Coordenadora de Engenharia Ambiental faz palestra sobre Sustentabilidade
Foto: Arquivo pessoal
A coordenadora de Engenharia Ambiental, Profa. Márcia Gorny

A coordenadora do curso de Engenharia Ambiental das Faculdades Oswaldo Cruz, Profa. Dra. Márcia Gorny, ministrou, no dia 05 de outubro, uma palestra sobre Sustentabilidade na Escola Pueri Regnum. A atividade voltada para pais de alunos de educação infantil possuiu a temática “Preparando os nossos filhos para o futuro: Caminhos para o desenvolvimento sustentável”.

“Na palestra, eu abordei o modelo de desenvolvimento escolhido pela sociedade até atingir seu estágio atual, mostrando a geração de resíduos na cadeia produtiva e a responsabilidade que a gente tem na pressão que exerce sobre o meio ambiente”, explica a professora Márcia Gorny. “Foi dado foco sobre a cultura do descartável e do desperdício que possui a maioria das pessoas. Só será possível implantarmos um modelo sustentável se todos comprarem a ideia. Toda a questão da sustentabilidade tem que começar da família. A base da proteção do meio ambiente é a educação ambiental”, ressalta a docente.

Na atividade, a professora Márcia Gorny aplicou com os pais presentes a ferramenta Global Footprint Network (Rede Global de Pegada Ecológica – GFN), que está disponível no Museu do Futuro, no Rio de Janeiro. Esta ferramenta mede o impacto de um cidadão sobre o planeta por meio de perguntas sobre hábitos de consumo. Esta calculadora ainda faz uma avaliação destes hábitos e dá dicas sobre como abrandar este impacto.

“A partir desse resultado, os presentes foram direcionados para o consumo sustentável, eficiência energética e geração de resíduos. Ainda foi discutida a legislação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, na qual insere a população como responsável pela geração do seu resíduo e pela segregação do mesmo”, detalhou Márcia Gorny.

A partir desta palestra ministrada na escola de educação infantil, a coordenação do curso de Engenharia Ambiental das Faculdades Oswaldo Cruz promoverá projetos de implantação em escolas programas de Educação Ambiental, além de Gerenciamento de Resíduos Sólidos englobando estratégias preventivas e construção de sistema de compostagem. As instituições interessadas nestes projetos podem contatar a coordenação do curso pelo e–mail marcia.freire@oswaldocruz.br.

Leia também:
> Aluna de Engenharia Ambiental apresenta trabalho em congresso na Colômbia
> Engenharia Ambiental FOC: o melhor curso particular de São Paulo pelo RUF
> Curso de Engenharia Ambiental recebe nota máxima na avaliação do MEC.

  Publicado em: 08/11/2016  por: Egidio Oliveira  
Comentário *  caracteres
Atenção: No final do comentário coloque seu nome e e-mail.


Digite o número acima

      

Unidade Barra Funda

Rua Brigadeiro Galvão, nº 540 - Barra Funda
São Paulo - SP - CEP 01151-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Tel.: (11) 3824-3660 - Fax.: (11) 3824-3660


Unidade Angélica

Avenida Angélica, nº 352 - Santa Cecília
São Paulo - SP - CEP 01228-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro e
Santa Cecília - Tel.: (11) 3825-8344

Redes Sociais

Selos Institucionais

Selo IES Socialmente Responsável