Aluno de Química Licenciatura é destaque em simpósio internacional
Foto: Egidio Oliveira
O aluno Thiago Nobre participou de simpósio internacional

O aluno de Química Licenciatura das Faculdades Oswaldo Cruz, Thiago Ricardo Santos Nobre, teve seu trabalho apresentado e publicado no 24° Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP). A apresentação do trabalho do estudante, intitulado "Obtenção e análise de cimento desidratado por difração de raios–X", ocorreu em evento realizado nos dias 19 e 20 de outubro, no Campus Cidade Universitária, em São Paulo, na área Engenharia Civil.

“O tema da pesquisa aborda a reciclagem e aproveitamento dos resíduos de construção e demolição (RCD), com o intuito de reativar as frações finas cimentícias contidas nestes resíduos com o objetivo de desenvolver novos ligantes, cimentos, de baixo impacto ambiental”, explica o aluno Thiago Nobre. O projeto de pesquisa está em andamento e recebe o apoio em um trabalho de mestrado que está sendo realizado com parcerias entre a Escola Politécnica da USP e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) há seis meses. A orientação é realizada pelos professores Dr. Sérgio Cirelli Angulo (USP) e Dr. Valdecir Angelo Quarcioni (IPT).

“Produzimos nosso resíduo no laboratório, a partir de um cimento original tradicional, cimento Portland, utilizado na cidade de São Paulo”, explica o aluno. “Hidratamos por um período de 91 dias. Após isso, este material passou por um processo de britagem, moagem e peneiramento, para então passar para a etapa de desidratação, calcinação à 500°C. Vale ressaltar que esta temperatura é aproximadamente 1/3 da energia utilizada na fabricação do processo de cimento Portland (1500°C)”, descreve.

O estudante de Química Licenciatura das Faculdades Oswaldo Cruz explica ainda que, após a calcinação, o cimento já desidratado foi reidratado e caracterizado pela técnica de difração de raios–X (DRX), a qual caracteriza e identifica as fases cristalinas presentes na amostra.

As etapas do 24° SIICUSP e o prêmio de destaque

As inscrições para participar Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP ocorreram no período de 20 de junho a 10 de agosto. Poderiam participar estudantes de graduação de qualquer instituição de ensino e foi necessário submeter um resumo do trabalho em duas versões, uma em inglês e uma em português, com um modelo pré–estabelecido.

O trabalho "Obtenção e análise de cimento desidratado por difração de raios–X" foi aceito e aprovado para apresentação na 1ª Etapa do Simpósio. A pesquisa do aluno da Oswaldo Cruz recebeu o prêmio destaque e, então, o estudante foi convidado a apresentá–lo na etapa internacional do SIICUSP. Nesta etapa, os estudantes melhor avaliados na primeira fase foram indicados para apresentarem seus trabalhos com pôster na língua inglesa. A programação contou com a participação de estudantes e docentes convidados de instituições estrangeiras.

“Este prêmio concedido à nossa pesquisa deve–se, provavelmente, pelo apelo ambiental e social fortemente destacado no trabalho. Atualmente, o Brasil gera mais de 120 mil toneladas de RCD e boa parte acaba sendo transportado e depositado em aterros”, explica Thiago Nobre. “Assim, estudos que envolvam o aproveitamento destes resíduos fazem–se necessários, com intuito de agregar valor ao mesmo, reduzir o consumo de matérias–primas não–renováveis e reduzir a emissão de CO2 na atmosfera”, ressalta.

Leia também:
> Reportagem especial: O pioneirismo do Grupo Oswaldo Cruz na área da Química.
> Aluno de Licenciatura em Química participa da 39ª reunião da SBQ
> Aluno de Química apresenta pesquisa no Congresso Brasileiro do Cimento .

  Publicado em: 10/11/2016  por: Egidio Oliveira  
Comentário *  caracteres
Atenção: No final do comentário coloque seu nome e e-mail.


Digite o número acima

      

Unidade Barra Funda

Rua Brigadeiro Galvão, nº 540 - Barra Funda
São Paulo - SP - CEP 01151-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Tel.: (11) 3824-3660 - Fax.: (11) 3824-3660


Unidade Angélica

Avenida Angélica, nº 352 - Santa Cecília
São Paulo - SP - CEP 01228-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro e
Santa Cecília - Tel.: (11) 3825-8344

Redes Sociais

Selos Institucionais

Selo IES Socialmente Responsável