Institucional | Imprensa | Mapa do site | Localização | Fale Conosco
Cursos de graduação das Faculdades Oswaldo CruzCursos do Centro de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão Oswaldo CruzEnsino Médio e Cursos Técnicos do Colégio Oswaldo CruzProcesso Seletivo
Emerson Fittipaldi declara às FOC’s que o Design é responsável por transmitir a primeira emoção num carro
Foto: Ricardo Mirão
O ex–campeão de Fórmula 1 e Fórmula Indy, Emerson Fittipaldi

O ex–campeão de Fórmula 1 e Fórmula Indy, Emerson Fittipaldi, declarou em entrevista às Faculdades Oswaldo Cruz, que o Design é responsável por transmitir a primeira emoção num carro. O curso de Design das Faculdades Integradas Interamericanas (FAITER) representou as Faculdades Oswaldo Cruz na 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética, ocorrida de 26 a 30 de agosto, no Kartódromo Ayrton Senna em Interlagos. A instituição de ensino foi a única representada na 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética por um curso de Desenho Industrial e não de Engenharia, como as demais faculdades.

“Vocês (das Faculdades Oswaldo Cruz) são da área de Design e eu acho que o Design de carros é a primeira emoção que mexe com as pessoas”, declarou Emerson. “Quando se olha um carro bonito, temos que sentir uma emoção e essa emoção é transmitida pelo Design. Essa é uma área ligada ao carro que é espetacular. O Enzo Ferrari sempre perguntava: ‘pode ter coisa melhor na vida do que ver um belo carro passar e uma bela loira?’, ou morena”, completou o piloto.

A 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética é uma competição que oferece o desafio para estudantes de escolas de ensino superior, na área de engenharia, a criarem o protótipo de veículo mais econômico do Brasil, movidos por gasolina, etanol ou eletricidade. O piloto Emerson Fittipaldi (promotor da Le Mans 6 Horas de São Paulo) anunciou os vencedores e entregou as premiação às instituições de ensino que desenvolveram os melhores protótipos.

Durante a cerimônia, Fittipaldi, o primeiro brasileiro campeão mundial de Fórmula 1 em 1972 e, em 1974, se sagrou bicampeão, e que também deixou sua marca na Fórmula Indy onde foi campeão em 1989 e bicampeão das 500 milhas de Indianápolis de 1989 e 1993, declarou que é necessário incentivar a juventude, a pesquisa, a tecnologia e tentar descobrir coisas novas. “Parabéns a todos vocês que aqui estão, pois já são vencedores. Esse concurso é espetacular”, declarou o piloto.

Quarta maior competição do gênero no mundo

Ainda segundo ele, “imaginar tantas universidades e equipes de todo o Brasil reunidas é espetacular. Enquanto no Autódromo estão correndo os carros mais sofisticados do mundo, aqui no Kartódromo essa juventude mostra um talento espetacular. Parabéns, estou muito feliz por estar nesse evento e espero que seja a minha primeira participação de muitas outras". Sobre as próximas competições, Emerson também ressaltou que "tudo na vida é um desafio, cada vez mais nunca se pode estar contente com o que já fez. O ano que vem se preparem, pois a concorrência vai melhorar".

A Maratona Universitária da Eficiência Energética que é disputada desde 2004, já é a quarta maior competição do gênero no mundo e a única organizada na América, deu suporte a Le Mans 6 Horas de São Paulo, prova válida pela quarta etapa do Campeonato Mundial de Endurance (World Endurance Championship) da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), que foi disputada simultaneamente no Autódromo de Interlagos, nos dias 30 de agosto e 01 de setembro.

Esta edição contou com a participação de cerca de 400 estudantes e professores de cursos de engenharia de 29 instituições de ensino superior oriundas de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia e Maranhão, com um total de 59 protótipos com motores movidos divididos a gasolina, etanol e eletricidade, como o FOCAR 01 da FAITER. Para vencer a competição, os veículos deveriam percorrer mais quilômetros (total de oito voltas) com menos combustível. Os protótipos elétricos recebem a mesma carga mínima em sua baterias. Já os movidos a gasolina e etanol receberam um pequeno frasco com combustível fornecido pela organização. Para definir a classificação, os recipientes usados foram pesados antes e depois que retornaram da pista.

Categoria Motor Elétrico

Na categoria Motor Elétrico (confira aqui o ranking) o primeiro colocado foi veículo Faisca II, da Escola de Engenharia de São Carlos/SP, mas O FOCAR 01, das Faculdades Oswaldo Cruz, superou todas as expectativas e deixou a equipe animada para a próxima competição. “Nós deixamos cinco universidades federais para trás. É bom ressaltar que nós estamos competindo com profissionais de engenharia e somos os únicos da área de Design. O nosso carro virou o centro das atenções porque muitas equipes quando souberam que nós somos uma faculdade de Design vieram nos visitar e elogiaram bastante”, explicou Hector Augusto Felix, um dos responsáveis pelo projeto de Design do veículo.

