Alunos de Farmácia apresentam trabalhos no workshop do vírus Zika
Foto: Egidio Oliveira
Alunos de Farmácia apresentam trabalhos no workshop do vírus Zika

Os alunos do quarto ano do curso de Farmácia das Faculdades Oswaldo Cruz apresentaram, na manhã do dia 24 de outubro, os trabalhos realizados para o workshop do Fórum Permanente de Discussão sobre o vírus Zika. A atividade foi realizada no Auditório Professor Hirondel Simões Luders e representou o fechamento do workshop promovido durante este ano letivo, que teve por objetivo envolver a comunidade acadêmica em atividades que possibilitem a informação e desenvolvimentos de ações para enfrentamento da não efetividade do controle do vetor Aedes aegypti.

Os trabalhos começaram a ser elaborados pelos estudantes em março deste ano. Cada grupo contou com um professor orientador que ministra aula no quarto ano do curso de Farmácia das Faculdades Oswaldo Cruz. A participação dos docentes de todas as matérias da quarta série do curso, que aborda Biologia Molecular, Hematologia, Fisiologia, Toxicologia, dentre outras, propiciou um ensino interdisciplinar, em que o conhecimento se complementa a cada disciplina estudada.

“Os alunos fizeram um trabalho absolutamente interdisciplinar sobre a questão do Zika. Todas as disciplinas que compõe o quarto ano se uniram e foi um projeto integrado”, explica a Profa. Dra. Alice Chasin, docente da disciplina Toxicologia e Análises Toxicológicas no curso e organizadora do Fórum Permanente sobre o vírus Zika. “Os trabalhos foram ótimos. Os trabalhos tiveram mesmo a cara de um curso de Farmácia. O curso de Farmácia é muito eclético nas disciplinas. Temos as disciplinas tanto de Química quanto de Biologia, é uma faculdade que junta essas áreas do conhecimento”, ressalta a docente.

A apresentação no formato de banners

As apresentações ocorreram no formato de banners visando também possibilitar a vivência dos alunos que estão na graduação das requisições para participações em congressos. Os banners deviam conter ilustrações e temas que resumiam o que seria relatado pelo apresentador. A função deste material, mesmo sem explicações mais minuciosas, está em proporcionar uma ideia clara do que será apresentado.

“A apresentação no formato de banner é mostrar para o público interno e externo a coroação do que fizeram durante o ano inteiro. O banner chama o público, inclusive visualmente, para um trabalho que foi desenvolvido. Naquele banner está só o resumo, que já é difícil para os alunos fazerem, porque estão na graduação. Muito mais importante no banner é a apresentação e a defesa que fazem para o público”, explica a professora Alice Chasin.

No encerramento da apresentação, Alice Chasin apresentou um vídeo do filósofo e educador Mário Sérgio Cortella, intitulado “Faça apenas o seu melhor”, e elogiou a qualidade dos trabalhos apresentados. “Foi gratificante ver o nível de excelência que os alunos conseguiram. Eles ainda têm um ano de estudos, estão no quarto ano, e foram fundo nas pesquisas”, aponta a docente.



















  Publicado em: 04/11/2016  por: Egidio Oliveira  
Comentários
em: 05/11/2016 20:42:25
1) Parabéns mais uma vez aos alunos do 4o ano de Farmácia !!!!
 
em: 05/11/2016 12:15:28
2) Parabenizo as Professoras Alice Chasin e Márcia Gorny, e também aos demais Professores, participantes do Fórum Permanente do vírus Zika, pela iniciativa em promover, desenvolver e organizar um evento em conjunto e integrado pelas Unidades FCFB e ESQ das FOC.
Profa. Beth Brotto.
 
Comentário *  caracteres
Atenção: No final do comentário coloque seu nome e e-mail.


Digite o número acima

      

Unidade Barra Funda

Rua Brigadeiro Galvão, nº 540 - Barra Funda
São Paulo - SP - CEP 01151-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Tel.: (11) 3824-3660 - Fax.: (11) 3824-3660


Unidade Angélica

Avenida Angélica, nº 352 - Santa Cecília
São Paulo - SP - CEP 01228-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro e
Santa Cecília - Tel.: (11) 3825-8344

Redes Sociais

Selos Institucionais

Selo IES Socialmente Responsável