XII Semana da Tecnologia 2016
Foto: Egidio Oliveira
FATEC realiza Semana da Tecnologia 2016

A Faculdade de Tecnologia Oswaldo Cruz (FATEC) promoveu, de 17 a 20 de outubro, a XII Semana da Tecnologia, direcionada aos alunos dos cursos de Tecnologia em Cosméticos, Alimentos, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão Ambiental e Polímeros. O evento, realizado no Auditório Professor Hirondel Simões Luders e em salas de aulas, possuiu palestras abordando tendências do mercado e gestão de carreiras, além de apresentações de trabalhos dos estudantes abordando temas transversais.

“A nossa XII Semana de Tecnologia tem como principal objetivo destacar a importância da ciência e tecnologia no dia a dia dos estudantes, proporcionando uma melhor qualidade do ensino. Nesse evento, nossos alunos participaram de um ambiente propício para a troca de ideais com profissionais do mercado produtivo”, destaca a diretora da FATEC Oswaldo Cruz, Profa. Ms. Maria Angélica Barone.

Os dois primeiros dias do evento contaram com palestras destinadas ao curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, abordando as temáticas “Gamificação na resolução de problemas”, “Plataforma de colaboração” e “UX Designer: inovação e designer thinking”. “Recebemos palestrantes que apresentaram temas relacionados às novas tendências tecnológicas, contribuindo, didática e tecnologicamente, para a explanação e discussão de conteúdo voltado para o crescimento pessoal e profissional dos discentes do curso de Análise de Desenvolvimento de Sistemas”, explica o coordenador do curso, Prof. Ms. Gerson Rissetti.

As palestras para os alunos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O palestrante no dia 17 de outubro foi Rafael Florêncio dos Santos, que trabalha na área de Recursos Humanos da Totvs, com formação em Gestão de Recursos Humanos, pós–graduado em Governança em TI e pós–graduando em Gestão de Negócios, com certificação ITIL e diversos cursos na área de tecnologia, processos e inovação. A atividade abordou o tema “Gamificação na resolução de problemas”. E esclareceu que a técnica da gamificação, como sendo um processo que usa elementos, mecânicas e dinâmicas de jogos, pretende engajar e direcionar comportamentos de um público, dentro de um contexto de não jogo.

Já o palestrante Peter Rojas, líder responsável pelo Mercado Internacional na Totvs, com reporte à Vice–Presidência da Plataforma Fluig e Diretoria de Mercado Internacional, atuando na capacitação de equipes técnicas e comerciais, das Américas do Norte e do Sul, discorreu a respeito da “Plataforma de Colaboração”. A atividade evidenciou o futuro do software corporativo, envolvendo colaboração, produtividade, mobilidade e análise, unificando a gestão de processos, documentos e identidades.

Diego Rezende, UX designer da Totvs, formado em Publicidade e Pós–Graduado em Gestão de Mídias Digitais, abordou o tema “UX Designer: inovação e designer thinking”, uma abordagem de inovação centrada nas pessoas, utilizando a criatividade na solução de problemas e desafios de negócio. “Sua essência é aprender vendo, ouvindo e fazendo. Pensando na experiência de entender a necessidade das pessoas”, analisa o professor Gerson Rissetti.

Evento traz palestra abordando a gestão da carreira

O terceiro dia da XII Semana da Tecnologia contou com a palestra direcionada para todos os cursos da FATEC Oswaldo Cruz, intitulada “Gestão de Carreira” e ministrada pela professora Jane Gianini Bueno. A palestrante coordena o curso “Vencendo o Processo de Seleção – Gestão de Carreira/ Empregabilidade Qualificada”, do Núcleo de Extensão Universitária Oswaldo Cruz (NEXT), e exerce docência nas áreas de Orientação Educacional, Treinamento & Desenvolvimento, Filosofia, Sociologia, Psicologia da Educação e Gestão de Carreira.

Na atividade, a professora Jane Gianini Bueno teve por objetivo despertar da consciência nos presentes de que é preciso investir em si próprio para permanecer competitivo no mercado de trabalho. A docente apresentou detalhes que fazem a diferença na busca de uma vaga profissional, como currículos mal elaborados, as constantes mudanças nos processos de seleção, os comportamentos inadequados nas entrevistas e dinâmicas de grupo, e–mails redigidos de forma inadequada e com erros graves de ortografia, além do cuidado com a imagem pessoal, a falta de conhecimento das estratégias para prospecção e divulgação no ambiente corporativo.

“Apresentamos aos participantes as fases de um processo seletivo e o papel de cada uma delas. A palestra teve por objetivo a preparação para encarar com naturalidade e confiança esses momentos, dando– lhes condições de negociarem as alternativas, tornando–os competitivos e orientando–os para que possam ter atitudes positivas voltadas para a ação, utilizando adequadamente as competências técnicas e comportamentais”, explica Jane Gianini Bueno. “Esses conhecimentos permitirão o aumento da autoconfiança e da autoestima, a diminuição dos níveis de stress e um controle emocional, que são condições necessárias para participar de um processo seletivo no mercado de trabalho e reforçam o conceito de Empregabilidade e Gestão de Carreira”, ressalta a palestrante.

Apresentação de trabalhos abordando temas transversais

O último dia da Semana da Tecnologia contou com a apresentação dos trabalhos dos alunos de todos os cursos da FATEC Oswaldo Cruz. Os estudantes tiveram que apresentar estudos abordando temas transversais, que estão voltados para a compreensão e a construção da realidade social e de seus direitos. Estes temas também estão relacionados com a vida pessoal e coletiva, além da afirmação do princípio da participação política da coletividade.

“Na Semana da Tecnologia, nossos alunos também apresentaram trabalhos a partir de temas transversais, com foco em conteúdos como: Ética e Cidadania, Educação Ambiental e Meio Ambiente, Saúde e Qualidade de Vida, Segurança e Direitos Humanos, Políticas Sociais , Debate sobre práticas de inclusão e exclusão de índios, negros, entre outros. Desta forma acreditamos contribuir com a construção da cidadania”, descreve a professora Maria Angélica Barone.












  Publicado em: 04/11/2016  por: Egidio Oliveira  
Comentário *  caracteres
Atenção: No final do comentário coloque seu nome e e-mail.


Digite o número acima

      

Unidade Barra Funda

Rua Brigadeiro Galvão, nº 540 - Barra Funda
São Paulo - SP - CEP 01151-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Tel.: (11) 3824-3660 - Fax.: (11) 3824-3660


Unidade Angélica

Avenida Angélica, nº 352 - Santa Cecília
São Paulo - SP - CEP 01228-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro e
Santa Cecília - Tel.: (11) 3825-8344

Redes Sociais

Selos Institucionais

Selo IES Socialmente Responsável