Alunos de Engenharia Civil realizam visita à obra de recuperação estrutural
Foto: Arquivo pessoal
Alunos realizam visita à obra de recuperação estrutural de edifício

Os alunos do curso de Engenharia Civil das Faculdades Oswaldo Cruz realizaram no dia 31 de março uma visita técnica à obra de recuperação estrutural de edifício estrutural localizado no bairro da Vila Mariana, na zona sul de São Paulo. A atividade foi organizada pelo professor Edson Elias Matar e permitiu aos estudantes o acesso a oito pavimentos em concreto armado, com o objetivo da vivência da aplicação na prática dos conceitos teóricos aprendidos em aula.

“As visitas técnicas às obras são muito importantes para alunos de Engenharia Civil, pois permite confrontar a teoria com a prática, vivenciar a organização e o modo de trabalhar da empreiteira, além de ter contato com os materiais usados e com o pessoal de obra”, destaca o professor Edson Elias Matas. A atividade permitiu aos estudantes o acesso a pavimentos já recuperados, em recuperação e pavimentos ainda não recuperados, onde os alunos puderam ter contato direto com as patologias existentes. Os estudantes também tiveram contato com a prova de carga em pavimento já recuperado, onde puderam ver o equipamento de leitura e sobrecarga utilizada.

“Durante a visita, tivemos acesso a todos os andares do prédio em que está sendo realizada a recuperação estrutural. Foi mostrado e explicado pelo professor Edson a maneira correta de fazer um Reforço Estrutural, o que acontece quando a obra é exposta a intemperes como água”, analisa a aluna Ligia Diandra Castro Vilaça Costa. “Por ser um prédio de aproximadamente 60 anos, apresentava recursos utilizados antigamente, porém, hoje, com a nova recuperação, são utilizadas técnicas melhoradas, deixando de lado outras que hoje em dia são consideradas obsoletas. Por exemplo, utilizar armadura demais para vigas e pilares faz com que a degradação apareça, por conta que o concreto não consegue ter aderência necessária ao longo da armadura” acrescenta a estudante.

  Publicado em: 13/04/2017  por: Egidio Oliveira  
Comentário *  caracteres
Atenção: No final do comentário coloque seu nome e e-mail.


Digite o número acima

      

Unidade Barra Funda

Rua Brigadeiro Galvão, nº 540 - Barra Funda
São Paulo - SP - CEP 01151-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Tel.: (11) 3824-3660 - Fax.: (11) 3824-3660


Unidade Angélica

Avenida Angélica, nº 352 - Santa Cecília
São Paulo - SP - CEP 01228-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro e
Santa Cecília - Tel.: (11) 3825-8344

Redes Sociais

Selos Institucionais

Selo IES Socialmente Responsável