Trabalho em conferência em Barcelona
Foto: Arquivo pessoal
Vinicius Guilhermino apresentou trabalho na Espanha

O aluno do curso de Design da Oswaldo Cruz, Vinicius Guilhermino Alves, apresentou, no dia 26 outubro, seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na Conferência internacional em Design e Artes Gráficas (4º CIDAG). O trabalho do estudante abordou a representatividade de minorias sociais nas publicações de quadrinhos e a apresentação ocorreu no evento realizado na Escola Universitária Salesiana de Sarriá (Salesians Sarrià), localizada no Distrito de Sarrià–Sant Gervasi, em Barcelona, na Espanha.

“Meu trabalho tinha cunho social. Buscou estudar as barreiras sociais e legais que impediram e ainda impedem a inclusão nos quadrinhos de personagens que representem bem as minorias étnicas, a comunidade LGBTQ+, as mulheres e as pessoas com debilidades físicas”, explica Vinicius Guilhermino. “Posteriormente, criei um roteiro e personagens originais para exemplificar como incluir de forma natural essas temáticas nos quadrinhos, sem que isso se torne o foco da história. Porém essa parte foi apresentada apenas no TCC”, acrescenta.

A elaboração do TCC de Vinicius Guilhermino, intitulado “Diversidade e História em Quadrinhos: Rompendo os Paradigmas do Estereótipo”, iniciou com uma pesquisa bibliográfica para levantamento de aspectos legais e sociais que contribuíram para este tipo de segregação nos quadrinhos. Depois de colher essas informações, foram cruzadas com um estudo de caso, analisando os super–heróis e seus estereótipos em HQs e Graphic novels da editora e Publisher de quadrinhos DC, especialmente no período de 1970 a 2010. “A pesquisa de referências de Design, roteirização e narrativa visual para enriquecer o projeto, assim como a criação do roteiro e personagens foi feita principalmente no decorrer do segundo semestre, mesmo que os primeiros conceitos tenham se iniciado no fim do primeiro semestre”, detalha Vinícius.

Apresentação ocorreu por indicação de docente do curso de Design

A oportunidade da apresentação em Barcelona ocorreu por indicação da docente do curso de Design da Oswaldo Cruz, Profa. Dra. Eleida Pereira de Camargo, orientadora do trabalho. A professora enxergou potencial na pesquisa e pediu permissão para inscrever a parte teórica do projeto no CIDAG, já que ela própria inscreveu seu trabalho de Pós–Doutorado na conferência. “Ela me ajudou a formatar meu trabalho nas normas interacionais, e nós dois acabamos nos encontrando em Barcelona”.

Após a cerimônia de abertura da conferência, a participação de Vinicius Guilhermino marcou o início das apresentações do evento. O estudante da Oswaldo Cruz foi o único brasileiro a apresentar na seção que participou e também o único graduando, já que todos os outros trabalhos eram teses de mestrado e doutorado. A apresentação possuía o tempo máximo de duração de 10 minutos e contou com a presença da banca de organização e seleção do congresso, além dos outros palestrantes e convidados especiais. “Acabou sendo uma das minhas melhores apresentações, consegui falar tudo no tempo e o público pareceu interessado no tópico”, relata Vinicius.

A participação na conferência não agregou para o aluno somente em conhecimento acadêmico, mas também no contato com a cultura da cidade catalã. “A experiência foi incrível! Pude fazer contatos, amizades e ouvir palestras sobre temas os quais nunca pensei, vindas de todos os lugares do mundo. Foi também uma chance do conhecer a Espanha, passear por Barcelona com minha professora após o fim do evento. Conhecer arquitetura e pessoas completamente diferentes de tudo o que poderia imaginar. Tudo isso porque decidi abraçar um projeto de paixão e falar sobre meus temas favoritos, historia em quadrinhos e diversidade”, destaca.

  Publicado em: 09/12/2016  por: Egidio Oliveira  
Comentários
em: 19/12/2016 17:28:19
1) Maravilhoso Vinicius! É assim que se faz. Atuações como esta é que dá um significado a tudo e faz valer o nosso trabalho. Conte sempre conosco! Biblioteca Alfredo Monteiro – biblioteca@oswaldocruz.br
 
em: 09/12/2016 20:13:36
2) Parabéns, Vinicius. Uma excelente iniciativa. Parabéns também à professora Eleida por incentivar e orientá–lo nesse trabalho.
Prof. Nobu Chinen nobuyoshi.chinen@oswaldocruz.br
 
Comentário *  caracteres
Atenção: No final do comentário coloque seu nome e e-mail.


Digite o número acima

      

Unidade Barra Funda

Rua Brigadeiro Galvão, nº 540 - Barra Funda
São Paulo - SP - CEP 01151-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Tel.: (11) 3824-3660 - Fax.: (11) 3824-3660


Unidade Angélica

Avenida Angélica, nº 352 - Santa Cecília
São Paulo - SP - CEP 01228-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro e
Santa Cecília - Tel.: (11) 3825-8344

Redes Sociais

Selos Institucionais

Selo IES Socialmente Responsável