Professor da FCD participa da organização de evento internacional sobre quadrinhos
Foto: Simonia Fukue
Os professores Paulo Ramos, Waldomiro Vergueiro e Nobu Chinen

O professor Nobu Chinen, que ministra aula nos cursos de Radialismo, Design e Publicidade e Propaganda da Faculdade de Comunicação e Design Oswaldo Cruz (FCD), foi um dos organizadores das “3ªs Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos”. O evento foi realizado entre 18 e 21 de agosto, nas dependências da Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo (USP), e contou com sessões temáticas, palestras, lançamento de 24 livros, além da apresentação de trabalhos e debates.

As jornadas tiveram como convidados Ian Gordon, Paul Gravett e Trina Robbins, todos com produção em pesquisa em histórias em quadrinhos. Todos os participantes receberam no kit três livros gratuitamente. Segundo o professor Nobu Chinen, o evento, que é bienal, vem se superando a cada edição e já é considerado o maior evento acadêmico sobre quadrinhos da América Latina.

"Neste ano foram inscritos mais de 250 trabalhos e tivemos a participação de quase 300 pessoas. Foram lançados 24 livros da área, o que é um número bastante expressivo", relata Nobu. As Jornadas são realizadas pelo Observatório de Histórias em Quadrinhos da ECA–USP e têm como responsáveis pela organização, além de Nobu Chinen, também os professores Waldomiro Vergueiro e Paulo Ramos.

O docente da Faculdade de Comunicação e Design Oswaldo Cruz dividiu com os outros organizadores as tarefas que abrangeram toda a parte de planejamento e execução: contato com convidados internacionais, avaliação dos resumos inscritos, produção do material de comunicação das Jornadas (programação, banners, outdoor), acompanhamento da produção de livros incluídos, como brindes nos kits dos participantes, além da mediação das palestras, entre outras tarefas.

  Publicado em: 24/08/2015  por: Egidio Oliveira  
Comentários
em: 25/08/2015 11:35:11
1) Parabéns Prof. Nobu pelo sucesso de mais este evento. A Nona Arte a cada dia é mais expressiva e utilizada nas Comunicações e na sociedade atual, embora a história através do desenho seja uma arte milenar, o HQ trouxe técnica, roteiro, qualidade nas ilustrações e uma diversidade de estilos. Hoje encanta todas as gerações e expandiu horizontes através da transmídia. Com certeza esta é a 3ª de muitas JORNADAS INTERNACIONAIS DE HQ. Abraços, da Equipe da Biblioteca. biblioteca@oswaldocruz.br
 
Comentário *  caracteres
Atenção: No final do comentário coloque seu nome e e-mail.


Digite o número acima

      

Unidade Barra Funda

Rua Brigadeiro Galvão, nº 540 - Barra Funda
São Paulo - SP - CEP 01151-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Tel.: (11) 3824-3660 - Fax.: (11) 3824-3660


Unidade Angélica

Avenida Angélica, nº 352 - Santa Cecília
São Paulo - SP - CEP 01228-000
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro e
Santa Cecília - Tel.: (11) 3825-8344

Redes Sociais

Selos Institucionais

Selo IES Socialmente Responsável