Aluno de Engenharia Ambiental implanta projeto de redução da geração de resíduo
Foto: Arquivo pessoal
Sérgio Bernardo implantou projeto de redução da geração de resíduo

O aluno do curso de Engenharia Ambiental das Faculdades Oswaldo Cruz, Sergio Beserra Araujo Bernardo, implantou, no período de maio a novembro deste ano, um projeto de redução da geração de resíduo comum, grupo de resíduo de serviço de saúde que se assemelha ao resíduo doméstico. O estudante realizou o projeto em 12 unidades de atendimento, na empresa de grande porte no ramo de Medicina Diagnóstica, que estagia há aproximadamente um ano e dois meses na área de Sustentabilidade e Qualidade.

“O projeto aborda, principalmente, a questão do descarte incorreto de resíduos do Grupo D, reciclável e comum, e seus impactos negativos ao meio ambiente, bem como dicas de boas práticas para redução da geração de resíduo”, explica Sérgio Bernardo. “Foi trabalhado também a questão da vida do resíduo, que inicia–se quando é gerado e finaliza em sua disposição final. Além disso, outros temas como desperdício de alimento e obsolescência programada”, complementa.

O objetivo do trabalho do estudante foi buscar a melhoria no descarte dos resíduos, uma vez que grande parte do resíduo comum descartado na verdade é resíduo reciclável descartado incorretamente. O projeto também visou a disseminação do conhecimento, trabalhando a conscientização ambiental com os colaboradores e terceiros, além do resgate de pontos focais nas unidades que seriam responsáveis por disseminar conhecimento ambiental, adquirido em treinamento interno sobre gestão de resíduos.

As etapas do projeto

Por se tratar de um projeto piloto, a sua aplicação, a princípio, ocorreu em 12 unidades de atendimento, e foi dividida em cinco grandes momentos. A primeira etapa foi realizada em maio através do treinamento de capacitação para terceiros envolvidos no processo de gestão de resíduos.

Já no período de junho a setembro, o aluno realizou uma competição amistosa entre as unidades selecionadas. “Para composição da pontuação, considerou–se o número de participantes de cada unidade, o número de acertos nos questionários respondidos referentes às aulas de cunho ambiental e a taxa de redução de geração de resíduo comum, considerando sempre o mesmo período de monitoramento deste ano em relação ao ano passado. Por exemplo: quanto diminuiu a geração considerando junho de 2016 em relação à junho de 2015”, explica Sérgio.
.
No mês de outubro, o projeto contou com uma mesa redonda para avaliação de pequenas ações tomadas pelos pontos focais, para ajudar a atingir os objetivos do projeto e engajar o maior número de colaboradores. Em novembro, ocorreu a premiação das unidades vencedoras e reconhecimento pelo melhor desempenho.

Disciplinas do curso de Engenharia Ambiental contribuem para o projeto

As disciplinas do curso de Engenharia Ambiental das Faculdades Oswaldo Cruz Planejamento e Gestão Ambiental; Gerenciamento de resíduos sólidos, Higiene e Segurança do Trabalho, Introdução à Poluição Ambiental e Gerenciamento de Áreas Contaminadas, contribuíram com a realização do trabalho do estudante em seu estágio.

Em atuação na área de Sustentabilidade e Qualidade, Sérgio Bernardo auxilia na elaboração de relatórios gerenciais referentes a área de Sustentabilidade e realiza a atualização e a elaboração de Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde. O estudante também é responsável pela elaboração e aplicação de cursos e treinamentos internos para gestão de resíduos; desenvolvimento e gestão de projeto ambiental interno. O escopo de atuação também abrange a vistoria ambiental em unidades de atendimento, o acompanhamento em auditorias internas e externas, além do auxílio na Gestão de Eventos Adversos e Melhorias Contínuas.

  Publicado em: 08/12/2016  por: Egidio Oliveira  
Comentários
em: 11/12/2016 20:45:23
1) Parabéns Sérgio, muito orgulhoso de ter sido seu professor. Sucesso!
 
Comentário *  caracteres
Atenção: No final do comentário coloque seu nome e e-mail.


Digite o número acima

      

Unidade Barra Funda

Rua Brigadeiro Galvão, nº 540 - Barra Funda
São Paulo - SP - CEP 01151-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Tel.: (11) 3824-3660 - Fax.: (11) 3824-3660


Unidade Angélica

Avenida Angélica, nº 352 - Santa Cecília
São Paulo - SP - CEP 01228-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro e
Santa Cecília - Tel.: (11) 3825-8344

Redes Sociais

Selos Institucionais

Selo IES Socialmente Responsável