Institucional | Imprensa | Mapa do site | Localização | Fale Conosco
Cursos de graduação das Faculdades Oswaldo CruzCursos do Centro de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão Oswaldo CruzEnsino Médio e Cursos Técnicos do Colégio Oswaldo CruzProcesso Seletivo
Alunos da FAEC são aprovados Exame de Suficiência do CRC em 2013
Foto: Ricardo Mirão
Alunos e coordenador (centro) do curso de Ciências Contábeis

Alunos do quarto ano do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Administrativas, Econômicas e Contábeis (FAEC), foram aprovados no primeiro Exame de Suficiência, realizado neste ano, para obtenção de registro de contabilista. A prova ocorreu no último dia 24 de março, em todo o país. No Estado de São Paulo, as avaliações foram aplicadas pelo CRC–SP (Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo) em 19 cidades.

O Exame de Suficiência é realizado duas vezes por ano e passou a ser obrigatório após a promulgação da Lei nº 12.249, de 11 de junho de 2010, para obtenção e restabelecimento de registro profissional em Conselho Regional de Contabilidade (CRC). É regido pela Resolução nº 1.301/2010 e sua execução fica a cargo da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC).

A título do que já ocorre com algumas profissões, como o “Direito”, por exemplo, agora os estudantes da área de Ciências Contábeis deverão se submeter ao Exame de Suficiência para avaliar o nível de conhecimento adquirido na área durante os estudos. Sem a admissão no Exame, não será possível obter o registro de contabilista junto ao CRC. As provas foram constituídas de duas modalidades específicas, uma aplicada aos Bacharéis em Ciências Contábeis e outra aplicada aos Técnicos em Contabilidade.

Alunos são aprovados antes da conclusão do curso

Entre os estudantes que se submeteram a prova de Bacharéis em Ciências Contábeis, estavam os alunos Rodrigo Alonso, Michel Toulekian Filho, Valtieres de Sousa Mauricio e Vitor Gabriel Diniz de Oliveira, que apesar de ainda estarem no início do quarto ano do Curso, já obtiveram aprovação no exame.

Segundo o Prof. Msc. Pedro de Oliveira, coordenador do curso de Contabilidade da FAEC, “o fato deles já terem sido aprovados sem ter concluído o último ano letivo é um claro indicativo de que o curso está no caminho certo. Nosso conteúdo está plenamente de acordo com as exigências do MEC, principalmente, mas também com as exigências do Conselho Regional de Contabilidade. Isso nos dá a certeza de que estamos fazendo um trabalho multidirecionado, não só para uma boa formação, mas também no preparo para o exame do CRC. Nos últimos anos temos tido resultados excelentes, mas este ano foi o melhor, tivemos 100% de aprovação, apesar de terem feito a prova apenas com o conteúdo adquirido em apenas três anos”, comemorou o coordenador.

Ainda segundo ele, essa progressão pode ser creditada a alguns diferenciais do curso “nós temos a vantagem de ter um corpo docente que interage com os alunos. Nossas turmas são pequenas e os docentes são mais que professores. Eu possuo experiência em coordenação em outras faculdades em São Paulo, adquirida em instituições renomadas e posso dizer que é difícil encontrar um corpo docente com o mesmo nível de dedicação e proximidade com os alunos e vice–versa, como ocorre aqui nas Faculdades Oswaldo Cruz. Creio que esse seja um dos diferenciais do nosso curso”, apontou.

Os estudantes aprovados apresentam opinião similar, segundo o aluno Michel Toulekian, “a prova foi um pouco difícil porque abordou alguns assuntos que nós ainda não estudamos no curso, mas devemos creditar também nossos méritos aos nossos professores que nos ajudaram nos preparativos para a prova”, declarou o discente.

“Fizemos a prova sem pressão nenhuma”

Valtieres de Sousa explicou que tomou como “base aquilo que o professor Pedro (coordenador do curso) nos disse no final do ano passado: ele nos falou para tentarmos fazer logo a primeira prova do ano e foi o que fizemos. Pois senão junta tudo e fica mais difícil. Desta forma fizemos a prova sem pressão nenhuma”, atestou o aluno.

Vitor Gabriel, um dos alunos mais assertivos, errou apenas seis questões num total de 50 possíveis, explicou que teve o mesmo tipo de raciocínio de Valtieres. “Eu pensei que seria melhor dar o máximo nesta primeira prova, pois em setembro (data da segunda prova do ano), vai ficar um pouco mais complicado porque estarei envolvido pelo TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), provas finais e etc”.