Já Guilherme, primeiro piloto da equipe, orientou que o FOCAR 01 correu com uma tecnologia exclusiva, mas ainda assim, na próxima etapa, serão adicionadas novas peças ao veículo. “Nossa participação foi muito legal porque nós conseguimos introduzir um novo conceito que é o total controle de um motor à indução, o que ainda é uma novidade por aqui. Nós usamos duas baterias e, por meio delas, nós conseguimos alimentar o motor a indução de maneira bem simples. A conversão de energia é realizada pelo conversor que nossa empresa (a Nova PRecursor) produz. No próximo ano vamos correr com um motor e baterias mais leves”.




Legenda: Erivelton, Leone, Leandro, Tiago, Guilherme e Paulo

90 dias de trabalho intenso

Já o professor Leone Fragassi, coordenador do Projeto FOCAR, docente do curso de Design e coordenador do curso de Moldagem de Polímeros Termofixos do Núcleo de Extensão Universitária Oswaldo Cruz (NEXT), declarou que “para chegar até aqui foi preciso mais de 90 dias de trabalho muito intensivo e que envolveu muita gente de várias disciplinas da nossa faculdade. Eu quero dizer que estou satisfeitíssimo com o resultado, independente se ganhamos ou não, esse não é o nosso foco”.

Ainda segundo o docente, a intenção era apresentar as credencias das FOC’s na competição. “Hoje queremos representar da melhor forma possível a nossa instituição, mostrar o valor e o conhecimento adquirido por estes jovens que realizaram um trabalho de engenharia excelente. O resultado é esse, é fazer com que a equipe veja o seu esforço ser reconhecido. Nosso carro fez um excelente desempenho por meio de uma tecnologia inovadora que é o Sistema Indutivo de Tração Elétrica, tivemos a colaboração de muitos patrocinadores que nos deram uma ajuda muito importante. Isso representa o reconhecimento dessas empresas junto a nossa instituição”, completou o professor Leone.

Já Paulo, diretor da empresa Nova PRecursor Indústria, Comércio e Serviços, desenvolvedora da tecnologia de tração do FOCAR 01, também ficou satisfeito com a performance do veículo e, após o término da corrida, afirmou que “gostaria de agradecer ao Prof. Leone toda a confiança depositada em nosso trabalho e pela chance única que nos foi concedida de testar aqui na pista de Interlagos o sistema de tração desenvolvido na Nova PRecursor”.

  Publicado em: 03/09/2013  por: Ricardo Mirão  
Comentário *  caracteres
Atenção: No final do comentário coloque seu nome e e-mail.


Digite o número acima

      
Achados e Perdidos | WebMail | Área Administrativa | Política de Privacidade | Equipe Web | Trabalhe Conosco

IES Socialmente Responsável
Faculdades Oswaldo Cruz
Rua Brigadeiro Galvão, 540 - Barra Funda - São Paulo - SP
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Tel.: (11) 3824-3660 - Fax.: (11) 3824-3660 - CEP 01151-000

Colégio e Escola Técnica Oswaldo Cruz
Av. Angelica, 352 - Santa Cecília - São Paulo - SP
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Tel.: (11) 3825-8344 - CEP 01228-000

 


© Copyright Faculdades Oswaldo Cruz 2002-2013. Todos os direitos reservados.
Os conteúdos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, não refletindo, necessariamente, a opinião da instituição.

Pós-Graduação Oswaldo Cruz - Inscrições Abertas
Outras Notícias
Sakura Nakaya Alimentos faz parceria exclusiva para recrutar aluno de Engenharia de Produção da FOC
17/04/2014
Domínio de idiomas estrangeiros pode aumentar o salário em até 51,89%
17/04/2014
Aditamento de renovação semestral do FIES – 2014
17/04/2014
Segunda noite do ciclo de palestras PP MIX aborda o universo das webséries e do Storytelling
16/04/2014
Segunda edição do ciclo de palestras PP Mix reúne expoentes da área da Publicidade nas FOC
16/04/2014
Primeira edição de Conversas em Economia Aplicada 2014 aborda os 50 anos do golpe militar
16/04/2014
Alunas do curso de Enfermagem se destacam em processo de seleção de estágio
08/04/2014
FOC e ISIC participam do 1º Meeting das Universidades da Área de Beleza
07/04/2014
I Jornada de Contabilidade das Faculdades Oswaldo Cruz
04/04/2014
Primeira edição da atividade: Conversas em Economia Aplicada 2014
04/04/2014