por cirurgias, então materiais para curativos e pós–operatórios são muito importantes”, relata Alessandra Barbosa.

Serviço
Instituto Luz do Amanhã
Endereço: Rua Virgínia de Miranda, 1199 – Jardim Norma, São Paulo.
Telefone: (11) 2055–4195.





  Publicado em: 03/05/2017  por: Egidio Oliveira  
Comentário *  caracteres
Atenção: No final do comentário coloque seu nome e e-mail.


Digite o número acima

      

Unidade Barra Funda

Rua Brigadeiro Galvão, nº 540 - Barra Funda
São Paulo - SP - CEP 01151-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Tel.: (11) 3824-3660 - Fax.: (11) 3824-3660


Unidade Angélica

Avenida Angélica, nº 352 - Santa Cecília
São Paulo - SP - CEP 01228-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro e
Santa Cecília - Tel.: (11) 3825-8344

Redes Sociais

Selos Institucionais

Selo IES Socialmente Responsável