Os alunos também aprovaram o sistema de avaliação. Para Rodrigo Alonso, “todas as profissões deveriam ter uma prova similar, porque muitas pessoas acabam saindo das faculdades sem o embasamento total que as profissões requerem. Creio que para ingressar num carreira o profissional deve estar preparado e esse exame é uma forma de aferir isso”.

Provas de anos anteriores serviram como base

Parte do conteúdo contemplado pelo exame ainda não havia sido ministrado aos estudantes até o momento da prova, pois faz parte da matriz curricular do último ano. Apesar disso, encontraram nas provas aplicadas em anos anteriores uma saída para esse problema. “Eu preferi não estudar as provas anteriores, optei por resolvê–las e isso me ajudou bastante”, declarou Rodrigo.

Segundo Valtieres, “o exame é composto pelo conteúdo que os alunos aprendem no decorrer dos quatro anos, mas apesar desse grau de complexidade, conseguimos por meio do conteúdo que a instituição de ensino passou absorver conhecimento suficiente para passar. O conteúdo que ainda não tínhamos visto, que é referente ao quarto ano, nós absorvemos com base nas provas anteriores e também com o auxílio da internet e alguns exercícios práticos”, atestou o estudante.

Ainda segundo Valtieres, “muito do conteúdo que caiu na prova, nós já havíamos aprendido no primeiro ano do curso”, explicou fazendo referência às 14 áreas de conhecimento abordadas nas provas: Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Contabilidade Gerencial, Controladoria, Teoria da Contabilidade, Auditoria Contábil, Perícia Contábil, Estatística, Contabilidade Geral, Matemática Financeira, Contabilidade de Custos, Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade, Noções de Direito, Legislação e Ética Profissional e Língua Portuguesa.

  Publicado em: 17/04/2013  por: Ricardo Mirão  
Comentários
em: 18/04/2013 11:06:00
1) Parabéns!!!!!
A faculdade precisa divulgar mais isso, pois os alunos estão tendo praticamente 100% de aprovação!!!
 
em: 18/04/2013 09:32:21
2) SHOWWW!!! Parabéns amigos... em setembro vamos aprovar o
restante da turma KKK
 
em: 18/04/2013 00:18:22
3) muito bom!!!!! parabéns à direção, coordenação e corpo discente por mais essa conquista!
 
Comentário *  caracteres
Atenção: No final do comentário coloque seu nome e e-mail.


Digite o número acima

      
Achados e Perdidos | WebMail | Área Administrativa | Política de Privacidade | Equipe Web | Trabalhe Conosco

IES Socialmente Responsável
Faculdades Oswaldo Cruz
Rua Brigadeiro Galvão, 540 - Barra Funda - São Paulo - SP
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Tel.: (11) 3824-3660 - Fax.: (11) 3824-3660 - CEP 01151-000

Colégio e Escola Técnica Oswaldo Cruz
Av. Angelica, 352 - Santa Cecília - São Paulo - SP
Próximo ao Metrô Marechal Deodoro
Tel.: (11) 3825-8344 - CEP 01228-000

 


© Copyright Faculdades Oswaldo Cruz 2002-2013. Todos os direitos reservados.
Os conteúdos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, não refletindo, necessariamente, a opinião da instituição.

Pós-Graduação Oswaldo Cruz - Inscrições Abertas
Outras Notícias
Alunos de Gestão Ambiental e Química participam de Workshop na Metrohm
30/09/2014
Curso de Engenharia de Produção recebe três estrelas do Guia do Estudante 2014
29/09/2014
Concurso “Selfie com seu Professor”
29/09/2014
Curso de Contabilidade recebe três estrelas do Guia do Estudante 2014
24/09/2014
Confira a programação da XXIV Semana Farmacêutica
23/09/2014
Curso de Engenharia Ambiental recebe três estrelas do Guia do Estudante 2014
23/09/2014
RUF destaca Oswaldo Cruz como o melhor curso particular de Química de São Paulo
22/09/2014
Oswaldo Cruz e BomPar organizam II Seminário de População em Situação de Rua
19/09/2014
Matrículas em cursos tecnológicos possuem crescimento médio anual de 24,1%
17/09/2014
Curso de Farmácia recebe quatro estrelas do Guia do Estudante 2014
17/09/2014