Curso de Administração da Oswaldo Cruz obtém conceito 4 no Enade
Foto: Douglas Salles
Curso de Administração da Oswaldo Cruz obtém conceito 4 no Enade

O curso de Administração das Faculdades Oswaldo Cruz obteve o conceito 4 na avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), em escala de notas que varia de 1 a 5. O resultado foi divulgado no dia 08 de março pelo Ministério da Educação (MEC) e representa que as Faculdades Oswaldo Cruz estão posicionadas entre os 20 melhores cursos de Administração do Estado de São Paulo, dentre 457 instituições avaliadas. O exame foi implantado em 2004 e possui o objetivo de medir a qualidade e o aprendizado de estudantes de graduação que ingressam e se formam nas instituições de ensino superior.

“Esta nota quatro significa que o curso de Administração das Faculdades Oswaldo Cruz tem qualidade no seu Projeto Pedagógico, nos seus Planos de Ensino e na capacidade de seus professores, com muita experiência no mercado de trabalho e na vida acadêmica”, explica o coordenador do curso de Administração, Prof. Ms. Roberto Vieira Robert . “De 2013 até 2016 realizamos uma análise detalhada e mudanças estruturais no curso de Administração, readequando às necessidades atuais e futuras do mercado de trabalho. Com isto preparamos melhor os nossos alunos para os diversos cargos de gestores nas empresas e também com a capacidade profissional de empreender novas organizações”, enfatiza o docente.

Os estudantes tiveram as competências avaliadas com base no conteúdo específico do curso, além de conhecimentos gerais e habilidades em prova. “Nesta avaliação foi abordada conhecimentos gerais da realidade atual e do curso de Administração e conhecimentos específicos sobre todas as disciplinas que compõem o curso”, explica o professor Roberto Vieira Robert.

As características do curso de Administração da Oswaldo Cruz

Planejar, dirigir e controlar as empresas são atribuições gerais do administrador. Sua formação abrangente lhe permite trabalhar em quase todos os departamentos das organizações. O curso de Administração das Faculdades Oswaldo Cruz é projetado para a formação de profissionais que possam atuar principalmente em nove áreas, descritas abaixo:

Administração Geral: gerenciar todas as operações de uma empresa, desde a organização de seus recursos humanos, materiais e financeiros até o desenvolvimento de estratégia de mercado, visando o aumento da produtividade, competitividade e lucratividade empresarial.

Administração em Finanças: gerenciar as atividades financeiras de uma empresa, tratando das questões como patrimônio empresarial, aplicações financeiras, capital de giro e análise de orçamentos, visando adequar às necessidades de recursos da empresa e a otimização da rentabilidade dos investimentos realizados.

Administração em Recursos Humanos: gerenciar as relações entre os funcionários e a empresa, coordenando os processos de seleção e admissão, os planos de carreiras, os programas de incentivos, de treinamento e a capacitação profissional, em atendimento às necessidades empresariais.

Administração de Negócios Internacionais: gerenciar as atividades comerciais de uma empresa com organizações de outros países, cuidando dos processos de importação, identificando oportunidades de exportação, observando as normas mercantis, alfandegárias e fiscais estabelecidas, com intuito de ampliar as transações a serem realizadas no mercado externo.

Administração de Logística e Transportes: gerenciar o fluxo produtivo da empresa, desde o recebimento e a estocagem da matéria–prima até a distribuição dos produtos nos pontos–de–venda de forma integral e racional, possibilitando o estabelecimento de um processo econômico e eficaz.

Administração de Marketing: gerenciar e estabelecer as estratégias de atuação de uma empresa no mercado, estudar as necessidades dos clientes, desenvolver produtos e serviços para atendê–los, planejar as formas de vendas e cuidar da imagem e da comunicação, visando ampliar a participação no mercado consumidor.

Administração de Comércio Virtual – E–business: gerenciar um conjunto de ferramentas, para analisar toda a informação disponível da empresa, visando identificar o comportamento dos clientes e definir as melhores estratégias virtuais para os negócios empresariais.

Administração em Ecologia e Meio Ambiente: gerenciar as variáveis ambientais, sociais e tecnológicas que possam afetar os resultados organizacionais, de forma a transformar os desafios ambientais em oportunidades de negócios e de melhoria da qualidade de vida.

Administração de Varejo: gerenciar atividades voltadas para o atendimento das necessidades de comercialização de produtos e serviços, com intuito de promover uma melhor adequação dos resultados econômicos e financeiros das empresas, através de ações estratégicas, táticas e operacionais que visem atender às necessidades e expectativas dos consumidores.

  Publicado em: 02/04/2017  por: Egidio Oliveira  
Comentários
em: 06/04/2017 12:23:46
1) Parabéns a todos pelo resultado obtido!!!
Profa Alice Chasin
 
Comentário *  caracteres
Atenção: No final do comentário coloque seu nome e e-mail.


Digite o número acima

      

Unidade Barra Funda

Rua Brigadeiro Galvão, nº 540 - Barra Funda
São Paulo - SP - CEP 01151-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Tel.: (11) 3824-3660 - Fax.: (11) 3824-3660


Unidade Angélica

Avenida Angélica, nº 352 - Santa Cecília
São Paulo - SP - CEP 01228-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro e
Santa Cecília - Tel.: (11) 3825-8344

Redes Sociais

Selos Institucionais

Selo IES Socialmente Responsável