Professor de Farmácia lança canal do YouTube sobre Cosméticos e Beleza
Foto: Egidio Oliveira
Professor Ricardo Garcia lança canal no Youtube

O professor Ricardo D’Agostino Garcia, docente do curso de Farmácia das Faculdades Oswaldo Cruz, lançou em setembro do ano passado um canal no YouTube chamado “Dr. Cosméticos”. Em oito vídeos já publicados e com a promessa de atualização quinzenal, o veículo tem por objetivo ensinar o que está por trás da área dos Cosméticos e da Beleza.

“Há um bom tempo eu venho acompanhando as coisas da internet, blogueiros, vídeos e tudo mais. Comecei a ver muita informação mal passada ou coisas erradas. Isso começou a me incomodar demais. Como professor de Cosmetologia passava informações coerentes e corretas, mas para o público dos farmacêuticos que se formam na Oswaldo Cruz a cada ano. Resolvi que se eu tivesse um canal poderia falar de tudo que eu quiser relacionado com Cosméticos e Beleza”, explica o professor Ricardo Garcia.

Com 2.121 inscritos e 20.177 visualizações até o momento, o objetivo do canal é passar informação técnica para a população em geral que gosta de Cosméticos e Beleza. “Só que comecei a perceber que as pessoas que se inscreveram no meu canal possuem conhecimento técnico tanto quanto eu e que também trabalham com isso. Eles acharam super legal a iniciativa e são fieis às coisas que posto. Mas o grande objetivo mesmo é também atingir o público que não é técnico, que tem interesse em conhecer mais e não sabia onde encontrar. Agora possuem mais essa fonte”, relata o docente.

Canal aborda explicações sobre produtos para pele, maquiagem e cabelo

Os vídeos abordam assuntos envolvendo produtos para a pele, produtos de maquiagem e produtos para cabelo. Os conteúdos disponibilizados possuem ligação direta com as aulas ministradas por Ricardo D’Agostino Garcia na disciplina de Cosmetologia no curso de Farmácia da Oswaldo Cruz. “Para esse ano, como o número de vídeos vai aumentar, tem aulas que vou inserir vídeos meus dentro delas. Seja como um link para o aluno assistir em casa ou para complementar minha aula. É um assunto que está gravado, está disponível, e serve tanto para alguém que é leigo quanto para quem está estudando para uma formação mais técnica”, promete.

Na escolha dos temas que serão abordados, o docente fica antenado nos assuntos que estão em alta no mercado. A cada quatro vídeos, dois estão relacionados a cabelo, um à pele e outro à maquiagem. “É mais ou menos essa a ideia que venho aplicando. A proporção maior para cabelo porque é o nosso maior mercado e nesses oito vídeos que já soltei é o que mais interessa para as pessoas. Tudo que fiz sobre cabelo até agora teve muito mais acessos, visualizações e engajamento das pessoas do que as coisas de maquiagem e de pele. Fico de olho, o produto que é muito falado por blogueiros, começa a virar moda, faço um vídeo explicando ou uma resenha, qualquer coisa, alguma ação será feita em cima do que virou tendência”, detalha Ricardo Garcia.

Após a escolha do assunto que será tratado, o próprio docente monta o roteiro e começa as preparações para as gravações em seu laboratório, chamado Formular Cosméticos, uma empresa de serviços. “Lá dentro do meu laboratório preparo tudo e meu irmão, que é parceiro nesse projeto, faz a gravação. Gravamos os vídeos picados, já assistimos na hora e baixamos tudo para o computador. Junto com o roteiro e mando para um amigo meu que tem uma produtora. Ele edita tudo e sobe no Youtube para mim. Preencho com as informações sobre o vídeo, as tags e no dia certo programo a publicação”.

  Publicado em: 05/04/2017  por: Egidio Oliveira  
Comentários
em: 06/04/2017 21:42:35
1) Parabéns Prof. Ricardo.
Fico muito feliz com seu projeto, que já é um sucesso e do qual sou seguidora. Também muito orgulhosa, como sua "mãe profissional".
Brilhe cada vez mais!
Profa. Sara Gonçalves 6585
 
em: 06/04/2017 16:22:17
2) Prof. Ricardo, parabéns!
Fico feliz por você e por sua iniciativa, estávamos precisando de um canal com esse formato, idealizado por pessoa séria e competente.
Muito sucesso para o "Dr. Cosméticos".
Profa. Beth Brotto.
 
em: 06/04/2017 12:21:40
3) Parabéns Prof Ricardinho!!!!
Que seu sucesso profissional aumente ainda mais com a utilização dessa mídia. Com certeza, serei uma de suas seguidoras. Muito orgulho de ter sido sua professora e ter a certeza que a DermatoToxicologia está sempre presente em suas criações. Um beijo! Profa Alice Chasin
 
Comentário *  caracteres
Atenção: No final do comentário coloque seu nome e e-mail.


Digite o número acima

      

Unidade Barra Funda

Rua Brigadeiro Galvão, nº 540 - Barra Funda
São Paulo - SP - CEP 01151-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Tel.: (11) 3824-3660 - Fax.: (11) 3824-3660


Unidade Angélica

Avenida Angélica, nº 352 - Santa Cecília
São Paulo - SP - CEP 01228-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro e
Santa Cecília - Tel.: (11) 3825-8344

Redes Sociais

Selos Institucionais

Selo IES Socialmente Responsável